Logo O POVO+
Separados na maternidade
Foto de Layout
clique para exibir bio do colunista

A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout arte e cultura

Separados na maternidade

O mercado publicitário sempre foi um celeiro de intelectuais, artistas, escritores e músicos. No meio, ou mesmo transpassando o segmento, eis que surgem esses incríveis arquétipos, os frasistas.
Augusto Pontes em foto de 1998 (Foto: Edmundo Sousa)
Foto: Edmundo Sousa Augusto Pontes em foto de 1998

O mercado publicitário sempre foi um celeiro de intelectuais, artistas, escritores e músicos. No meio, ou mesmo transpassando o segmento, eis que surgem esses incríveis arquétipos, os frasistas. Seres que elaboram verdadeiras teses de fina ironia, cobertas de criatividade, tudo incluído numa simples frase. É que um bom frasista é uma espécie quase extinta na vida selvagem do mercado. Dificilmente os encontramos livres em seus habitats naturais: bares, botecos, bancos de praças, cafés ou nos corredores das agências. Quando penso em grandes espécimes deste gênero, quase que imediatamente me reporto a dois deles: o cearense Augusto Pontes e omineiro Carlito Maia.

Onze anos separaram o nascimento desses frasistas geniais. O primeiro é de 1934 e o segundo completaria 101 anos em 2025. Carlito, dono de uma verve única, foi um dos mais icônicos publicitários do País. Quando trabalhei na Almap, nos anos 1980, ele era a atração principal nos eventos do meio da propaganda em Sampa. Carlito trabalhou na McCann Erickson, na Norton, na própria Almap, quando ainda era somente Alcântara Machado. Criou a expressão "Jovem Guarda" inspirada em Vladimir Lenin (?!) e é o autor de frases esplêndidas como "Só trabalha quem não sabe fazer coisa melhor". Então, pensem comigo. Carlito Maia é uma espécie de irmão gêmeo-espiritual do nosso Pontes.

Augusto foi um grande publicitário- sim, ele foi. Ocorre que o pensador era mais augusto ainda, parafraseando-o. Ele falava assim: "Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem parentes militares...", lembrou? Isso mesmo, acreditem, este foi o mote da canção clássica de seu contemporâneo Antônio Carlos Belchior. Escreveu também, num guardanapo, os versos "Vida, Vela, Vento, Leva-me Daqui", usada na letra de Mucuripe, que o mesmo Belchior mudou a ordem: "Vida, Vento, Vela, Leva-me Daqui".

As semelhanças entre os dois, muitas, diferenças, algumas. Enquanto Augusto foi guru de toda uma geração, Carlito foi arlequim irreverente da publicidade brasileira. Enquanto Pontes falava que a "política do Ceará era uma faca de dois gomes" (em referência aos irmãos Ciro e Cid), Carlito criou os lendários "Lula-lá" e "Sem medo de ser feliz". Augusto Pontes foi tema de um livro organizado pelo arquiteto e compositor Ricardo Bezerra. Carlito Maia foi contemplado em livro com a "Irreverência Equilibrista" de Erazê Martinho. Duas obras sobre dois gênios de nosso ofício. Leituras indispensáveis para qualquer publicitário que se preze.

EU RECOMENDO

Juliane Pereira, gerente de Marketing de Grandes Marcas do O POVO  (Foto: Acervo Pessoal)
Foto: Acervo Pessoal Juliane Pereira, gerente de Marketing de Grandes Marcas do O POVO

Marketing do Futuro: Um Método Para Resolver Desafios de Marketing em Mercados de Plataformas - "A obra aborda as práticas de marketing, novas demandas, e narrativas sobre o olhar dedicado às comunidades, como um movimento essencial. No livro, Silvio Meira e Rosário Pompéia, mostram a importância de unir o físico, o digital e o social para se comunicar de uma forma mais assertiva. O livro é um guia para quem quer entender quais os impactos dessas mudanças no mundo". Juliane Pereira é gerente de Marketing de Grandes Marcas do O POVO, publicitária e especialista em Branding.

NOVO MERCADO

Refrigerante São Geraldo Zero Adição de Açúcar(Foto: Divulgação/Refrigerante São Geraldo)
Foto: Divulgação/Refrigerante São Geraldo Refrigerante São Geraldo Zero Adição de Açúcar

A indústria cearense São Geraldo promove, nesta terça-feira, 8, em Fortaleza, o lançamento oficial do refrigerante São Geraldo Zero Adição de Açúcar. O encontro reunirá jornalistas, parceiros comerciais e influenciadores digitais. O lançamento para a imprensa do Cariri ocorreu na quinta-feira, 3. Quem assina o serviço de RP e assessoria de imprensa da tradicional marca é a Metta Comunicação Corporativa.

