Logo O POVO+
La Marseillaise
Foto de Layout
clique para exibir bio do colunista

A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

La Marseillaise

Qual música nos define como povo? Se marchássemos para uma batalha, que hino entoaríamos?
Tipo Opinião
Ednardo será homenageado no 24º Festival Jazz&Blues (Foto: Érika Fonseca / Divulgação)
Foto: Érika Fonseca / Divulgação Ednardo será homenageado no 24º Festival Jazz&Blues

Quando em 1792 o oficial francês Joseph Rouget de Lisle compôs uma marcha para motivar os soldados na defesa de Marselha, não poderia nem de longe supor que criava naquele momento o hino de sua nação, a Marselhesa. Este prólogo é fundamental para entendermos que a legitimidade de uma mensagem está conectada com a visão de se sentir representado. Como uma marca, uma trilha, um slogan, um conceito.

A Marselhesa é a marca, a trilha sonora da França. Nós temos a nossa. Imaginemos, então: qual música nos define como povo? Se marchássemos para uma batalha, que hino entoaríamos?

Eu aposto que seria... "Eu venho das dunas brancas, de onde eu queria ficar... Eu sou a nata do lixo, sou do luxo da aldeia, eu sou do Ceará..." Ao ouvir os versos de Terral, na voz do bardo Ednardo, a minha cearensidade empunha uma bandeira bordada pelos nós de afetos e lembranças que nos atam à Terra da Luz.

A música de Ednardo é a manifestação sonora mais cearensemente conterrânea que existe. Terral é a nossa Marselhesa, melhor ainda, La Marseillaise é o Terral deles, mas nós somos privilegiados. O compositor do nosso hino está entre nós e completa 50 anos de carreira recebendo todos os reconhecimentos dos seus. Falta apenas a Assembleia Legislativa oficializar o que o povo já abraçou: Terral, nosso hino.

 

SENTIDOS

O restaurante escola Mayú, do Senac Ceará, ganhou uma nova marca, a partir de projeto de reposicionamento. Assinado pelo designer Julião Jr., o redesign é inspirado na origem do nome “Mayú”, que significa “comer” para os Tremembés. A marca é um resgate ancestral, a partir do formato orgânico e leve da cuia. Na cartela de cores, verde, vinho e laranja.

Restaurante escola Mayú apresenta nova identidade visual(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Restaurante escola Mayú apresenta nova identidade visual

 

ENTÃO É NATAL

É da EBM Quintto a campanha Natal Solidário, do Supermercado Guará. A ação beneficente é voltada para as famílias assistidas pelo Instituto Primeira Infância (Iprede). A cada 10 produtos vendidos de marcas como Santa Clara e M. Dias Branco, o Guará doa um. A ação segue até 10 de dezembro. Confira as peças da campanha na coluna do O POVO+.

Campanha do Natal Solidário do Supermercado Guará, assinada pela EBM Quintto(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Campanha do Natal Solidário do Supermercado Guará, assinada pela EBM Quintto

Ficha técnica:
Diretor de criação: Kendy Shirasu
Head de criação: Stéfanie Campelo, Victor Rocha
Direção de arte: Pedro Huyghens, Davi Benevides
Redação: Vitória Carvalho,CamilaMonteiro

 

FACES DO DESIGN

Imagem, sociedade e texto. O projeto Design e Literatura - Com Textoscoordenado pela vice-prefeitura de Fortaleza, estreia dia 05 de outubro, 19 horas, no auditório do Museu da Fotografia, com Lilia Schwarcz, dra. em Antropologia, e Flávio Gomes, dr. em História. Um debate interdisciplinar sobre o Design, racismo, sexismo e xenofobia. O evento é gratuito e é realizado pela Prefeitura de Fortaleza.

 

PURA NOSTALGIA

Impossível encontrar algum cearense que não tenha pronunciado Pá Pé Pio. A campanha de Dia das Crianças da Casa Pio é assinada há 39 anos pela SG Propag. Uma pérola da publicidade cearense, com um jingle chiclete que há quase quatro décadas traz o mesmo arranjo e letra. Uma obra assinada pelo lendário Assis Santos e com os primeiros vídeos dirigidos por Bob Santos. Conceito raiz, é memória afetiva, é varejo puro. Confira as peças da campanha e ficha técnica na Layout da plataforma O POVO+.

 

SG Propag assina a campanha de Dia das Crianças da Casa Pio, Pá Pé Pio(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação SG Propag assina a campanha de Dia das Crianças da Casa Pio, Pá Pé Pio


Ficha técnica:
Casa Pio - Dia das Crianças
Agência: SG Propag
Bob Santos – Coordenador geral
Cláudio Ferreira – Redator
Kiko Cameron - Diretor de Arte
Ilina Mamede - Executiva de Contas Off
Thyala Mayara - Mídia Off
Amanda Paulino - Executiva de Contas On
Giulianne Cidade - Mídia On
Júnior Lemos - Social Media
Avilan Vieira - Diretor de Arte On
Samara Coutinho - Produtora eletrônica
TerraVista – Produtora de video
Geilson Bezerra - Finalizador Off

ALÉM DA IMAGINAÇÃO

É da Advance a campanha do 1º Encontro RioMar de Literatura, que explora o poder das palavras e da imaginação, de forma leve e lúdica. O evento é gratuito e será dia 27 de setembro, a partir das 8h30, no Teatro RioMar Fortaleza. O objetivo difundir a literatura e as artes e abrir oportunidades para novos talentos. Pela manhã, a programação é para o público infantil. À tarde, o público adulto participa de contação de história por Amália Simonetti, bate-papo com Bráulio Bessa e Socorro Acioli e show musical com Makem. O evento homenageia Tales de Sá Cavalcante, presidente da Academia Cearense de Letras e diretor da Organização Educacional Farias Brito.

Advance assiina as peças do 1º Festival RioMar de Literatura(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Advance assiina as peças do 1º Festival RioMar de Literatura

 

Ficha técnica:
Direção de Criação: Ed Souza eFernando Manara
Direção de Arte e Redação: Ben Araújo e Gabriel Barbosa
Atendimento: Maíra Pereira, Will Alves e Sandra Oliveira 

Foto do Layout

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?