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OS ASTRÓLOGOS DO MERCADO
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A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

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OS ASTRÓLOGOS DO MERCADO

O impresso preserva o prestígio do fazer jornalismo
Capa do O POVO de quinta-feira, 7 (Foto: o povo)
Foto: o povo Capa do O POVO de quinta-feira, 7

Falar sobre o futuro é uma tarefa imprecisa. As muitas variáveis tornam a missão de analisar tendências, uma das atividades mais arriscadas do mercado. Ligando os pontos, quem apostaria que a mídia rádio entraria viva no século 21. O veículo "rádio" já teve previsões de extinção desde a invenção da televisão, há mais de 70 anos. O jornal impresso então é um highlander. O impresso já teve sua morte anunciada e, entra década e sai década, ele se transforma. Hoje, em 2024, nenhum jornal relevante da mídia impressa no mundo deixou de circular em papel. Ah, mas o Jornal do Brasil deixou de circular. Mas, contudo, no entanto, não foi por uma opção de mercado, saiu da prensa por problemas financeiros e, no caso do JB, a própria falência do veículo.

O POVO, contrariando os prognósticos geracionais, chega aos 96 anos, lépido e letal. O impresso preserva o prestígio do fazer jornalismo. A Folha de S.Paulo, O Globo, New York Times, Le Monde, The Times of India, The Sidney Herald, The Asahi Shimbun, no Japão, circulam normalmente. Desta forma, ou os bobos americanos, japoneses e chineses não sabem fazer a conta de pão e chegam à conclusão de que o impresso é inviável... ou empresários da comunicação e os meteorologistas do mercado fazem astrologia com as reais tendências. Enquanto isso, a caravana da história passa e os cães ladram.

Muito mais que vender

Foco nas pessoas. Esta é a principal estratégia da Engaja Comunicação para crescer até 30% este ano, segundo Adriano Muniz, sócio-diretor da empresa. O maior desafio para 2024 é fazer com que seus clientes possam se diferenciar e ao mesmo tempo encontrar a forma de contribuir com a sociedade e não apenas se esforçar em vender produtos ou serviços.

 

Time de Comunicação Engaja.(Foto: Luciana Castro)
Foto: Luciana Castro Time de Comunicação Engaja.

A seguir, a entrevista completa com Adriano Muniz, sócio-diretor da Engaja.


Quais serão os maiores desafios da Engaja para 2024?
Eu acho que o maior desafio do ano é manter o crescimento,
independentemente do cenário econômico do Brasil e do Ceará. Queremos
continuar crescendo tanto em quantidade de clientes, quanto em quantidade de
colaboradores. Esse, talvez, seja o nosso maior desafio, já que temos crescido
bastante nos últimos anos. Em 2023, crescemos 25%, comparado com 2022.


Como esperam poder superar esses desafios?

De duas formas. A primeira delas é mostrando para o cliente que está já dentro
da agência a importância da comunicação, como a comunicação é fundamental
para o crescimento da empresa, como a comunicação é fundamental para
passar as mensagens-chaves da empresa ou da entidade para os
stakeholders, para o público interno, para o público externo, para a sociedade e
para os governos. E a outra forma de superar os desafios é treinando,
capacitando, valorizando o nosso colaborador, porque só com um colaborador
bem formado, bem treinado, capacitado, feliz, com perspectiva de crescimento,
vamos conseguir fazer as entregas que desejamos, manter os nossos clientes
e nos ajudar a conquistar novos clientes e fazer com que a agência possa
crescer esses 25%, 30% que desejamos para o ano de 2024.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Toda marca precisa e quer crescer. Porque toda marca é uma empresa e toda
empresa precisa dar lucro. E, para isso, as empresas devem se voltar um
pouco para dentro. Perceber no que podem ser diferentes para os seus
clientes, no que podem ser diferentes para a sociedade, para o meio ambiente,
para o mundo. A partir do momento em que as marcas conseguem enxergar de
que modo elas podem contribuir para a sociedade, além de apenas ser um
produto de venda, de consumo, elas vão conseguir entregar mais, vão se
tornar mais fortes. Vão poder trabalhar a sua comunicação de uma maneira
muito interessante. E vão passar mensagens-chaves que vão conquistar o
consumidor do século XXI, que é muito exigente, que precisa se identificar e se
sensibilizar com a marca para poder consumi-la.

Por mais experiências

Umas das estratégias da Ipanema Comunicação para 2024 é reforçar suas conexões com as startups, além de implantar novas metodologias de trabalho. "Entre os maiores desafios estão personalizar cada vez mais a jornada de compra dos clientes, integrar todas as etapas do funil de vendas e gerar melhores experiências", afirma Marcus Vinícius Saraiva, CEO da Ipanema.

CEO Ipanema Comunicação - Marcus Vinícius Saraiva(Foto: Leonardo Sousa)
Foto: Leonardo Sousa CEO Ipanema Comunicação - Marcus Vinícius Saraiva

 

A seguir, a entrevista completa com Marcus Vinícius Saraiva, CEO da Ipanema
Comunicação.


Quais serão os maiores desafios da Ipanema para 2024?
Os maiores desafios são as integrações das estratégias em conjunto de
branding e growth para nossos clientes. Como somos uma agência full service,
entendemos que os dois caminhos são complementares e precisam estar em
sinergia com as estratégias comerciais dos nossos clientes.


