Logo O POVO+
Saúde e segurança no trabalho: informações valiosas
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Saúde e segurança no trabalho: informações valiosas

Ethel Whitehurst e Aline Miranda mostram os xales produzidos pelos artesãos internos no Instituto Penal Irmã Imelda (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Ethel Whitehurst e Aline Miranda mostram os xales produzidos pelos artesãos internos no Instituto Penal Irmã Imelda

1 Foi marcado por muitas informações para as empresas, empregados e empregadores, e estudiosos do assunto, o webinar "Saúde e Segurança do Trabalho- a retomada pós-pandemia", uma promoção do Grupo de Comunicação O POVO, com o apoio do Banco do Nordeste, Unimed, Assembleia Legislativa e Grupo 3 Corações, apoiado pelo Tribunal Regional do Trabalho, 7ª Região.

2 Realizado em ambiente digital, contou com a participação de personalidades ligadas ao processo de acompanhamento do domínio do Coronavírus, nos mais diferentes segmentos. Especialistas, autoridades nacionais e locais apresentaram assim suas realizações no combate a uma realidade sofrida envolvendo a saúde, a economia, ações profissionais, relações familiares e as leis trabalhistas vivenciada, neste contexto de pandemia.

3 Assim, atuaram os presidentes do Banco do Nordeste, Romildo Rolim; da Unimed, Elias Leite; ministra do TST , Delaide Arantes. Mais os desembargadores Sebastião Oliveira, TRT-MG; Paulo Régis Botelho, doutor em Direito do Trabalho; Emanuel Furtado e Carlos Rebonatto, TRT-CE. Mirella Cahú, juíza do Trabalho na 4ª VT de João Pessoa e a diretora de RH do Grupo 3 Corações, Suely Alves.

4 Opinando sobre o webinar o des. Franzé Gomes, do TRT/Ceará, moderador do encontro, destacou que "este evento foi fundamental para despertar nos trabalhadores e empregadores o cuidado com a proteção da vida, em particular contra a covid-19. Todos têm responsabilidades e cada um tem que cuidar de si e do seu semelhante. A empresa tem a obrigação de informar e ofertar os equipamentos de proteção, as medidas protetivas, assim como o trabalhador tem o dever legal de cumprir determinações e medidas de proteção. Esse foi um evento completo, prosseguiu centralizado em temas importantes, inclusive mostrando soluções adotadas também em saúde para a retomada das atividades presenciais e o crescimento profissional de muitos trabalhadores, assim como da nossa própria economia".

Foi em seu discurso de posse, que a nova presidente do TRT/CE, des. Regina Gláucia Nepomuceno destacou que, em períodos como o da pandemia do coronavírus, é importante ter calma, paciência e ouvir a ciência para garantir a segurança de todos. "Neste momento excepcional, nos reinventamos para continuar prestando à sociedade um serviço jurisdicional efetivo e de excelência".

A desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno tem mandato de 2021-2022, trabalhando com os desembargadores Fernanda Uchoa, vice-presidente, e Paulo Régis Botelho como corregedor-regional. A magistrada, que tem toda sua vida profissional dedicada à Justiça do Trabalho, terá entre os desafios o corte orçamentário do Tribunal. "Nós hoje temos mais de 100 servidores aposentados, impossibilitando a recuperação dessa força de trabalho".

Ethel Whitehurst e Aline Miranda mostram os xales produzidos pelos artesãos internos no Instituto Penal Irmã Imelda

Prossegue até sábado a Feira Nacional de Artesanato e Cultura, 100% online, destacando os novos tempos e novos formatos. Um destaque da programação foi a palestra da empresária Ethel Whitehurst, também líder do Comitê de Artesanato do Grupo Mulheres do Brasil, e Aline Miranda, defensora pública e líder do Comitê de Cultura de paz. Elas apresentaram o trabalho de artesanato desenvolvido nos presídios da Região Metropolitana de Fortaleza e os círculos de Paz e de Comunicação não violenta.

Médico Hipólito Monte, curtindo o amor e a felicidade, ao lado da amada Marta, ganha hoje nova idade. Felicitações completarão o dia, colorido pelas manifestações carinhosas dos demais familiares, amigos e funcionários de suas empresas

Um olhar centralizado na saúde e bem estar das crianças. Foi inaugurada a 21ª Praça Mais Infância, no município de Icó. A vice-governadora Izolda Cela comandou o evento virtual, que contou com a participação da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França. O Governo do Ceará já soma um total de 258 equipamentos idealizados pelo Programa Mais Infância Ceará.

O Hotel Sonata se prepara para a chegada de um novo corredor de atrações no Aterrinho da Praia de Iracema. Ao seu lado funcionarão a nova pizzaria Z-Boys e uma unidade da sorveteria San Paolo. "Esperamos que a já valorizada localização do Hotel, de frente para o mar e próxima a pontos turísticos, ganhe ainda mais prestígio com a chegada desses empreendimentos", afirma Ivana Bezerra, proprietária do Sonata.

Novos tempos. Aquele jovem, de muitos bens, apresentou para sua noiva, entre as peças do seu enxoval, na noite de núpcias sua bela e valiosa coleção da boneca Barbie.

Próximo domingo, 13, Lúcia Medeiros, uma grande mulher na divulgação do amor a Deus, faz aniversário. A comemoração será com o amado Maurício, os filhos Régis, Marcos e Paulo, noras e netos.

Terezinha Rolim já resolveu. Brindará a chegada do Ano Novo, em seu endereço, ao lado da família e do grupo Nascemos para Ser Feliz.

Selvagens à procura de lei. Quem sabe que título é esse? Simplesmente é o nome uma banda pop rock cearense que participou da abertura da Copa do Mundo, na Rússia em 2018, fazendo grande show em Moscou. É formada por músicos, jovens, profissionais e vibrantes: Nicholas Magalhães (filho querido de Angelane e Pedro Maurício Magalhães), Gabriel Aragão, Caio Evangelista e Rafael Martins.

Hoje é dia de festejar André Filipe Dummar, Daniela Gentil, Juvêncio Câmara e Pedro Wandeley. Amanhã, uma linda mulher Raqueline Barbosa.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?