Logo O POVO+
Os rinocerontes-brancos da propaganda
Foto de Layout
clique para exibir bio do colunista

A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

Os rinocerontes-brancos da propaganda

Qual é o futuro dos redatores publicitários?
Charles Darwin - 1880 (Foto:
Foto: "Elliott & Fry, Public domain, via Wikimedia Commons" Charles Darwin - 1880

Entre as espécies mais ameaçadas de extinção estão a ararinha-azul, o pinguim africano, o panda gigante e o redator publicitário. Este último, cada vez mais raro, é visto de vez em quando, entre roteiristas de cinema ou camuflados em poetas noturnos, outras espécies também ameaçadas. E isso pode piorar. A extinção do Redator Publicitário pode acontecer a qualquer momento agora com a chegada da pausterizante IA. Não que já não estivéssemos assistindo ano a ano ao desaparecimento dos bons textos na propaganda brasileira, para sermos mais precisos.

O pior é que não existe um Ibama próprio para a preservação e o estudo desta espécie. Há algumas décadas, os redatores eram protagonistas na cadeia alimentar da indústria da comunicação. Engraçado é que os Diretores de Arte, espécie do mesmo ecossistema, rapidamente se adaptaram aos novos tempos, absorvendo as novas tecnologias. Quase como se fosse uma alegoria darwinista da teoria da evolução, só que adaptada ao mercado publicitário.

Diante disso, uma pergunta emerge: qual é o futuro dos lobos-guará e dos redatores publicitários? Duas sugestões. Primeiro, a manutenção dos habitats naturais, selvas e matas, livros, músicas, muita literatura e cinema. Segundo, pararmos com a prática predatória de caça aos canídeos do pantanal ou aos bons textos nascidos da INAR (Inteligência Natural Advinda de um Repertório).

Na lata

A Cajuína São Geraldo tem agora a sua versão em lata de 350 ml para sua tradicional bebida. A Acesso Estratégia Criativa foi a responsável pelo desenvolvimento da identidade visual da nova embalagem e pela campanha de lançamento. Interrompida em 2013, a produção de latas voltou com tudo, com investimento estimado de R$ 4 milhões.

Segundo Tiago Caldas, gerente de marketing da São Geraldo, a nova embalagem é estratégica para a expansão da marca. “Com a produção própria poderemos atender novos pontos de venda e conquistar mais consumidores. Estamos iniciando uma fase de grande importância para o negócio. Continuaremos trabalhando para uma entrega perfeita, concluindo assim um ciclo que se inicia desde a aquisição dos nossos insumos até o momento da abertura de nossos produtos”, afirma.

Nova versão da lata da Cajuína São Geraldo(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Nova versão da lata da Cajuína São Geraldo

CEP no metaverso

A construtora J.Simões firmou uma parceria de 12 meses com o Riomar Fortaleza. No shopping, os clientes podem fazer uma imersão através do Metaverso para dois empreendimentos do grupo, a J.Smart Visconde de Mauá com unidades de 37m², 50m² e 58m² e o J.Smart Leite Albuquerque, com apartamentos de 40m² e 65m².


Além dessa novidade, a J.Simões tem outro projeto em parceria com o Riomar Fortaleza: o sorteio de uma unidade do J.Smart José Vilar durante a campanha de Natal do shopping.

Para participar, basta o consumidor reunir R$ 200 em compras nas lojas, quiosques e plataformas digitais do mall, e cadastrar as notas fiscais no aplicativo “SuperApp do RioMar Fortaleza”, disponível no sistema Android e iOS.

A promoção segue até o dia 8 de janeiro e o sorteio será realizado no dia 11 de janeiro.

Viralizou

Em um verdadeiro hit se transformou a campanha de comemoração dos 25 anos do Crediamigo, programa de microcrédito do Banco do Nordeste. Criada pela Bolero Comunicação, estourou nas redes sociais com a participação de Xand Avião. Foram mais de 137 milhões de impressões em todo o Nordeste e parte do Espírito Santo. Saiba mais sobre a campanha na versão online da Layout, no O POVO+

O ano de 2023 foi muito importante para o Crediamigo do Banco do Nordeste. O maior programa de microcrédito do Brasil comemorou seu vigésimo quinto aniversário. Para celebrar a data, o BNB e a agência Bolero Comunicação desenvolveram uma importante

A campanha para comemorar os 25 anos do Crediamigo do BNB foi dividida em duas fases. No primeiro momento, o objetivo da campanha era institucional: mostrar como o Crediamigo está ao lado dos empreendedores que sonham em ter um negócio. Para isso, foi convidado o cantor João Gomes, que comandou a festa com uma paródia de uma das suas principais músicas - “Eu tenho a senha”, batendo recorde de visualizações nas redes sociais da instituição.

Já no segundo semestre, Xand Avião deu o novo tom da campanha mercadológica, cujo principal objetivo era divulgar as menores taxas de juros do Brasil. Além disso, a campanha divulgou o Programa Desenrola, do Governo Federal, que foi criado para estimular o cliente negativado a regularizar suas dívidas, deixando-o apto a receber novos créditos.

A campanha foi veiculada em todos os estados do Nordeste e em parte do Espírito Santo e Minas Gerais. De forma integrada, a campanha repercutiu no universo online e nos principais meios de comunicação, como televisão, rádio, internet, jornal e mídia exterior OOH e DOOH.

Nova campanha do Crediamigo(Foto: Imagem do comercial)
Foto: Imagem do comercial Nova campanha do Crediamigo

Os números da campanha também foram um sucesso. Só nas redes sociais, tivemos mais de 137 milhões de impressões. Uma prova de que, com planejamento e criatividade, é possível "hitar" na internet.

Video 1 - João Gomes

Vídeo 2 - Xand Avião

O mar está pra peixe

O apresentador e locutor Galvão Bueno é o novo embaixador da rede Coco Bambu. Um dos pratos preferidos de Galvão quando está em Fortaleza é o peixe meuniere, filé de pescada amarela grelhado com molho a base de laranja, limão, manteiga e um toque de alecrim fresco.

Expocrato, 80 anos

A Expocrato, mais importante feira agropecuária do Nordeste, completa, em 2024, 80 anos. Para celebrar a data o festival que acontece na feira será organizado, em 2024, pelo escritório Yury do Paredão Entretenimento. Um grande evento, só pra termos uma ideia, este ano foram mais de 50 atrações musicais.

“Tenho dialogado muito com o governador Elmano e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, porque nós ouvimos muitas reclamações da população, principalmente do Crato, que reclama de preços de ingressos, que reclama que as pessoas mais humildes não têm condições de ir à Expocrato. Tenho lutado para que a Expocrato possa olhar para um lado social e não visar só lucros. Dar oportunidade para aquelas pessoas que têm vontade de ir à Expocrato, mas não têm condições de pagar o ingresso”, afirmou o deputado em um vídeo publicado nas redes sociais

Foto do Layout

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?