Como esperam poder superar esses desafios?
Cada vez mais estamos investindo em capacitação dos nossos ipalovers
(forma como chamamos nossos colaboradores). Contratação de novas
ferramentas, implementação de novas metodologias, além da conexão com
startups, para cada vez trazer mais resultados.


E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Os desafios são vários. Acredito que o maior seja personalizar cada vez mais a
jornada de compra dos seus clientes. Integrar todas as etapas do funil de
vendas e gerar melhores experiências.

Conexões reais

Unir, nas entregas, entretenimento e performance. Este é o principal desafio que a Bando Propaganda pretende enfrentar em 2024. O caminho para o sucesso, segundo Giácomo Brayner, diretor de criação da agência Bando Propaganda, é gerar conexões reais, usando e abusando da tecnologia, sem abrir mão da criatividade e do conhecimento com pesquisa.

Diretor de Criação da Bando Propaganda, Giácomo Brayner.(Foto: Iratuã Freitas)
Foto: Iratuã Freitas Diretor de Criação da Bando Propaganda, Giácomo Brayner.

A seguir, a entrevista completa com o Diretor de Criação da Bando Propaganda, Giácomo Brayner.


Quais serão os maiores desafios da Bando para 2024?
O maior desafio continua sendo a adaptação às constantes mudanças que a
indústria de comunicação vem passando nos últimos anos. Cada vez mais
precisamos unir, em nossas entregas, entretenimento e performance.


Como esperam poder superar esses desafios?
A Bando sempre teve como premissa investir em capital humano, profissionais
qualificados. E, pra mim, isso é a chave para que possamos estar sempre
atualizados. Além disso, estamos sempre aprimorando nossos processos e
criando parcerias estratégicas.


E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Vejo de forma muito positiva melhorias na economia brasileira, um retorno
gradual do consumo. Cabe às marcas surfar essa onda, com estratégias de
marketing focadas na melhor experiência dos consumidores. É preciso gerar
conexões reais, usando e abusando da tecnologia, sem abrir mão da
criatividade e do conhecimento (pesquisa). E, cada vez mais, sustentando esse
tripé, as marcas precisam ter de forma clara e transparente o seu propósito.

O offline também manda

A agência Íntegra espera consolidar em 2024 a retomada da atividade econômica e aprimorar a gestão de pessoas em um ambiente híbrido, dois grandes desafios para o setor de serviços. A transformação digital, na visão de Paulo Fraga, CEO da agência, não exclui o offline. "Todas as big techs, e também os bancos, cada vez mais digitais, são atualmente os maiores anunciantes de OOH nas ruas, estações de trem, ônibus e metrô. A multiplicidade de meios e segmentações e a complementaridade de mídias são enormes desafios", afirma.

Paulo Fraga, CEO da Íntegra.(Foto: Paulo Fraga)
Foto: Paulo Fraga Paulo Fraga, CEO da Íntegra.

 

A seguir, a entrevista completa com Paulo Fraga, CEO da Íntegra.


Quais serão os maiores desafios da Íntegra para 2024?
Comunicação é uma atividade econômica. Um dos grandes desafios do ano
será a consolidação da retomada pós-pandemia. Outro ponto é gestão de
pessoas no ambiente híbrido. Para o setor de serviços, isso é um grande
desafio. E, por fim, a compreensão de que só o digital não resolve a vida de
nenhuma marca. Basta dizer que todas as big techs bem como os bancos
(cada vez mais digitais) são atualmente os maiores anunciantes de ooh nas
ruas, estações de trem, ônibus e metrô.

Como esperam poder superar esses desafios?
Com muito trabalho, investimento, foco em seleção de pessoas, além de
pesquisas que ancorem estes raciocínios.


E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Os desafios de ganhar margens de mercado com menos margens financeiras.
A multiplicidade de meios e segmentações, a complementaridade de mídias

Tático X Estratégico

Fazer com que a visão estratégica se consolide sobre a tática é um dos grandes objetivos da Caramelo Comunicação neste 2024. Para Paulo Jr. Pinheiro, diretor da agência, um dos caminhos para superar os desafios é ampliar junto aos clientes o entendimento sobre o trabalho de comunicação, definindo, com clareza, as prioridades e as ferramentas de acompanhamento e mensuração de resultados.

Paulo Jr. Pinheiro, Diretor da Caramelo Comunicação(Foto: Millin Albuquerque)
Foto: Millin Albuquerque Paulo Jr. Pinheiro, Diretor da Caramelo Comunicação

A seguir, a entrevista completa com Paulo Jr. Pinheiro, Diretor da Caramelo Comunicação.


Quais serão os maiores desafios da Caramelo para 2024?

Um dos principais desafios é consolidar o trabalho de comunicação como estratégico, já que, muitas vezes, o tático ainda se sobrepõe, devido à expansão das obrigações e das prioridades.


Como esperam poder superar esses desafios?
Um dos caminhos para superar os desafios é ampliar junto aos clientes o
entendimento sobre o trabalho de comunicação, definindo, com clareza, as
prioridades e as ferramentas de acompanhamento e mensuração de resultados.


E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Para as marcas, os desafios se colocam, em minha avaliação, sobre a
definição clara de prioridades e o reconhecimento, em meio à ampliação da
oferta, de quais veículos conversam efetivamente com os públicos de
interesse.

Adaptação e inovação

São muitos os desafios do mercado publicitário cearense para 2024. Gestão de pessoas, integração online e offline, geração de valor, novas tecnologias. A Layout apresenta a seguir entrevistas com importantes líderes da indústria criativa local sobre suas perspectivas e desafios para 2024.

