
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
Repercutir para poder gerar engajamento, esta expressão, quase em formato de binômio, tenta definir uma sequência lógica de que a audiência resulta necessariamente em retorno de imagem. Ocorre que, cá entre nós, isso não é uma verdade absoluta, é um equívoco. Repercutir sem relevância é uma faca de dois legumes, como diria um lendário corinthiano. Sem relevância, o engajamento é um lindo castelo de areia.
Essa tal de “relevância” é a pedra filosofal das estratégias de marketing. Sem a autoridade dela, as marcas ficam expostas ao escrutínio popular, sem açúcar e sem critério. Daí talvez o grande desafio, como ter escala e alcance ao mesmo tempo que representar propósitos e valores. Traduzindo uma parte na outra parte, colocar a Luísa Sonza numa campanha do Bradesco Prime gerará muita repercussão e pouco engajamento a médio e longo prazos, pois não teremos a figura da autoridade, do conceito em si.
O Padre Kelmon (lembram dele?) repercutiu nos debates das eleições do ano passado. Depois, foi solenemente esquecido e transportado à sua insignificante representatividade. Da mesma forma que o excêntrico sacerdote, existem as marcas e produtos “Padre Kelmon”. Famosinhos, barulhentos, passageiros e vazios como refrão de um hit descartável.
PRECISA DESENHAR?
“Caju Invertido? Não, por aqui não”. Este é o tema da nova campanha da Cajuína São Geraldo. A marca lançou um vídeo em parceria com a Acesso Estratégia Criativa nas redes sociais e Youtube que ensina como usar o caju “direitinho” numa alusão direta a uma outra campanha que apresentou o caju invertido. Uma ação divertida, oportuna e com sabor de humor nordestino.
BOA ESCOLHA
O Grupo Urbmidia e a Eletromidia Ceará, veículos do segmento DOOH (Digital Out Of Home) do Ceará, escolheram a Engaja para cuidar da sua assessoria de comunicação.
A operação possui mais de 1000 faces nos principais pontos comerciais, shoppings e prédios residenciais de todo estado.
NOVIORQUE
De Fortaleza para o mundo. O Colégio Darwin estrela a veiculação de nova campanha institucional na Times Square, em Nova York. Motivados em manter o sucesso do ano passado, a nova campanha “O jeito Darwin de ser”, para as matrículas de 2024. A Desencaixa é a responsável pela conta.
ETERNO SÉRVULO
O Festival Sérvulo Esmeraldo abre espaço para grandes artistas brasileiros contemporâneos. A quarta edição do festival, acontece no Crato, nos dias 30 de outubro a 5 de novembro, e salienta o viés artístico, oferecendo exposições, bate-papos virtuais, palestras e vivências.
Também serão ministradas oficinas com grandes nomes da arte, como Lucia Koch e Elza Lima. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 27 de outubro. A programação completa das oficinas estão na Layout na plataforma O POVO+.
Lucia Koch – Uma Pessoa, uma Fachada
Horário: Das 14h às 17h30
Oficina de criação iniciada pelo olhar para as fachadas pintadas nos registros fotográficos já históricos, de pinturas e platibandas feitos por Anna Mariani, ou naqueles atualizados por Elaine Eiger. Neles, veem-se azulejos e padrões, muitas vezes recobrindo as cores impregnadas nas paredes.
Depois, é caminhar nas ruas e encontrar cada fachada na cidade, em sua singularidade e sua vizinhança. Já não são mais imagens. Agora embaixo do mesmo sol que nós, concretas. Diante delas os participantes conversam e imaginam o que elas traduzem do espaço atrás delas e de seus habitantes.
De volta à URCA, carregada de materiais colhidos na cidade, cada pessoa pensa e constrói para si uma fachada que a cubra e revele na escala do seu corpo. E que possa portar, exibindo-se. Ao final, o conjunto de fachadas/pessoas volta para as ruas e praças do Crato, na forma de um cortejo que seguirá até a antiga estação (RFFSA). Ali, as fachadas vão se instalar por algumas semanas, amostradas, enfileiradas no Centro Cultural do Araripe.
