
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
Comunicar é um ato fundamentalmente dúbio. Isso acontece por termos no meio do ato de comunicar um fator denominado “interpretação” que está naturalmente no outro polo, o receptor. Este “caminho” interpretativo é bombardeado pelas visões de mundo, crenças, valores morais e níveis de conhecimento de quem recebe a mensagem.
Qualquer aluno do primeiro semestre de comunicação social sabe que comunicação não é o que falamos, comunicação é o que o outro entende. Um bom texto publicitário não deve jamais desafiar esta máxima. Uma boa peça publicitária é a que tem empatia com o target. Parece óbvio, mas como é difícil alguns criadores (principalmente, redatores) compreenderem algo tão elementar. Parece até que o processo criativo de um publicitário não estivesse atrelado a um briefing, com objetivos claros.
Um bom anúncio, no sentido lato sensu, é aquele que é à prova de tolos, ou foolproof como falam os publicitários americanos. A peça que temos que explicar o que significa, em tese, não é uma boa peça. Um outdoor, por exemplo, é um flerte rápido, um anúncio de jornal ou um VT não são diferentes. Tudo deve estar direto e como costumo falar, sem maionese. Mais ou menos como diria (em tradução livre) o genial Leonardo Da Vinci, séculos atrás, pelas ruas de Florença: a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foi a vencedora do Prêmio Gandhi de Comunicação. O Guia de Bolso de Hanseníase para Profissionais de Saúde da Atenção Primária e o Guia para Atendimento de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares na 16ª edição da premiação, promovida pela Agência da Boa Notícia.
O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia que reconhece trabalhos destinados a promover a cultura de paz e um ambiente informativo e construtivo na sociedade.
A equipe responsável pelo guia de hanseníase é composta por Caio Faheina, Evelyn Barreto, Iza Machado e Yolanda Barros. Já o material destinado ao atendimento a pessoas surdas ou com deficiência auditiva foi desenvolvido por Manuela Barroso, Josias Jeronimo, Saulo Cruz, Isabella Jordão, Caio Faheina, André Ribeiro, Luanna Souza e Maísa Jordão. A cerimônia de premiação ocorreu na noite da última quarta-feira (14), no teatro da UNI7, em Fortaleza.
O Guia de Bolso de Hanseníase para Profissionais de Saúde da Atenção Primária, premiado com o primeiro lugar, foi lançado em 10 de janeiro de 2023, durante o Janeiro Roxo, campanha que realiza conscientização da sociedade sobre a doença. O documento busca fortalecer a compreensão dos trabalhadores da área da saúde sobre sintomas, diagnóstico, transmissão e tratamento.
Focado na qualificação do atendimento prestado pelos profissionais da assistência no Ceará, o Guia de Atendimento de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva, segundo colocado na categoria Comunicação Interna, vem fortalecer e ampliar a acessibilidade dos serviços prestados à população, dando continuidade a um trabalho cada vez mais inclusivo. Lançado em 24 de maio de 2023, o produto foi elaborado em parceria com os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) atuantes no serviço de Telessaúde e no apoio à assistência nas unidades hospitalares vinculadas à Rede Sesa.
O material apresenta um glossário com a tradução do português para a Libras de palavras mais utilizadas nos atendimentos de saúde.
A agência Bossa.Com é a nova parceira do canal Suricate Seboso, sucesso da internet, com humor inspirado no mamífero da família Herpestidae. A agência já está trabalhando nas ações de aniversário de 11 anos, que contemplam shows e projetos itinerantes por várias cidades do Ceará em 2024.
O Suricate Seboso faz sucesso há mais de uma década com um acervo de personagens bem conhecidos, que fez com que crianças, jovens e adultos valorizassem seu vocabulário, de forma divertida. Expressões como: “Armaria, nam”, “vixe”, e “orra, diacho”, se tornaram um clássico do canal, que agora se prepara para viajar pelo Ceará com show em várias cidades do estado.
O Grupo Newland, do segmento de concessionária de veículos, anunciou a transformação de sua identidade visual, para marcar uma nova fase que acompanha as transformações do setor automotivo, e passa a se chamar New, com novo logotipo. Segundo a empresa, a nova marca segue as tendências de design minimalista adotadas por grandes marcas globais.
A Urbmídia fornecerá iluminação em LED, sinalização digital, painéis para publicidade com design moderno e conteúdos de utilidade pública, como informação em tempo real sobre a previsão de chegada dos ônibus, por exemplo. Serão 15 paradas seguras instaladas na cidade ao longo do mês de dezembro e, ao todo, 200 até o final de 2024.