Síntese

Cecília Almeida Portela, diretora

Cecília Almeida Portela - Diretora da Síntese(Foto: Tiago Anderson)
Foto: Tiago Anderson Cecília Almeida Portela - Diretora da Síntese


Quais serão os maiores desafios da Síntese para 2024?
O desafio é continuarmos crescendo de forma sustentável, sempre equilibrando nosso DNA criativo e ousadia com base estratégica com a visão de negócios ampla, que são características da empresa. Inclusive, não usamos o termo agência há muito tempo. Entendo que fazemos muito mais que agenciar mídias, influenciadores ou somente criar e produzir propaganda.

Como esperam poder superar esses desafios?
Estamos buscando equilibrar essa característica de sermos mais low profile, e, ao mesmo tempo, estarmos tão envolvidos no dia a dia dos nossos parceiros de negócio. Transparecer nossa identidade sem usar nossos clientes como trampolim.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Os desafios são muito cíclicos. A diferença que eu vejo em 2024 é a exigência na velocidade de resposta, que está muito diferente. Mas acredito que a tendência é a valorização da qualidade e credibilidade de quem fala. A época dos números inflados, em qualquer âmbito, gera cada vez mais desconfiança do mercado. Então para as empresas, a busca deve ser em entregar valor para o cliente - e uma mistura de informação, que é mais que um dado, e feeling.

AD2M Comunicação

Mauro Costa, sócio-diretor

Equipe Engaja(Foto: Luciana Castro)
Foto: Luciana Castro Equipe Engaja

Quais serão os maiores desafios da AD2M Comunicação para 2024?
Na AD2M Comunicação, estamos preparados para 2024 considerando questões internas e externas. Olhando para dentro da agência, estamos evoluindo nos processos e na gestão para atuarmos de maneira mais eficiente, dando melhores resultados para os clientes e bem-estar para a equipe. Em relação aos aspectos externos, esses estão diretamente relacionados à evolução constante do mercado de comunicação. O momento exige diferenciação e inovação constantes. Por isso, entre as medidas de adaptação às mudanças tecnológicas, investimos na ampliação do uso da Inteligência Artificial (IA) nos trabalhos da agência, especialmente para favorecer o atendimento às demandas personalizadas dos clientes.

Como esperam poder superar esses desafios?
Para encarar com tranquilidade e superar esses desafios, nossa abordagem é pautada na expertise de nossos sócios – Apolônio Aguiar, Djane Nogueira e Mauro Costa – e de nossa equipe, bem como na experiência da agência, adquirida ao longo de anos de uma jornada marcada por uma atenção às demandas dos clientes e pelo respeito ao mercado. Uma forma de garantir isso é investindo na formação contínua de nossos colaboradores, algo que pretendemos incrementar em 2024, estimulando a criatividade e a excelência na prestação dos serviços. Outro ponto a se destacar é o de ampliar os relacionamentos com os clientes, entendendo ainda mais suas necessidades e oferecendo soluções customizadas.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Para as marcas, 2024 traz desafios como a constante mudança de comportamento do consumidor, incluindo aí as variações nos hábitos de consumo de informações sobre essas marcas. As empresas precisam, portanto, adaptar-se a um ambiente digital em constante evolução, em que estar presente e ser relevante no cenário da comunicação é tão importante quanto garantir experiências marcantes para o cliente em outras instâncias, como a presencial. Firmar parcerias estratégicas e manter uma comunicação transparente em tempos de superexposição de imagem serão outras chaves para o sucesso das marcas neste novo ano.

Ágil Comunicação.


Eduardo Câmara, sócio e diretor executivo

Eduardo Câmara - Sócio e Diretor executivo(Foto: Rubenio Lima)
Foto: Rubenio Lima Eduardo Câmara - Sócio e Diretor executivo

Quais serão os maiores desafios da Ágil Comunicação para 2024?
Fortalecer ainda mais a parceria com os atuais clientes, e buscar novos clientes que se encaixem no nosso perfil.

Como esperam poder superar esses desafios?
Planejando e executando. A nossa empresa vive muito intensamente os desafios dos nossos parceiros. A prova disso é que a maior parte de nossos clientes vêm de parcerias duradouras, todos acima de 5 anos juntos.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Acredito que hoje o que as marcas mais buscam é relevância. Nesse mundo tão dinâmico e com excesso de informação muitas vezes as mensagens tendem a se tornar paisagens, sem causar o impacto desejado ao público. Por isso, buscar uma comunicação de posicionamento e que converse com um cliente cada vez mais conectado, além de ter acesso às ferramentas certas, é o grande desafio das marcas.

Being


Bosco Couto, sócio-diretor

Bosco Couto, Sócio-Diretor -  Being (Foto: Jussara Regás)
Foto: Jussara Regás Bosco Couto, Sócio-Diretor - Being

Quais serão os maiores desafios da Being para 2024?
Para nossa empresa e, acho que para a maioria das empresas de marketing, o desafio será centrado em dois aspectos: A - captura de dados e utilização destas informações de forma estratégica (IM - Inteligência de Mercado) e B - Qualificação e ampliação dos conhecimentos da equipe interna frente aos novos desafios.

Como esperam poder superar esses desafios?
Embarcar conhecimento externo e capacitação contínua do time.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Trabalhar mais forte e profissionalmente o posicionamento, o branding e construir ou consolidar reputações. As empresas trabalham ainda muito mal a percepção de valor de suas marcas.

