Logo O POVO+
Pedra$ mais fortes do que a moeda
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Pedra$ mais fortes do que a moeda

Arlen Medina Néri (Foto: FCO_FONTENELE)
Foto: FCO_FONTENELE Arlen Medina Néri

No tocante ao setor de recursos minerais, o Ceará vai muito bem. Ele é responsável por uma produção de mais de 18,48 milhões de toneladas. A economia depende, aproximadamente, de 200 bens minerais. Há minério cearense em vários municípios: urânio e fosfato em Santa Quitéria; ferro em Sobral, Quiterianópolis e Tauá; cobre em Viçosa do Ceará; e calcário em várias áreas, principalmente em Santa Quitéria.

Hoje, multiplicam-se as consultas de grupos estrangeiros à Agência Nacional de Mineração, interessados na aquisição de pesquisas reveladoras sobre o Ceará. Na mesma direção, compras de terra estão acontecendo. Em Pedra Branca foi adquirida grande área possuidora de platina. Em Canindé, "um tesouro" de minério de ferro e calcário e em Santa Quitéria outra grande aquisição. Dois grupos canadenses estão comercializando no território prometendo garantir o reinado do $ol.

Um novo olhar de prosperidade para os municípios brasileiros vem com o desenvolvimento dos pequenos negócios. São mais de 90% das empresas formalizadas destas cidades, integrantes do segmento. Elas contribuem fortemente para a economia local e precisam ser valorizadas. E o Sebrae, caminhando ao lado delas, acaba de entregar o Guia do Candidato Empreendedor, relacionando 100 ações e disponibilizando informações e subsídios para os gestores, destaca Alci Porto, diretor do Sebrae/CE.

A revolução dos meios de pagamento e o impacto na economia brasileira. Este importante tema reúne em Fortaleza, próximo dia 20, Ângelo José Mont'Alverne Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central com empresários, integrantes e convidados do Lide Ceará. Um espaço será destinado ao Pix, a ferramenta criada pelo BC, gerando dúvidas e necessitando de informações. Emília Buarque, presidente local do Lide conduzirá os trabalhos, recebendo seus convidados no Hotel Gran Marquise, palco do almoço-debate.

A Casa Cor Ceará, em sua próxima edição de 2021, deve ir além de Fortaleza. Alguns municípios terão sua Casa Cor. Agora, por conta da pandemia, ela funciona, ocupando contêineres distribuídos nas areias da Beira Mar, permitindo que, através de "janelas", todos possam, primeiramente, acompanhar o projeto de cada arquiteto participante e, depois, via páginas virtuais, conhecer detalhadamente cada um. Essa visita vai até o dia 25. É só chegar lá e conferir a união do belo com a linguagem criativa dos profissionais, convidados de Neuma Figueiredo, a mulher batalhadora, garantindo o evento ao longo desses 22 anos.

Advogado José Maria Zanocchi está entre os vencedores do IX Prêmio José Bonifácio de Andrade e Silva, promovido pelo Instituto "O Direito por um Planeta Verde" (IDPV), na categoria estudante de doutorado. Seu artigo científico "Capital natural e desenvolvimento: ideias sobre como a natureza e biodiversidade podem contribuir para a riqueza e prosperidade" é produto de estudos conduzidos durante o doutorado feito no Caen e no Programa de Pós-graduação em Direito da UFC. Foi apresentado no 25º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, um dos eventos mais tradicionais na América Latina,
dedicado ao tema.

Arlen Medina Néri, diretor-geral de Jornalismo do O POVO trocou ontem de idade, sem tempo de comemorar, tal a intensidade dos trabalhos. Interrogado sobre o que falta para o mundo ser melhor, respondeu: "Mais tolerância, mais amor, mais crença e respeito. Também fé em Deus, acreditar que seus sonhos podem virar realidade, não esquecendo de praticar a caridade, não importa a quem". 

Foi na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mossoró, que os noivos, jovens médicos, Lucas e Lídia, filhos queridos de Socorro e Helder Feitosa e de Maria Liduína e Stijepan Barisic, consagraram seu compromisso de amor, abençoados pelo padre Guimarães. Depois, familiares e convidados foram recepcionados na residência dos Barisic, lindamente decorada para as bodas. Habner Weiner fez a cobertura fotográfica.

Hoje, Wilma Patrício recebe "As Azuis" para contemplar o pôr do sol de Iracema. Farto cardápio, temperado das alegrias pelo reencontro será servido, entre boas conversas e comemoração das aniversariantes. Elas não se encontram há mais de sete meses.

Depois da bonita cerimônia religiosa na Paróquia de Cristo Rei, celebrada pelo padre Eugênio e acompanhada pela bonita voz de Paulo José Benevides, os noivos Taís e Adriano Pinto receberam a família em restaurante da Av. Beira Mar.

Sandra e Eduardo Rolim mais felizes. A filha caçula, Manuela, anunciou seu noivado com Rafael Diogo. Casamento em 2022.

Número ainda reduzido de mulheres na Câmara Municipal de Fortaleza. Somente nove, para um universo de 43 cadeiras.

Edson Neto acompanhado da amada Ticiana e dos filhos Beatriz, Marco e Júlia curtem temporada pelos cenários belos do mundo, incluindo Ilha de Malta.

Último sábado, a médica Gláura Férrer chegava ao Del Paseo para a reunião do grupo que ali se encontra e mantém no Shopping Del Paseo, bonito antiquário. Inclusive, seu filho Fernando colecionador de belezas raras. Ela foi festejadíssima.

A Birds, loja colaborativa do Jardins Open Mall, está apoiando o Hospital de Olhos Instituto Caviver. No espaço, o Caviver comercializa produtos como camisas e lenços, criados para a manutenção do Instituto.

O Natal pede a prática da solidariedade com aqueles que enfrentam o sofrimento, a fome, as carências. A Fundação do Rim, presidida pelo médico Paulo Mota, clama por esta ajuda emergencial. Um bazar está sendo organizado. Doações para Rua Castro Alves, 617. Fone: 3879.6122.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?