O Grupo Newland, do segmento de concessionária de veículos, anunciou a transformação de sua identidade visual, para marcar uma nova fase que acompanha as transformações do setor automotivo, e passa a se chamar New, com novo logotipo, inspirado na sinuosidade dos caminhos. Segundo a empresa, a nova marca segue as tendências de design minimalista adotadas por grandes marcas globais.
A nova identidade visual reflete a evolução constante e o compromisso com a inovação, segundo a companhia. “Com a experiência adquirida ao longo de três décadas no mercado automotivo, a empresa busca redefinir padrões e elevar a experiência do cliente a um novo patamar. Minimalismo com Significado Inspirada pelas tendências de design minimalista amplamente adotadas pelas principais marcas globais, a nova logomarca do Grupo NEW incorpora a simplicidade com um impacto poderoso, seguindo a essência das retas e curvas do Brasil, criando uma identidade que ressoa com a diversidade e beleza do país.
A nova logomarca do Grupo NEW é uma fusão harmoniosa de força e elegância. Com a robustez de um veículo off-road, a identidade visual captura a determinação e confiança que definem a trajetória de sucesso do Grupo. Ao mesmo tempo, incorpora a sofisticação e elegância de um esportivo, refletindo a atenção meticulosa aos detalhes e o compromisso com a excelência”, explica o Grupo New.
A nossa Ypióca, do portfólio da Diageo, brilhou em terras paulistanas, no VI Concurso Nacional do Rabo de Galo. A competição conta com bartenders de todas as regiões do país empenhados em produzir uma versão criativa e saborosa do clássico Rabo de Galo, que mistura cachaça e vermute, além de ingredientes personalizados de acordo com cada mixologista. Surya Rodrigues, profissional formada pela empresa, venceu a categoria individual com um Rabo de Galo feito com a Ypióca 150 anos.
O evento foi idealizado pelo Mestre Derivan, precursor da mixologia no Brasil, falecido em maio deste ano. Nesta edição, a Diageo levou ao concurso sete bartenders, entre eles seis mulheres. Todos foram formados pelo projeto Learning for Life da companhia, que atende pessoas com renda de até dois salários-mínimos e que estão interessadas em atuar no setor da hospitalidade. Entre esses ex-alunos estava Surya Rodrigues.
“Estou muito feliz com essa conquista no meu primeiro concurso, cada um dos sabores escolhidos foram pensados para combinar com o sabor único da 150, unidos com tudo que temos de melhor no Brasil, consegui entregar um cocktail equilibrado de sabor intenso. Tenho muito e muitas pessoas a agradecer. À Ypióca, ao time do Learning for LIfe, aos colegas que elevaram o nível do concurso. Acredito que seja só o início de um grande sonho. Fico feliz em fazer parte da história da coquetelaria brasileira, nessa edição em homenagem ao Grande Mestre Derivan”, declarou Surya.
O evento contou ainda com palestra da Master Destiller da Ypióca, Ana Carolina Correa, que falou sobre a importância da cachaça como patrimônio cultural brasileiro.
Qual foi o drink premiado:
Nome do drink: UMBABARAUMA.
Ingredientes:
60 ml Ypióca 150
20 ml Vinho composto JURUBEBA
15 ml Cordial de cumaru e café
2 dashes de redução de infusão de ervas amazônicas
2 borrifadas de perfume de laranja.
Em um copo ou em mixing glass com gelo adicione todos os ingredientes na ordem.
Mexa vigorosamente por cerca de 10-15 segundos para misturar os ingredientes e resfriar a mistura.
Filtre a mistura diretamente no copo preparado com gelo.
Borrife o perfume de laranja.
Saboreie o "Umbabarauma" e aprecie a combinação única de sabores regionais e aromas complexos.
Casos reais de pessoas que conseguem superar dificuldades de acesso a crédito são o ponto de partida para a série de cinco documentários criados pela agência júnior Rastro, da UFC, para a empresa Meutudo, fintech do setor financeiro. Os episódios estão sendo lançados semanalmente nas plataformas digitais.
"A Rastro enxerga este projeto como uma revolução na percepção pública sobre serviços de crédito. A websérie tem o poder de reforçar a lealdade existente e atrair novos públicos, quebrando estigmas e destacando o crédito como uma força libertadora", explica Lucas Djahjah, sócio e diretor-executivo da Rastro.
Confira aqui a websérie da Rastro para a Meutudo.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.