Bolero

Lavor Neto, sócio.

Diretores-André-Regis-Lavor(Foto: @dieosouzafotografo)
Foto: @dieosouzafotografo Diretores-André-Regis-Lavor

Quais serão os maiores desafios da Bolero para 2024?
Para 2024, consideramos que um dos maiores desafios enfrentados pela nossa agência será continuar com a curva de crescimento sustentável, proporcionando resultados consistentes para nossos clientes através do fortalecimento das marcas e uso de dados. A constante mudança nas preferências e comportamentos dos consumidores demanda uma adaptação ágil e eficaz de estratégias de marketing. Além disso, a crescente competição no setor exige uma constante inovação para mantermos nossa posição de destaque no mercado.

Como esperam poder superar esses desafios?
Para superar esses desafios, aprimoraremos ainda mais a nossa estratégia, ancorando-a em três pilares essenciais: investimento em pessoas, tecnologia e excelência na análise de dados. Reconhecemos que nossa equipe é o alicerce do sucesso, priorizaremos o investimento em desenvolvimento profissional e bem-estar. Buscaremos proporcionar um ambiente que fomente a criatividade e o engajamento, fortalecendo assim nossa capacidade de inovação. Quanto à tecnologia, aprofundaremos nossos investimentos em plataformas que potencializem nosso DNA criativo, permitindo-nos conceber estratégias de marketing mais ousadas e eficazes. Essa abordagem centrada na tecnologia não apenas impulsionará nossa eficiência operacional, mas também fortalecerá nossa posição como uma das principais agências do mercado. Além disso, aprimoraremos significativamente nossa capacidade de análise de dados. Ao integrar dados de maneira inteligente e criativa às nossas campanhas, garantiremos que cada estratégia seja direcionada com precisão ao público-alvo, maximizando o impacto para nossos clientes.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
No contexto desafiador de 2024, identificamos que um dos principais desafios para as marcas será a transição para a adoção de premissas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança). Com os consumidores demonstrando uma crescente conscientização e preferência por marcas socialmente responsáveis, a pressão para que as empresas incorporem práticas sustentáveis em suas operações e comunicações é mais intensa do que nunca. A abordagem estratégica da nossa agência para ajudar as marcas a superar esse desafio inclui a criação de campanhas que não apenas comuniquem valores ESG, mas também integrem esses princípios em todos os aspectos da estratégia de marketing. Isso implica não apenas em destacar ações ambientais e sociais, mas também em assegurar que a governança da marca reflita transparência e ética. Ao orientar nossos clientes na implementação de práticas sustentáveis, buscamos posicionar suas marcas como líderes no mercado, alinhadas com valores contemporâneos e as expectativas de uma base de consumidores cada vez mais consciente e exigente. Essa abordagem não apenas responde aos desafios de 2024, mas também contribui para um crescimento sustentável a longo prazo, construindo laços sólidos com os consumidores, por meio do compromisso genuíno com as questões ESG.

Capibaribe Comunicação e Mídia

Leo Capibaribe, diretor executivo

Leo Capibaribe - Diretor Executivo(Foto: Ermesson Ferreira)
Foto: Ermesson Ferreira Leo Capibaribe - Diretor Executivo

Quais serão os maiores desafios da Capibaribe para 2024?
Os maiores desafios que prevemos para a nossa agência até 2024 são o aumento da concorrência no mercado, a constante mudança nas preferências e comportamentos dos consumidores, a adaptação às novas tecnologias e a necessidade de fornecer resultados cada vez mais mensuráveis.

Como esperam poder superar esses desafios?
Para superar esses desafios, planejamos investir em capacitação e atualização constante da equipe, fortalecendo as habilidades em análise de dados e inteligência de mercado. Além disso, pretendemos estabelecer parcerias estratégicas com empresas de tecnologia, implementar novas ferramentas e processos para otimizar nossas operações e realizar campanhas de marketing mais eficazes.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Para as marcas, os principais desafios deste ano serão a personalização da experiência do cliente, a gestão da reputação online, a criação de conteúdo relevante e autêntico, a adaptação à privacidade de dados e a utilização de inteligência artificial de forma ética. Será crucial acompanhar as tendências do mercado, investir em estratégias digitais e construir relacionamentos sólidos com os clientes por meio de comunicação transparente e valores alinhados.

Capuchino Press

Renata Benevides, CEO, e Karla Rodrigues, sócia

Renata Benevides e Karla Rodrigues - CEO e Socia da Capuchino Press.(Foto: Rogério Lima)
Foto: Rogério Lima Renata Benevides e Karla Rodrigues - CEO e Socia da Capuchino Press.

Quais serão os maiores desafios da Capuchino para 2024?
Acredito que esse vai ser o primeiro ano pós pandemia que o nosso mercado vai estar mais estabilizado de fato. Em 2023, já vimos muita evolução, e as expectativas para 2024 são as melhores possíveis. Mas sim, sempre existem os desafios para qualquer empresa no Brasil. Para a nossa, especificamente, acredito que a gestão de pessoas e o desenvolvimento da nossa área comercial sejam o que vai receber nosso maior foco.

