Logo O POVO+
Algo especial e oportuno: escuta com afeto
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Algo especial e oportuno: escuta com afeto

Chega na hora certa mais um projeto do Grupo Mulheres do Brasil, aqui em Fortaleza liderado por Annette de Castro. Considerando o índice de pessoas solitárias, convivendo com o isolamento pessoal, ou às vezes mesmo em grupo, foi criado o "Escuta com Afeto", para as pessoas conversarem com psicólogos, terapeutas, educadores, voluntários de diversos segmentos, prontos para ouvir quem acionar, possibilitando assim uma companhia carinhosa para o momento da ligação.

 Annette de Castro, praticando sempre o amor ao próximo, com Luiza Helena Trajano
Foto: divulgação
Annette de Castro, praticando sempre o amor ao próximo, com Luiza Helena Trajano

Na trilha da solidariedade e da contribuição àqueles que precisam Annette informou também à colunista que esta semana começará a funcionar o Projeto Webinar, em parceria com a Mallory, endereçado aos pequenos e médios empreendedores. Via on line aulas são oferecidas em cinco blocos: finanças, planejamento, digitalização, jurídico e o último com uma troca de experiências com a empresária de sucesso Luiza Helena, fundadora e integrante do Mulheres do Brasil.

O Programa Mais Infância Ceará, já funcionando nos 184 municípios cearenses, foi reconhecido como a melhor ação em desenvolvimento infantil do País. Primeira-dama Onélia Santana, criadora e impulsionadora, é só sorrisos. Ela lembra que a iniciativa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, centralizado em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

Como recomenda a Organização Mundial da Saúde, é importante testar e o São Carlos Laboratório está realizando duas modalidades de testes sorológicos para Covid-19. Um o teste rápido qualitativo por imunocromatografia, que detecta a presença ou não de anticorpos IgM e IgG. O outro é o teste de sorologia por quimioluminescência quantitativo, capaz de detectar a quantidade de anticorpos IgM e IgG. Os exames podem ser realizados na unidade ou no conforto do lar. "O momento é crítico pela avassaladora taxa de espalhamento do vírus e os testes tornam-se um auxiliar na identificação da doença", afirma Henrique Javi, diretor da São Carlos Imagem. Mais informações: 4009.1616 e 99211.4835

O Ceará provoca a louvação da natureza e esperanças para os ambientalistas e a população. Aqui, diferentemente de outros estados onde o desmatamento volta a crescer no cenário da Mata Atlântica, o desflorestamento apresenta índice zero, no período de 2018-2019. A informação foi registrada na nova edição do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, produzido pelo SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Os números apresentados do Ceará são animadores, garante o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno. Este dado positivo decorre de diversas ações de fiscalização e controle, nas áreas da Mata Atlântica, encontradas em 67 municípios cearenses.

Tudo Azul 

Manoel Viana troca hoje de idade. Ao lado da amada Beatriz (foto)e dos filhos Manuela e Mark, dos netos Valentina, Alessandro, Mark e Benjamin e do genro José Alberto e da nora Renata terá comemoração virtual
Foto: divulgação
Manoel Viana troca hoje de idade. Ao lado da amada Beatriz (foto)e dos filhos Manuela e Mark, dos netos Valentina, Alessandro, Mark e Benjamin e do genro José Alberto e da nora Renata terá comemoração virtual

Manoel Viana troca hoje de idade. Ao lado da amada Beatriz (foto)e dos filhos Manuela e Mark, dos netos Valentina, Alessandro, Mark e Benjamin e do genro José Alberto e da nora Renata terá comemoração virtual.

Fanda Bastos, presidente e Creusa Lima, coordenadora, conduzem a programação de junho da BPW Ceará. Com palestras através do Zoom, temas importantes serão tratados, todas as quartas-feiras. Hoje, às 17 horas, a Aline Araújo Martins falará sobre "A comunicação on line como ferramenta de aprendizagem nos dias atuais". Dia 10, no mesmo horário, será a jornalista Lêda Maria Souto: "Comunicação escrita, a linguagem abrangente do amor".

Severino Neto faz parte da lista dos empreendedores entusiastas e comprometidos com o desenvolvimento do Ceará como Geraldo Luciano e Ethel Whitehurst
Foto: divulgação
Severino Neto faz parte da lista dos empreendedores entusiastas e comprometidos com o desenvolvimento do Ceará como Geraldo Luciano e Ethel Whitehurst

Este ano não será contado, troco de idade só no próximo, diz com aquela simpatia, característica, Severino Neto, aniversariante de amanhã. Depois, quase avaliando os fatos, o empresário lembra que a nova idade e a pandemia levam a pensar no que estamos fazendo pela terra, pelo próximo. Temos que fazer melhor pela conquista de uma vida digna para todos, assim estaremos fazendo o melhor pelo planeta.

Família marcada pela união e o afeto não deixa a data passar silenciosa. Ermengarda e Eudoro Santana prepararam para o filho Camilo Santana, aniversariante de hoje, alguns mimos. Hora do café da manhã duas dúzias de antúrios lindos colhidos no jardim da mãe querida ornamentam a mesa. Hora do almoço ele vai se servir de um pernil de porco preto da serra preparado pelo pai. E uma comunicação virtual acompanha suas emoções reunindo os filhos e sobrinhos dele, cantando "Parabéns Pra Você". A programação carinhosa da amada Onélia vamos manter o segredo.

Mais, mais

"Um Estranho no Ninho", "Psicose", "O Homem Elefante", "Sexto Sentido", "Quase Deuses" são filmes que constam da lista que Roberto Misici está divulgando com a denominação de "100 filmes que todo médico deve assistir antes de morrer".

Fisioterapeuta José Meudo já atendendo seus clientes que mantêm bem vivas as orientações dele para um corpo saudável e uma saúde mantida. Na Somnis, uma das máximas incentiva a "nova vida": coragem para acreditar nos nossos sonhos.

O abraço afetuoso para Adauto Bezerra, Leônidas Cristino e Waleska Albuquerque, ganhando nova idade, hoje.

Amanhã é dia de festejar Alberto Carneiro, Binho Bezerra, Lêda Farias, Herbert Aragão, Zé Augusto Ximenes, Patrícia Macedo, Randal Pompeu, Severino Ramalho e Nadya Cabral.

Martinha e José Valdo Silva repetiram último 31 a coroação de Nossa Senhora, só que neste ano de uma forma intimista, mas na mesma tonalidade da devoção.

A Missa virtual, de 11 horas, do dia 7, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes marcará os 30 dias da partida da querida Matusahila Santiago para a Casa do Pai. Celebrará o pároco João Jorge. No instagran: @pnsl dunas. No youtube: pnsl dunas.

Auxiliadora
Foto: divulgação
Auxiliadora

Curtindo a nova idade Auxiliadora Carvalho refugia-se com Sabino Henrique (são 50 anos de bem casados), na casa praiana. Ela garante que o confinamento é uma oportunidade do exercício da criatividade doméstica, daí os dois terem descoberto os dotes culinários e de jardinagem.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?