
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
Todo país é uma marca. Uma nação é um mix de uma ideia, legados e muitos interesses. O Brasil, por exemplo, é exatamente isso. Não raro é o esteriótipo de um país multirracial, ecumênico e pacífico. Só que não. Somos um país preconceituoso, discriminamos as religiões
africanas e, vamos combinar, nada aqui é pacífico. Somos um dos mais violentos do mundo, mas o que falar da Argentina? Territorialmente um grande país, culturalmente uma grande nação. No futebol, é a atual campeã do mundo, mas politicamente, um desastre completo.
A Argentina não é o país da contradição, este é o Brasil. A Argentina é o país do narcisismo praticado fraternalmente por mais de 40 milhões de pessoas. Conta-se uma anedota que a Argentina é um bando de italianos, falando espanhol e pensando que são ingleses. Pensando bem, os portenhos deveriam ir, todos, a um psicanalista. Somente com terapia é que um país com um potencial incrível, não consiga sair das auto-arapucas feitas no mais vulgar populismo latino-americano.
Para nós, publicitários, profissionais de marketing, a Argentina é um texto de Cortázar, ao som de “Por Una Cabeza” na voz de Carlos Gardel, ou mesmo um anúncio com Maradona numa tabela impossível com Messi, utilizando IA. Artificial como as marcas que definem povos e nações em Fake News seculares.
O Dia Mundial da Televisão foi comemorado no Ceará com grandes homenagens ao setor audiovisual do estado. A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), reuniu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), os principais nomes da indústria local.
Além das emissoras, foram homenageados também 75 grandes nomes, símbolos do pioneirismo no meio, que fizeram e fazem ainda hoje a comunicação no Ceará. Dentre os nomes que foram celebrados estão João Dummar, pioneiro e fundador da primeira estação de rádio do Ceará, a PRE-9 - Ceará Rádio Clube, Edson Queiroz, Patriolino Ribeiro, Tasso Jereissati, César Cals, Jaime Machado, entre outros.
Afro Lourenço, presidente da Acert, ressaltou que o dia é reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido a importância deste meio de comunicação. A Televisão continua sendo o meio de comunicação mais eficaz, segundo as principais pesquisas do setor de mídia.
“A ONU tem uma resolução que compreende o veículo de televisão como transformador e apaziguador de relações, sejam elas internacionais, locais ou nacionais. Esse evento é uma homenagem ao Dia Mundial da Televisão, principalmente a televisão cearense, veículo importante para todos nós, na formação de opiniões e debates de assuntos relevantes para a sociedade”, comemorou o presidente.
Os passageiros dos voos da Voepass que pousavam em Juazeiro do Norte, na semana passada, foram surpreendidos por uma ação de marketing para anunciar a chegada da Farias Brito ao Cariri. Durante a ação, passageiros foram recepcionados pela aeromoça da companhia aérea, que anunciava: “O Farias Brito também está chegando no Cariri com a missão de fazer decolar os sonhos dos estudantes da região”. Uma forma diferente e convidativa de comunicar a chegada da Organização Educacional no Cariri.
A nova unidade Farias Brito atenderá em 2024 do berçário até o 5º ano e estará localizada próxima ao Centro de Convenções do Crato.
No Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a Bolero Comunicação e a Central Única das Favelas (Cufa) resolveram conscientizar sobre transplante de órgãos com um vídeo, produzido pela TerraVista e Lógico Music, que expõe um dado surpreendente: as pessoas que mais doam órgão no Brasil são negras, de entre 24 e 34 anos. Isso porque são as principais vítimas de crimes violentos no país. Veja o vídeo na edição online da Layout no O POVO+
A campanha será emitida nos canais abertos de TV, além das redes sociais da CUFA.
“A morte de negros e negras precisa parar de ser apenas estatística. Temos que olhar para isso e adotar medidas urgentes e necessárias para que a cor da pele não defina quem vive e quem morre”, destaca Piqqueno, presidente da Cufa Ceará.
Ficha Técnica
Direção de Criação: André Mota, Jorge Sobreira e Thómas Fernandes.
Direção de Arte: Jorge Sobreira
Redação: Emmanuel Brandão e Thómas Fernandes
Mídia: Suzanne Navarro
RTVC: Fábio Chabert
Revisão: Mário Filho
Atendimento: Priscila Paiva
O Brasil mais uma vez ganhou com folga o mais importante festival que celebra a publicidade latina no mundo, em Buenos Aires. O El Ojo de Iberoamérica, encerrou a sua XXVI edição semana passada em Buenos Aires, reverenciando a Africa Creative, agência brasileira do grupo Omnicom, liderada criativamente pelo baiano Sergio Gordilho.
É a quinta vez que a Africa fica com o prêmio de melhor agência do festival nos últimos sete anos, prova de que a criatividade brasileira reina soberana no ecossistema latino de publicidade. Teve muito prêmio brasileiro este ano, além do cobiçado título de Agência do Ano, alcançado pela Africa.
A AlmapBBDO, por exemplo, levou o Grand Prix de Melhor Ideia Latina para o Mundo pelo trabalho “Eart4”, criado para a UN Global Compacto, iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.
A ideia, genial por sinal, foi transformar o nosso Planeta na “empresa de capital aberto” TERR4. Esta “empresa” tem tudo o que uma companhia tem. Desde site institucional, onde as pessoas podem acompanhar o valor simbólico das ações da empresa, em tempo real, até um relatório de resultados anuais.
No caso da Africa Creative, seu trabalho mais premiado foi “Bring Home The Bud”, para a Budweiser, em parceria com a Wieden+Kennedy Nova Iorque e São Paulo, uma bela ação de oportunidade que uniu OOH com redes sociais.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.