Como esperam poder superar esses desafios?
Nós vamos continuar investindo em cuidar dos nossos colaboradores, cada vez mais e melhor. É importante saber selecionar, mas também é preciso treinar e motivar o time sempre. Temos toda uma estrutura de RH que atua junto ao nosso administrativo, com ações de endomarketing, calendário de treinamentos, plano de crescimento, entre outras ações. Em relação ao desenvolvimento comercial, sempre buscamos desbravar novos segmentos e empresas locais e regionais que ainda não tinham a cultura de investir em comunicação. É muito gratificante conseguir contribuir com as marcas por meio de um trabalho responsável de desenvolvimento de reputação.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Manter a relevância de marca, produtos ou serviços num ambiente de tanta informação circulando por múltiplas plataformas distintas é sempre um desafio. É preciso que as marcas contem com muita estratégia da própria gestão e também de seus fornecedores de serviços. Para levar a mensagem correta para os públicos de interesse, é preciso investir em inovação, pesquisas, estratégia e, claro, em ações de comunicação que ressaltem seu conteúdo e desenvolvam relacionamentos necessários para consolidação e crescimento.

Case Digital

Markus Markonys, CEO.

Markus Markonys - CEO da Case Digital (Foto: Victor Hugo)
Foto: Victor Hugo Markus Markonys - CEO da Case Digital

Quais serão os maiores desafios para a Case Digital em 2024?
Competir off com online.

Como vocês esperam poder superar esses desafios?
Com investimento e treinamento.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Gerar resultados.

Coletivo Visual

André Barroso e Thalles Ramon, diretores

André Barroso e Thalles Ramon - Diretores - Coletivo Visual (Foto: Vinícius Henrique @ihenriqueph )
Foto: Vinícius Henrique @ihenriqueph André Barroso e Thalles Ramon - Diretores - Coletivo Visual

Quais serão os maiores desafios da Coletivo Visual para 2024?
Gerenciar os processos gerais para manter o nosso time que é novo, mas que está crescendo a todo momento. Com os processos e a equipe engajada, vamos continuar criando e colocando o nosso olhar cuidadoso e intuitivo nos projetos dos clientes e nos nossos projetos autorais.

Como esperam poder superar esses desafios?
Selecionando bem os nossos projetos, colaborando com um time que acredita no nosso olhar diferente, afetuoso e antenado com o comportamento do consumidor, não só o consumidor digital, mas o consumidor em geral. As boas histórias dos consumidores nos ajudam diariamente a encontrar as soluções que necessitamos.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Continuar transformando a experiência digital e buscar novas formas de conquistar os clientes, sempre pensando de uma forma mais humanizada e próxima. O olhar comercial precisa se unir ao olhar e desejo dos clientes. Se cada marca ouvir mais sua comunidade, vai ser muito mais possível criar projetos incríveis.

EBMQUITTO

Duda Brígido, diretor geral

Diretores:Thiago Peixoto - Diretor de Operações  Duda Brígido - Diretor de Relacionamento  Kendy Shirasu - Diretor de Criação  Paulo Victor Cavalcante - Diretor de Atendimento(Foto: Jessica Mota)
Foto: Jessica Mota Diretores:Thiago Peixoto - Diretor de Operações Duda Brígido - Diretor de Relacionamento Kendy Shirasu - Diretor de Criação Paulo Victor Cavalcante - Diretor de Atendimento

Quais serão os maiores desafios da EBMQUINTTO para 2024?
Os últimos três anos foram muito desafiadores para o mercado da comunicação, em especial na área de publicidade. A transição da gestão em separado das estratégias de comunicação on e off para a era do pós-digital, onde tudo está integrado em um só plano, com distinção apenas na tática, fez com que as estruturas se voltassem cada vez mais para o diferencial da inteligência de dados.

Como esperam poder superar esses desafios?
Aqui na EBMQUINTTO, vamos investir cada vez mais em tecnologia. Também reforçaremos os investimentos na equipe, tanto em estrutura como, principalmente, em desenvolvimento profissional e humano.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Os dados nos mostram que 2024 iniciará com um cenário econômico global e nacional apontando para um novo ciclo de crescimento. Muitas marcas já estão se preparando para este novo ciclo. E acredito que a comunicação será uma das principais ferramentas para impulsionar este novo ciclo.

Flex And Comunicação

André Nogueira, CEO e diretor geral de Criação

André Nogueira - CEO e diretor geral de Criação da Flex And Comunicação (Foto: André Nogueira)
Foto: André Nogueira André Nogueira - CEO e diretor geral de Criação da Flex And Comunicação

Quais serão os maiores desafios da Flex And Comunicação para 2024?
Cada vez mais mergulhar na identidade dos clientes, e dos clientes de nossos clientes. Somos vendedores de ideias e não de “fórmulas de bolo” prontas. Usamos a tecnologia, inteligência artificial, dados e todos os recursos que temos a nosso favor, mas sempre colocaremos como nosso principal diferencial o fator humano. É essa nossa bagagem de 15 anos de mercado em 2024 que faz toda a diferença.

Como esperam poder superar esses desafios?
Com criatividade, senso de equipe, baixo ego e muita transpiração.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Não cair no conto que só o digital funciona. Não cair no conto da mídia milagrosa. Assim como todo artista tem que ir aonde o povo está, toda marca tem que estar onde seu público está.

Gadioli

Cassiano Cipolla, fundador e sócio

Cassiano Cipolla -Fundador e Sócio da Gadioli(Foto: Talita Duarte - Arquivos Gadioli )
Foto: Talita Duarte - Arquivos Gadioli Cassiano Cipolla -Fundador e Sócio da Gadioli

Quais serão os maiores desafios da Gadioli para 2024?
Além dos desafios de gestão, crescimento e entrega de resultados que todas as agências de publicidade enfrentam todos os dias, nós acreditamos que 2024, para nós em especial, vai ter um desafio muito importante, que é incorporar a inteligência artificial nas rotinas da agência. Descobrir novas ferramentas que utilizam a inteligência artificial e utilizá-las a favor dos nossos processos e dos nossos clientes.

