Logo O POVO+
Mano Alencar: momento de inspiração
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Mano Alencar: momento de inspiração

Trabalho de Mano Alencar  (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Trabalho de Mano Alencar

"A pandemia torna o artista muito mais sensível. Ela mexe com as pessoas, causa medo, dores, sofrimentos e preocupações. Mas encontro um fator positivo nessa realidade: a oportunidade de reflexão, de repassar coisas, valores, conceitos sobre o consumismo, o dinheiro, o status e a discriminação. Precisamos mergulhar na certeza de que somos todos seres iguais, passageiros da mesma nau. É preciso um olhar atento, fé e coragem para assumirmos uma nova realidade, mantendo o pensamento reflexivo para a nossa melhora interior". A declaração é do artista Mano Alencar, ora produzindo uma série de pinturas sobre esta realidade que envolve o mundo. 

Há um desamparo emocional? Médica psicanalista Regina Alcântara indagada sobre o atual momento de tempestade, ressalta: "Tempestade é a palavra exata... Diante do imprevisível, senão inimaginável, que súbito e inesperadamente invadiu nossas vidas, sem que tivéssemos pelo menos tempo para nos preparar. Também poderia usar a palavra trauma, no sentido pleno do pensamento freudiano, sobre que experiência desconhecida que nos invade sem que haja tempo hábil para que possamos recorrer a mecanismos organizados do nosso eu e, assim, não ficarmos submetidos a um estado de angústia desorganizadora que impõe uma vivência de transbordamento afetivo e profundo desamparo emocional. Penso que de modo singular e próprio cada um de nós vive, em escala de intensidade também muito variável, essa experiência".

Esta noite as atenções se voltam para a entrevista do governador Camilo Santana. Em rede nacional da TV Cultura, ele estará no "Roda Viva" e não se omitirá de falar de suas lutas para combater os efeitos nocivos da pandemia do coronavírus. De sua ginástica diária para solucionar outros graves problemas do Estado e mesmo revelar sua garra para alcançar a plenitude de seu plano de governo, voltado para o social e para a Educação. Entre os entrevistadores vai estar nosso companheiro de O POVO, jornalista Érico Firmo.

Nadja Dutra 33. Esse é o registro de uma mulher ousada e talentosa, entregue a uma campanha eleitoral para eleger-se presidente do Crea-Ceará. Se eleita, será a primeira a ocupar o cargo naquela entidade formada por engenheiros, geólogos, agrônomos, geógrafos e outros, somando um universo de 14 mil associados. O pleito está marcado para 15 de julho. Ela caminha ao lado de Geraldo Santos, Paulo Guimarães e Sérgio Chaves, respectivamente presidente da Confea, diretor geral e diretor administrativo da Mútua-CE.

Querido Adauto Bezerra ganhou dos amigos do coração uma manifestação carinhosa, manhã de seu aniversário, completando 94 anos. Acompanhados de parte da Banda de Música da 10ª Região Militar, o general Manoel Theóphilo, coronéis Wandocy Romero e Benício e o tenente Roberto Neves, compareceram ao hall do edifício onde ele mora com a amada Silvana e o filho Artur. Músicas preferidas de Adauto foram interpretadas terminando o repertório com o Hino Nacional, acompanhado pelos moradores do prédio em suas varandas.

Pense em uma pessoa feliz. Médico Walber Vieira, o amado de Maria Luiza e dos filhos Haendel, Hegel, Fábio e Walber Jr, chega aos 80 jovens anos. Garante que o amor da família e a água de Canindé são os elementos da plena juventude

Bruno Pedrosa, artista plástico cearense, integrando o grupo dos destaques, na Itália, volta feliz ao trabalho. Abre seu atelier para concluir a nova coleção, "Wearable Art", ou seja, joias contemporâneas, agora ocupando seu processo criativo. Para a coluna enviou foto individual com um belo chapéu anunciando "nossa alegria pelo fim da pandemia da Covid-19, no país".

A presença do papa Francisco, ao final do "Boa Notícia", noticiário das 18h30min, na TV Pai Eterno, emitindo reflexão sobre o tema do dia, é algo imperdível, para os cristãos. O brasileiro e seu assessor o jornalista Silvonei José faz a tradução.

Você tem praticado o autocuidado? A resposta se ampliará no Caleidoscópio Mulher, evento enfocando os vários papéis da mulher e a pandemia. A Live 1 terá a participação de Cris Delage, educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Saúde Integrativa, com 25 anos de profissão. Ela falará sobre "Saúde Corporal: Novas Rotinas da Pandemia". Será dia 11. @cris_delage_educadora_fisica.

Linda, lindíssima. A reabertura da iluminação da Torres Eiffel com uma homenagem da França às vítimas da Covid-19. Em determinado momento da homenagem, o monumento parece derramar lágrimas.

Fátima e Gerardo Santos completaram 28 anos de uma vida amorosa recheada de açúcar e afeto. A comemoração foi íntima, com vinho, jantar saboroso e bolo decorado com o cupido.

Vera Costa, atual coordenadora das Bandeirantes de Fortaleza, pretende comemorar o centenário do projeto no Brasil com uma coletânea de textos escritos por antigas companheiras mostrando as experiências vividas, nos velhos e bons tempos do movimento.

Essential Maison com as sugestões de presentes para apaixonar os namorados. Faz delivery. 99953.0088.

Rotarianos do Distrito 4490 unidos na saudade do companheiro Pedro Ivo de Carvalho Viana, que última quinta-feira, partiu para a Casa do Pai. Ele foi governador 2012-2013 e ao lado de Concita sempre soube elevar os ideais do Rotary. Atual governador Maria Vital da Rocha emitiu nota expressando toda a
sua tristeza.

Nem o dia de sua troca de idade fez o Dr. Henrique Javy parar de trabalhar como diretor da São Carlos Imagem. Aos 48 anos tem um mapa de realizações profissionais que só projeta sua trajetória, e estimula outras.

Amanhã são aniversariantes do dia  os felizes José Valdo Silva, Mairton Lucena e Ary Ramalho.

Sandra Helena Gomes elaborando seus planos para vivenciar os 50 aninhos, comemorados, última quinta-feira, 4, entre os familiares. Quando tudo passar ganhará festinha em Lisboa

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?