Elza Lima – A Cor do Tempo: Construção de Narrativas Fotográficas a partir de Pesquisas Literárias, Artísticas e Poéticas
Horário: Das 15h às 18h30
A oficina visa à construção do olhar a partir de impulsos criativos para se chegar à compreensão e à visão de mundo do homenageado: a criança Sérvulo Esmeraldo, que viveu no Crato aproveitando a natureza como “laboratório”, em meio à dignidade e a diversidade cultural da sua região. A ação contará com uma saída fotográfica.
Carlos Mélo – Memórias Afetivas: No Território do Afeto a Geografia é Outra
Horário: Das 14h às 17h30
A oficina pretende pensar a invenção do lugar como inauguração do campo afetivo: cartografias, mapas corporais, deslocamentos e o corpo como território. Através de performances, objetos e esculturas, almejamos “desenhar” novos campos simbólicos no Cariri Cearense.
Felippe Moraes – Monumentos para o Fim do Mundo
Horário: Das 14h às 17h30
Diante do falado iminente fim do mundo, a civilização humana se vê com importantes questões: Como memorializar a sua passagem pelo planeta? Quais avisos e conselhos deixaremos? Como repassar nossos saberes para os futuros habitantes da Terra?
Essas perguntas e a grandiloquência dos eventos vividos no século XXI são as premissas para a oficina Monumentos Para o Fim do Mundo. Tendo ultrapassado a pandemia de Covid-19, e atravessados pelos primeiros indícios tangíveis da tragédia do aquecimento global, propomos uma reflexão sobre como monumentalizar a existência e o possível fim de nossa civilização.
Olhando para o passado pré-histórico do Crato, tanto os fósseis quanto as pinturas rupestres, queremos pensar em como os indícios dessas existências anteriores nos dão caminhos possíveis para a construção do nosso próprio legado.
Como uma espécie de epitáfio humano, esses monumentos versariam sobre nossa herança e possivelmente um pedido de desculpas aos que nos sucederem. A partir de elaborações hipotéticas, os participantes são instigados a pensar e produzir seus próprios projetos de monumentos para o fim do mundo.
Oficinas
Inscrições: Até 27/10, pelo link https://linktr.ee/fse94
Data: De 30/10 a 05/11
Local: Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) - Av. Padre Cícero, 1348 - São Miguel, Crato - CE
Festival Sérvulo Esmeraldo 94
Data: De 30/10 a 05/11
Local: Crato/CE
Gratuito
Mais informações e inscrições para oficinas: @institutoservuloesmeraldo e whatsapp (85) 992369229
BOAS PRÁTICAS
A Unimed Ceará revelou os vencedores de sua primeira premiação de jornalismo, focada em "Boas Práticas da Telessaúde na Saúde". Os premiados em várias categorias receberão prêmios em dinheiro e certificados. O POVO foi premiado com Carol Kossling, Adriano Queiroz e Fábio Lima. A relação completa dos ganhadores:
Jornalismo Impresso
Atendimento na saúde a um clique
Veículo: O Povo
Jornalista/Equipe: Carol Kossling e Adriano Queiroz
Telejornalismo
Telessaúde na ampliação do acesso à saúde
Veículo: TV Terra do Sol
Jornalista/equipe: Juliana Brito, Carolina Silva, Evandro Ferreira e Rafael Rabelo
Webjornalismo
Da medicina à psicologia: teleconsultas avançam como alternativa para o acesso à saúde
Veículo: G1 Ceará
Jornalista/equipe: Samuel Pinto de Sousa (Samuel Pinusa)
Radiojornalismo
Conexão com saúde: Tecnologia que amplia cuidados
Veículo: Rádio Assembleia
Jornalista/equipe: landecy Gomes de Sousa (lan Gomes), Tarciana de Queiroz Mendes Campos, Alexsandro Oliveira de Andrade e Rinald William de Sousa Ribeiro (Ronaldo César)
Fotojornalismo
Telemedicina e novos produtos na indústria
Veículo: O Povo
Jornalista/Equipe: Fábio Lima
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.