Como esperam poder superar esses desafios?
Esperamos superar esses desafios com a equipe curiosa, antenada, disposta a aprender a cada dia e a encontrar novas soluções. Traçando de forma objetiva e muito clara que esse é o nosso desafio, esperamos que isso se torne uma prioridade e que a gente possa acompanhar a transformação tecnológica do mundo.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Acreditamos que, para 2024, as marcas enfrentam o desafio de se adaptar às transformações do mundo. Esses desafios podem variar dependendo do segmento e do nível de maturidade das marcas na comunicação. Se uma marca não está adaptada a um mundo em que o cliente tem voz, em que as pessoas se comunicam com propósitos em que acreditam, e não apenas com marcas, e onde as pessoas compram propostas de valor em vez de benefícios de produtos, então essas marcas precisarão se adaptar a essa realidade. Além disso, terão que se ajustar às transformações tecnológicas relacionadas à inteligência artificial."

M de Marketing

Marina Vieira, CEO e consultora

Equipe M de Marketing(Foto: Richardson Crispim)
Foto: Richardson Crispim Equipe M de Marketing

Quais serão os maiores desafios da M de Marketing para 2024?
O ano de 2024 será um ano muito desafiador no sentido de inteligência artificial. A IA já é uma realidade e precisamos antever as inovações que virão para estarmos sempre à frente.

Como esperam poder superar esses desafios?
Incentivando a inovação em todos os segmentos, principalmente em relação à inteligência artificial. Participar de todos os debates, estar sempre atualizado no mercado nos prepara para todos os desafios. Conhecimento é tudo!

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Temos grandes desafios em diversos segmentos, mas as empresas do segmento premium, como concessionárias, construtoras e clínicas são os mais desafiadores. O mercado premium tem que estar sempre à frente do tempo. Eles lançam “moda”, inovação, trends…

M9 Comunicação

Rogers Tabosa, diretor de Criação

Rogers Tabosa - Diretor de Criação - M9 Comunicação(Foto: Rogers Tabosa)
Foto: Rogers Tabosa Rogers Tabosa - Diretor de Criação - M9 Comunicação

Quais serão os maiores desafios da M9 Comunicação para 2024?
Para 2024, antecipamos desafios significativos no cenário da publicidade. A constante evolução da tecnologia de IA e as mudanças nos comportamentos do consumidor exigem que estejamos sempre à frente. Além disso, a crescente competição no espaço digital e a necessidade de inovação constante são desafios que destacamos como prioridades.

Como esperam poder superar esses desafios?
Para superar esses desafios, planejamos investir em pesquisa e desenvolvimento, mantendo nossa equipe atualizada com as últimas tendências e tecnologias emergentes. A adoção de estratégias de marketing digital mais avançadas, personalização de conteúdo e uma abordagem centrada no cliente serão fundamentais. Também planejamos fortalecer parcerias estratégicas e colaborações para garantir uma visão abrangente e recursos diversificados.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Considerando o contexto de uma agência de publicidade, entendemos que as marcas enfrentarão desafios semelhantes, com a necessidade de se destacar em um mercado saturado. A construção de uma identidade de marca sólida, a adaptação às mudanças nos canais de comunicação e a criação de campanhas que ressoem com um público cada vez mais segmentado são desafios cruciais. Além disso, a gestão eficaz da reputação online e a resposta ágil às tendências emergentes serão essenciais para o sucesso das marcas em 2024.

Reimagine Comunicação

Carol Mello, diretora

Carol Mello - Diretora Reimagine Comunicação(Foto: Daniel Costa)
Foto: Daniel Costa Carol Mello - Diretora Reimagine Comunicação

Quais serão os maiores desafios da Reimagine Comunicação para 2024?
Como empresária da REIMAGINE COMUNICAÇÃO, vejo alguns desafios significativos que nossa agência enfrentará em 2024. Um deles é a constante evolução das plataformas de mídia social e tecnologias digitais. À medida que novas tendências e recursos surgem, é fundamental estar atualizado e adaptar nossas estratégias para garantir que nossos clientes se destaquem. Outro desafio é a crescente concorrência no mercado de comunicação digital. Com a popularização das mídias sociais e o aumento do número de agências de comunicação, precisamos ser inovadores e oferecer soluções únicas que agreguem valor aos nossos clientes.

Como esperam superar estes desafios?
Para superar esses desafios, nossa abordagem será baseada em dois pilares principais: conhecimento e colaboração. Investiremos em capacitação constante para nossa equipe, a fim de acompanhar as últimas tendências e desenvolvimentos tecnológicos. Além disso, fortaleceremos nossas parcerias com especialistas e influenciadores do setor, para compartilhar conhecimento e explorar oportunidades de colaboração. Também aprimoraremos nossos processos internos, buscando eficiência e agilidade para atender às demandas do mercado. Além disso, continuaremos a investir em pesquisa e desenvolvimento, buscando soluções inovadoras que atendam às necessidades em constante evolução dos nossos clientes.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Para as marcas, acredito que alguns dos principais desafios em 2024 serão a construção de relacionamentos autênticos com seu público-alvo, a gestão da reputação online e a adaptação às mudanças nas preferências e comportamento dos consumidores. As marcas precisarão se esforçar para criar conexões genuínas com os consumidores, oferecendo experiências personalizadas e relevantes. Além disso, a gestão eficaz da reputação online será crucial, pois as opiniões dos clientes podem se espalhar rapidamente nas redes sociais e afetar a percepção da marca. Acompanhar as tendências e mudanças de comportamento do consumidor também será fundamental. Isso inclui estar presente nas plataformas digitais relevantes para o público-alvo, adotar estratégias de marketing baseadas em dados e aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia. Em resumo, as marcas precisarão estar ágeis, adaptáveis e focadas na criação de valor para seus clientes, para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que 2024 trará.

