Logo O POVO+
Casamentos: número de separações assusta
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Casamentos: número de separações assusta

Denise, na foto com seus três amores, Luciano, Leopoldo e Lorenzo, ganha nova idade quarta-feira, distante das festividades, antes, intensas (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Denise, na foto com seus três amores, Luciano, Leopoldo e Lorenzo, ganha nova idade quarta-feira, distante das festividades, antes, intensas

O excesso de um tempo de convivência, revelando entre quatro paredes personalidade, costumes, exigências e diferenças, mais o abalo da parte financeira causado pela mesada cancelada à mulher, o salário diminuído e o fechamento dos negócios são, na opinião do advogado Clailson Ribeiro, os principais motivos do excesso de divórcios acontecendo em Fortaleza, nesse tempo de pandemia, causada pelo domínio do coronavírus.

As relações entre os casados legalmente e aqueles que não formalizaram seu matrimônio estão a exigir muito amadurecimento, cumplicidade, admiração um pelo outro e diálogos afetuosos, valores não encontrados em uma relação conflitante.

Muitos pares já vinham fragilizados, mas tinham a escapatória de se manterem ausentes de casa, por conta dos trabalhos, lazer e outras ocupações, naturalmente distanciando a convivência. A realidade é séria, comparando meu registro com os três meses do ano passado, a soma de separações, agora, ultrapassa em três vezes mais, esclarece o entrevistado. Nos cartórios a cifra também é crescente.

Datas juninas mantidas no mapa dos festejos, via os canais de televisão e as programações virtuais. Grupos se unem e levam a euforia. Uma mostra, também, de criatividade veio através do casal Edirce Lins e Eric Fernandes de Souza, síndicos do Edifício Lis Du Parc, com a realização do São João dos Namorados. O convite dizia: "todos dendicasa aprurreitando das varanda". O arraia concentrou os moradores em seus apartamentos onde todos prepararam a culinária, vestimentas e decoração. Na área de lazer uma grande fogueira, telão e mesa farta de comidas típicas. Para garantir a animação reinou Karolzinha Atrevida. Linda, comunicativa la apresentou seu repertório junino ao som de sua voz e sanfona. Festa animadíssima.

Denise, na foto com seus três amores, Luciano, Leopoldo e Lorenzo, ganha nova idade quarta-feira, distante das festividades, antes, intensas. A aniversariante garante que duas coisas aconteceram nessa pandemia para revelar a transformação do mundo: a conscientização do ser humano para sua missão solidária que implica em um reencontro consigo mesmo e com o próximo. Segundo, a revolução digital, permitindo que o cenário do lar possa ser utilizado para o trabalho profissional e a comunicação, tirando-nos da aceleração entre mil lugares e afazeres.

Elas são jovens aos 90 

1. EDYR ROLIM, a mãe querida de Pio Rodrigues, Ricardo, Clóvis Junior e Eduardo, casados com Stela, Denise, Pretinha e Sandra, ganhou um fim de tarde dominado pelas cores do pôr do sol, na sua casa da Praia do Futuro, onde refugia-se desde a chegada da Covid 19. Sem ela esperar um cortejo de carros conduzindo toda a família, inclusive sobrinhos e primos estacionou, e explodiu de um palco armado, um festival de música e poesia, celebrando a chegada dos seus 90 anos. Sabendo manter toda a alegria cultivada ao longo dos anos, Edyr depois de ouvir as palavras em azul do filho primeiro e poeta, Pio, agradeceu a homenagem na contemplação do mar e dos sorrisos apaixonados de todos que ali se reuniram para esta primeira comemoração.

Qual o plano para o ano chegante?

"Continuar sendo eu mesma, trabalhando, desenvolvendo ações solidárias e caminhando tranquila com a chegada da nova idade cronológica, distanciada na minha idade mental, biológica, vivenciando os bons momentos de acordo com a plateia que me cerca. Exemplo: estar entre os meus 12 netos e 15 bisnetos, acompanhando bem seus passos e preferências".

2. YOLANDA ARAÚJO foi surpreendida com uma manhã nascendo entre a luminosidade do sol e a alegria das filhas Isabel com Helder Castro; Ana Luiza com Júlio Santos e Andréa com Antonio Carlos Chaves, os netos e bisnetos, inclusive Maria Júlia, ali completando dois meses de vida. Era o dia da chegada de seus 90 bem vividos anos. Ausentes só as filhas Maria Tereza e Raquel, esta com o marido José, morando em Portugal. Todos chegaram, silenciosamente, ao pátio do edifício onde ela mora. A música "Yolanda" cantada por todos convocou a homenageada para se integrar. Assustada com a surpresa ela se integrou, mantendo o sorriso farto e recebendo os beijos e abraços. Acompanhou emocionada as frases de amor, intercaladas pelas suas músicas preferidas, ali interpretada pelo talentoso Adelson Viana, sanfona e Tiago e Julinho, percursionistas. "Andorinha", uma marcha rancho marcando o tempo de amor vivido com o marido querido Edison Araújo, e agora "o hino oficial das Araujadas" encerrou a parte musical e aquela manhã festejada também entre os aplausos dos amigos que, das varandas, saudavam a vizinha querida.

Qual o grande plano para o novo ano?

"Fazer um voo de asa delta. O mais é permanecer corajosa, saudável e vivenciando o carinho da família e dos muitos amigos, todos garantindo os meus momentos melodiosos de afetos e juventude".

É uma verdadeira história de amor. O advogado Gil Bezerra entrou no hospital com a esposa Tereza Maslowa, os dois graves, acometidos de coronavírus. Ela partiu primeiro para a Casa do Pai. Exatamente, oito dias depois Gil foi ao encontro da sua amada. Não resistiria viver sem ela e padeceria de saudades. Agora, os filhos Carlos, Tereza Ângela e João Paulo se alimentam da fé de ter seus pais nos braços de Deus, deixando para eles, para nós, amigos e demais familiares, o testemunho de bondade, integridade e capacidade de amar.

Ouvir Jorge Cardoso, agora bem acompanhado pelos músicos Márcio Ramalho, Francisco Medeiros e Eduardo Pontes, é ter um momento de total envolvimento com o melhor do Choro, fortalecido pelas cordas de seu bandolim. Recentemente, Carla Soraia, o entrevistou, no seu programa cultural "Almanaque", TV Assembleia, possibilitando que as mais lindas criações musicais vitaminassem os momentos.

Grupo M.Dias Branco tem um novo diretor de marketing: Fábio Melo. Deve ter o mesmo potencial de dinamismo e comunicação de seu xará padre, tal a importância do cargo e de sua escolha.

Querida Leides Castelo Branco ganhou comemoração afetuosa, pela chegada de seus jovens 85 anos. As filhas Paula Frassinetti, Lenise, Leyla com Marcos Marques e Luciana com Paulo Martins Neto, cuidaram do seu despertar com "As loucuras de Amor", e a noite a luminosidade de carinho foi conjugada com uma apresentação de voz e violino.

As integrantes da BPW e Alfe, entidades que a aniversariante participa, enviaram mensagens e fotos recordando seus bons momentos.

Votos de sorte na saúde, alegrias e realizações, para o aniversariante Rafael Sudatti, um dos apaixonados pela gastronomia, exercendo sua função de chef , formando com Ticiana Patrício, um casal perfilado de entusiasmo e benquerença.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?