Logo O POVO+
Mais uma usina solar
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Mais uma usina solar

Tipo Opinião
Jornalista Jocélio Leal e a cônsul de Portugal no Ceará, Cristina Pedroso, com o deputado José Cesário e Graciano Coutinho (Foto: Samuel Pimentel)
Foto: Samuel Pimentel Jornalista Jocélio Leal e a cônsul de Portugal no Ceará, Cristina Pedroso, com o deputado José Cesário e Graciano Coutinho

Dezembro trará para o Ceará a luz do Natal identificada com a prosperidade. É que neste mês será inaugurada uma Usina Solar com mais de 5 mega watts, no município de Horizonte, de propriedade do Grupo Telles. Ela vai fornecer energia para a fábrica de Água Mineral Naturágua e o excedente abastecerá outra empresa do grupo, a de papelão, Iplastic. A chegada da segunda usina do grupo comandado por Everardo Tellles, com a colaboração direta da dinâmica filha Aline, é implantada com recursos próprios. Vale lembrar que o complexo empresarial foi o primeiro no Estado a montar sua usina, praticando sua política de energia renovável.

Otimista e atuante, o Grupo Telles não foi abatido por esta crise do covid 19, permaneceu em ação, valorizando sua mão de obra e crescendo em produção e vendas, via suas três empresas: Naturagua, a de papelão Santa Elisa e a Iplastic, e garrafa pet e garrafões de 5,10 e 20 litros. Um novo registro de destaque vem para empresa Santa Elisa, recebendo o selo verde, de reconhecimento do governo federal pela sua reciclagem de 95 toneladas/dia e o uso da energia solar, além do Iso 9000. O governo do Estado do Ceará, via governador Camilo Santana, acompanha e apoia.

Fortaleza recebeu a visita de José de Almeida Cesário, deputado português integrante da Assembleia da República pela Emigração. Ele veio desenvolver sua agenda de visita às comunidades portuguesas no Brasil e apoiar as ações do consulado de Portugal no Ceará, aqui, muito bem comandado por Cristina Pedroso. Os dois visitaram o Jornal O POVO, onde Almeida Cesário concedeu entrevista ao jornalista Jocélio Leal. Depois foram a Fábrica Fortaleza, do Grupo Manoel Dias Branco, e ao Centro Histórico, onde o visitante, encantado com o empreendimento, teceu elogios ao processo de modernidade industrial e se emocionou com o acervo do memorial, onde está a Medalha do Mérito Industrial concedida pelo governo Português ao empreendedor Ivens Dias Branco.

Entre muitas reuniões, destacou-se aquela de José de Almeida Cesário com a cúpula da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Ceará, presidida por Wandocyr Romero e tendo como vice Romulo Alexandre Soares. Durante sua estada em Fortaleza, ele e acompanhantes estiveram hospedados no Dom Pedro Laguna Beach Resorts & Golf, empreendimento de portugueses, cujo diretor é Wandocyr Romero.

"Fico muito orgulhosa dos nossos programas promoverem a seguranca alimentar e nutricional de criancas e adolescentes. A ação em breve chegará ao Cariri", informou a primeira-dama Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará e do Mais Nutrição. Sua declaração vem em função do Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Nutrição, ultrapassar as 555 toneladas de alimentos doados para cerca de 27 mil pessoas, de 31 municípios cearenses. Desses, 16 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de 91 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanau.

Trabalho em Home Office: desafios e oportunidades. Este é um evento digital importantíssimo do O POVO, a ser transmitido dia 23, através do Youtube e do Facebook do OPOVO Online. Tem a co-realização da Fiec, Fecomércio e do Sebrae, ali representados por Jaime Bellicanta, Cid Alves e Cibele Girão. A mediação será da jornalista Lêda Maria Souto. O Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região (TRT-CE) comanda as respostas aos muitos questionamentos sobre o tema. Está representado pelo des. Franzé Gomes e o juiz do Trabalho Carlos Alberto Rebonatto. Os dois têm participação especial, direcionando a legislação trabalhista e os esclarecimentos necessários sobre a nova modalidade de trabalho para empregados e empregadores surgida com a pandemia da Covid-19. Estes ajustes são necessários. O Home Office é uma nova realidade.

Tinha que ter a sensibilidade de uma médica séria e dedicada ao trabalho e aos pequeninos. Ana Maria Cavalcante, com um grupo de pediatras, da Sociedade Cearense de Pediatria, lança o I Prêmio Literário Infantil da Socep para motivar a criatividade nestes tempos de pandemia. O concurso direciona-se às crianças entre 7 e 12 anos, filhos ou parentes de médicos, dissertando ou/e desenhando uma história, de como alguém conseguiu superar problemas e dificuldades nestes tempos de Coronavírus.

O grupo "Nasci para ser Feliz" aproveitou a reunião do último domingo para avaliar o perfil de alguns candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Lá estavam, ao lado da anfitriã Terezinha Rolim, Gabriela Castro, expert em eleições partidárias, Maggy Montenegro, Eliana Cavalcante e outras.

No cortejo dos noivos Isabella Ventura com Fernando Diniz, o toque de beleza foi dado com a entrada das daminhas Sofia e Olívia, netas de Hilsa e Francisco Ventura, e bisnetos de Ítala e Edson Ventura.

A Dias de Sousa lançou o primeiro edifício alto padrão na Aldeota com horta orgânica no rooftop. Projetado para atender às necessidades do novo perfil de consumidor pós pandemia, o Tribeca vai contar, ainda, com coworking com sala de reunião, além de locker para entrega e recebimento de encomendas online e de delivery. Com o conceito "A cidade em torno de você", o condomínio localiza-se na rua Coronel Jucá, esquina com as ruas Beni de Carvalho e Henriqueta Galeno.

Médico cirurgião plástico Heim Erel levará sua clínica para ocupar andar nobre, do shopping Iguatemi.

O abraço de parabéns vai hoje para Célia Teixeira, Magalí Porto Lima e o empresário maior, com vitórias no Brasil e Portugal, José Hugo Machado. Amanhã, vai para Terezita Aguiar, Valmir Campelo, Gizela Nunes Costa e Guiomar Marinho.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?