Tanq

Thiago Nascimento, sócio e diretor de Atendimento

Thiago Nascimento - Sócio e Diretor de Atendimento(Foto: Lígia Veras)
Foto: Lígia Veras Thiago Nascimento - Sócio e Diretor de Atendimento

Quais são os maiores desafios da Tanq para 2024?
Gestão de pessoas. Encontrar como motivar e manter uma equipe sempre entusiasmada para realizar seu trabalho da melhor maneira. Consolidar o trabalho da agência junto ao mercado e aos clientes também será o foco para o ano que entra.

Como esperam poder superar esses desafios?
Com treinamento e qualificação são as palavras de ordem para alcançar essas metas.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Entender cada vez mais o consumidor e aprimorar a experiência de consumo, bem como a forma de se relacionar com a marca.

Advance

Eliziane Colares, CEO

Eliziane Colares, publicitária, empresária e sócia da Advance(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Eliziane Colares, publicitária, empresária e sócia da Advance

Quais serão os maiores desafios da Advance para 2024?
Nosso desafio para 2024 será consolidar nosso projeto de expansão. Já se percebe um otimismo na economia brasileira e sentimos na prática o aquecimento gradual que vai acelerando à medida em que os juros caem. Teremos uma onda de muitas oportunidades que já ganha força no final de 2023.

Como esperam poder superar esses desafios?
Nesse momento, além da energia que alocamos para trazer novos momentos para os clientes atuais, estamos na transição da chegada de novos clientes de peso que assumimos da parceria com a Slogan, como Mercadinhos São Luís e Normatel, e ainda conquistamos novas contas globais que divulgaremos em breve ao mercado. Como vamos fazer tudo isso acontecer? Seguimos investindo em pessoas. Nossos talentos são a base de tudo e estamos estruturando um posicionamento mais agressivo em frentes estratégicas e no fortalecimento dos nossos diferenciais competitivos. Temos muita expertise criativa em vários segmentos como health, canal Farma e varejo, e alcançamos um amadurecimento consistente nas frentes digitais, growth e na capacidade de integrar tudo isso com as demais disciplinas. Conseguimos trazer a criatividade e a estratégia para dar força às marcas e promover a geração sustentável de caixa. Isso tem muito valor para as companhias.

E para as marcas, quais os desafios deste ano que começa?
Estamos numa era de acesso rápido à informação e de muita voz aos consumidores. O que é incrível. Mas traz também muita cobrança por posicionamento das marcas. E numa sociedade que vive uma grande crise social e climática, a cobrança é muito maior. Não se trata só de ter um modelo lindo de ESG. A sociedade cobra práticas objetivas no dia a dia. Nesse sentido, a comunicação é uma disciplina cada vez mais estratégica. Cada vez mais o resultado do negócio dependerá da reputação da marca, a partir dos valores que ela abraça e pratica.

Desencaixa Branding

Céu Studart, diretora

Céu Studart, Diretor da Desencaixa Branding(Foto: Divulgação/Andressa Alencar)
Foto: Divulgação/Andressa Alencar Céu Studart, Diretor da Desencaixa Branding

Quais são os maiores desafios da Desencaixa para 2024?
Como a Desencaixa é especialista em Branding, um dos grandes desafios é fazer com que as empresas entendam o que é efetivamente a gestão profissional de uma marca e as vantagens que o branding proporciona para os negócios, desde a diferenciação da concorrência até a criação de valor que possibilita o desenvolvimento de uma forte conexão com os consumidores.

Como esperam poder superar esses desafios?
Costumo dizer que é educando o mercado, oferecendo muito conteúdo e apresentando resultado por meio de cases de sucesso dos nossos clientes.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Para as marcas, os grandes desafios serão se diferenciar dos concorrentes e também conseguir chamar a atenção dos consumidores para despertar o interesse pela marca, pois vivemos em um mercado com forte comoditização e com o que é chamado de “economia de atenção” dos consumidores em razão da grande quantidade de conteúdo de que são expostos, gerando uma “fadiga publicitária” e total desatenção, desinteresse e, muitas vezes, descrenças deles pelas campanhas publicitárias.

Nexum Marketing

Camila Coutinho, consultora em Marketing

Camila Coutinho - Consultora em Marketing Nexum Marketing(Foto: Claudia Soares)
Foto: Claudia Soares Camila Coutinho - Consultora em Marketing Nexum Marketing

Quais serão os maiores desafios da Nexum Marketing para 2024?
Precisamos ser cirúrgicos na atuação junto aos nossos clientes. Quando a maioria dos negócios tem partido para a escalabilidade, focaremos nossa entrega cada vez mais no formato tailor made, personalizado, embarcando soluções customizadas caso a caso.