O NOVO SEMPRE VEM

Cecília Almeida Portela, diretora da Síntese(Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Cecília Almeida Portela, diretora da Síntese

Tradição pode e deve combinar com inovação. Esse é o mantra da Síntese, agência criada pelo publicitário Eduardo Odécio e que este ano celebra 33 anos de atuação. Hoje, a operação tem a assinatura de Cecília Portela (foto), publicitária e administradora. Uma assinatura que propõe unir arrojo, gestão, criatividade e estratégia de dados a serviço de uma boa comunicação. Como se diz, DNA não falha, Cecília é filha de Dudu.

MAIS

ECONOMIA CRIATIVA. Cláudia Leitão é a nova secretária nacional de Economia Criativa, do Ministério da Cultura. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, 2. Cláudia é referência em gestão cultural, sendo um dos maiores nomes da Economia Criativa no País. /// NOVOS TALENTOS. Estão abertas, até 19 de julho, as inscrições para a próxima turma do curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo. O curso é realizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO. As inscrições devem ser feitas pela página oficial do programa: fdr.org.br/novostalentos. /// FUTURA TRENDS. O Futura Trends 2025, o maior seminário de formação executiva do Nordeste, já tem data de realização: será no dia 28 de agosto, no Teatro RioMar Fortaleza. O evento deste ano terá como tema central "Saúde mental e novas tecnologias: Transformando ansiedade em poder". A coordenação geral é do jornalista Nazareno Albuquerque. As inscrições estarão abertas em breve em: seminariofuturatrends.com.br.

dois pontos com THIAGO FAÇANHA

Thiago Façanha, CEO e fundador da Mulato Comunicação(Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Thiago Façanha, CEO e fundador da Mulato Comunicação

Thiago Façanha é da nova safra da publicidade cearense. CEO e fundador da Mulato Comunicação, eleito Publicitário do Ano 2024/2025 pelo Prêmio Nosso Meio. Preside a Abap CE e é o primeiro cearense a concluir o BootCamp de Planejamento da Miami Ad School.

O POVO - Qual o maior desafio do mercado publicitário atualmente?

Thiago Façanha - É o de manter o protagonismo e aumentar ainda mais nossa relevância. Estamos vivendo a era da IA, que é muito bem-vinda e nos ajuda na rotina, mas o grande negócio de qualquer negócio ainda é criatividade. Ser criativo com estratégia é o nosso desafio de todos os dias.

O POVO - Como você vê a publicidade de varejo no Ceará?

Thiago - O cearense é um povo simpático, caloroso e desenrolado por natureza. Ou seja: Somos um povo que sabe vender, basta olhar a quantidade de cearenses na Forbes. Agora, uma coisa que eu não consigo entender é marca de varejo local com agência de São Paulo, aí é desperdiçar os talentos locais e deixar de falar de forma regional com seu público.

O POVO - Quais os planos da Mulato para os próximos anos?

Thiago - Como gestão: melhorar sempre os nossos processos, ritmo e qualidade. Nosso maior plano sempre foi olhar pra dentro e aperfeiçoar nossa operação. Evolução contínua. Criativamente: sermos premiados no Profissionais do Ano. Como negócio: aumentar nossa participação em contas públicas e, um dia, atender o Governo do Estado do Ceará.

O POVO - A IA é um desafio, uma ameaça ou uma oportunidade?

Thiago - Sinceramente? É tudo isso junto e mais um pouco (risos). Mas, naturalmente, ela é muito mais oportunidade do que uma ameaça, pois, nada substitui a estratégia e a ideia. A IA, hoje, nos oferece suporte realizando algumas atividades mais rápidas e complementares. Então, é bem-vinda!

O POVO - Você está na presidência da Abap-CE, qual a principal bandeira da entidade?

Thiago - A bandeira do nosso mandato é: democracia, diálogo e qualificação. A entidade é do mercado e não de meia dúzia, estamos gradativamente dialogando com as agências, convidando-as a contribuir com associativismo e, dessa maneira, dobramos a quantidade de agências associadas no Ceará em apenas três meses de gestão.

 

Foto do Layout

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?