Como esperam poder superar esses desafios?
Em cada projeto que a Nexum embarca, temos como meta entender em quais linhas do negócio iremos mexer e desenhamos o escopo da nossa entrega com base nas necessidades dos nossos clientes e nos cenários de mercado. É assim que entregaremos valor.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
Impacto. Acreditamos que essa deva ser a maior entrega das marcas para 2024. De que forma a marca se relaciona causando impacto positivo na vida do consumidor, colaboradores e da sociedade em geral. Esse é o primeiro passo para que as organizações saiam do discurso de preço para o discurso de valor.

i9 Publicidade

Ivina Morosine, sócia-diretora

 Ivina Morosine e Pedro Breckenfeld - Sócia-Diretora e Sócio(Foto: Sidney Gonçalves)
Foto: Sidney Gonçalves Ivina Morosine e Pedro Breckenfeld - Sócia-Diretora e Sócio

Quais serão os maiores desafios da i9 Publicidade para 2024?
Um dos maiores desafios da i9 Publicidade será continuar crescendo com um modelo de negócio de amplo engajamento e comprometimento com nossos clientes, por meio de campanhas integradas que renovam mês a mês a importância da publicidade e de experiências de marca off e digital para o fortalecimento de suas marcas e geração de impacto para seus negócios, principalmente diante mais um ano de desafios econômicos. O ano de 2024 será o início de uma nova era para publicidade com o fim dos cookies. Quedas de receitas de site que vendem espaços publicitários podendo chegar a 52%. A eficácia das campanhas (ROI) que já vinha sendo questionada poderá colocar em xeque muitas estratégias digitais. Enfim, um ano em que os nativos digitais vivenciarão uma publicidade mais clássica, sem planejamentos de mídias a poucos cliques e até automáticos, talvez dando fim ao romance de que tudo que se mede em tempo real tem mais assertividade e resultados. Seja bem-vindo um novo ciclo em que a imprensa, as mídias e os produtores de conteúdos voltarão a ter mais prestígio por gerenciarem verdadeiras comunidades de pessoas interessadas em conteúdo relevante, a clássica audiência, muito além da contagem de milhões de views, cliques, leads, CPMs, CPCs...

Como esperam poder superar esses desafios?
A i9 Publicidade, nos seus 21 anos, sempre acreditou que as novidades vêm para somar e, jamais, para substituir. Foi assim que construímos uma rede de parcerias de confiança e sinergia para entregar poderosas soluções. Nossas relações com os veículos, imprensa, parceiros, fornecedores, sempre pautados pela nossa idoneidade e autêntico propósito de fazermos o melhor a cada dia. Continuaremos com essa receita de atuação voltada à ampla interação cultural com nossos clientes, com olhar aguçado a gerenciar marcas de forma customizada a cada realidade, fase de negócio e segmento, ajudando-os a gerenciar marketing e publicidade com muita organização e com um time multidisciplinar 360º aguerrido por entregas constantes de qualidade.

E para as marcas, quais serão os desafios deste ano que começa?
2024 será um ano que reforçará a importância das marcas compreenderem suas visões a longo prazo, com mais estratégia, inspiração, criatividade, integração transmídia e, claro, adaptabilidade aos novos cenários que mudarão o jogo em ciclos cada vez mais curtos. O planejamento constante de publicidade e digital terá papel crescente para a consistência das marcas na jornada cada vez mais difícil de influenciar memórias, comportamentos e atitudes de consumo dos clientes, só assim impactando os negócios e gerando resultados de impacto. Além disso, essa boa gestão publicitária será fundamental para organização e eficiência do marketing nos próximos 365 dias, superando eficácia mesmo com as tendências de equipes mais enxutas e líderes mais atarefados em gerenciar a qualidade do todo.

Star Wars em Fortaleza

A magnitude do império criado por George Lucas, que alcança os públicos de todas as idades, chega à capital cearense. O Parque Star Wars, licenciado pela Disney e inédito na cidade cearense, ficará no RioMar Fortaleza. A abertura para o público será no dia 13 de janeiro e segue até 11 de fevereiro. Localizada na Praça de Eventos, no Piso L1, a atração promete reunir fãs de todas as gerações.

O Parque conta com labirinto vertical com desafios, estação de game com realidade virtual, oficinas de jogos até o encontro com o boneco Grogu, em 3D. Após encontrar o personagem, o participante precisa acionar o botão para finalizar a atividade. Ao fim de todas as brincadeiras, é hora de os guerreiros iniciarem o treinamento Jedi para combater as forças do mal. Os participantes transformam-se em um Padawan, para aprender com o mestre Jedi alguns golpes de sabre de luz.

O funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h (com entrada para a última sessão até às 21h), e domingo e feriados, das 13h às 21h (com entrada da última turma até às 20h), com bilheteria no local. A faixa etária para participar é a partir dos 5 anos, com altura até 1,50 m, sendo que crianças de 5 a 6 anos incompletos devem estar todo o tempo acompanhadas pelo adulto responsável. Pessoas com deficiência pagam meia entrada e têm direito a um (1) acompanhante.

 

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Serviço:
Temporada do Parque Star Wars no RioMar Fortaleza
Data: 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h (com entrada para a última sessão até às 21h), e domingo e feriados, das 13h às 21h (com entrada da última turma até às 20h)
Faixa etária: A partir de 5 anos (crianças de 5 a 6 anos incompletos devem estar acompanhadas pelo adulto responsável)
Bilheteria no local

 

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