Logo O POVO+
Terminal Marítimo de Passageiros: melhor investimento
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Terminal Marítimo de Passageiros: melhor investimento

Presépio (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Presépio

Muitos comemoram, principalmente a diretora presidente da Companhia Docas do Ceará. O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza é avaliado como a melhor opção de investimento em Portos. Resultado foi apresentado em estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas e o portal "Portos e Navios". Em uma escala de notas com 24 projetos de arrendamento, o TMP alcançou nota máxima de 1,63.

Avaliando esse resultado, a diretora presidente da Cia. Docas do Ceará, Mayhara Chaves, ressalta o potencial econômico que o TMP tem para Fortaleza e para todo o Estado. O Terminal, aliado ao Porto, é um equipamento que precisa realmente crescer e se desenvolver. Com essa concessão vislumbramos novas e boas oportunidades de negócios", revelou.

Quem sabe dos perigos? Se o Porto do Pecém foi construído no Governo de Tasso Jereissati com o compromisso de ser ecologicamente correto, compromisso esse depois sacramentado na administração Lúcio Alcântara, a arquiteta Regina Catunda, estudiosa da área, tem hoje provas do perigo e das destruições desse compromisso com a criação da esteira de carvão e minerais de ferro, negando, inclusive, o Acordo de Paris, que o Brasil é signatário e mais os perigos à saúde e ao meio-ambiente. Essa esteira permite a disseminação da fuligem do carvão e do minério, condenando a um verdadeiro inferno quem mora nas proximidades. Será que Duna Uribe, agora no comando provisório do Porto, sabe disso?

A Campanha de Solidariedade "Um Sonho para Chamar de Meu", beneficiando mais de 200 idosos que vivem em abrigos de Fortaleza, chega a sua quarta edição. Realizada final de ano pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social em parceria com o Rio Mar Kennedy, precisa de mais ajuda para o Lar Torres de Melo e Abrigo de Idosos Olavo Bilac. Interessados em contribuir devem adotar uma cartinha contendo o pedido do idoso, que está disponível no site da campanha: www.riomarkennedy.com.br/umsonhoprachamardemeu
Entrega até o dia 17.

O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional reabriu suas inscrições, prosseguindo até 30 de dezembro. Com o novo prazo, o Banco favorece maior participação a um dos prêmios de jornalismo mais importantes do País. São 17 destinados a profissionais e um para universitários, somando valores de R$ 234 mil.

Tudo muito restrito. A cerimônia de diplomação dos eleitos em Fortaleza será realizada no dia 18 de dezembro, no auditório da Escola Superior da Magistratura - Esmec, às 17h. Em virtude das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento será restrito aos diplomandos e autoridades convidadas. Somente terão acesso ao local os 43 vereadores eleitos, o prefeito e o vice eleitos, bem como autoridades convidadas pela Justiça Eleitoral e a imprensa profissional, previamente, credenciada. Os demais interessados poderão assistir ao evento através do Canal do TRE-CE no YouTube.

Antes de provar das alegrias pelo seu aniversário de ordenação sacerdotal, dia 22, padre Neto vivenciou outra. Dia 8, da Imaculada Conceição, ele celebrou missa no Colégio Santa Isabel, em inglês, para religiosas estrangeiras recém chegadas ao Ceará.

Mana Holanda recepcionou, em seu "paraíso" nas Dunas, o Grupo das Azuis, hoje integrado por Glaura Férrer, Marciane Zaro, Tane Albuquerque, Maria Vital, Maria Vanda Sá, Márcia Medeiros, Fátima Goulart,Nádia Parente e a colunista. Direcionando toda a programação com temas natalinos, registraram-se boas conversas, distribuição de mimos, destaque para a lembrancinha da anfitriã: uma galinha feita de cipó, carregando 12 ovos verdadeiros, o desfile de música ambiente centralizada em trilhas sonoras de belos filmes e sorteios de lindos objetos da loja de Presentes Maria Vanda.

Todas vivenciaram um momento de reflexão sobre os ganhos e perdas sentimentais dentro desse contexto de Covid-19 e o testemunho cristão. A segunda parte do programa foi o almoço com cardápio saboroso assinado por Rafael Sudatti, acompanhado de vinhos e champagne. Sobremesas pecaminosas distanciaram as azuis da balança e de qualquer regime. Um bolo com velinhas marcou também a comemoração dos aniversários de Mana Holanda e Maria Vanda.

Um dia de muita alegria para Denise Lucena e Luciano Cavalcante. Último 9, ela recebeu a Medalha Paulo Bonavides, entrega simbólica feita quando da abertura virtual do XXVII Fórum de Debates sobre Direito Público, comandado pelo procurador- geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana. A PGE destacou que Denise, procuradora da Fazenda Nacional, foi escolhida por unanimidade.

A comemoração do Natal vai reviver a antiga tradição do encontro familiar. Pais e filhos reunidos, criançada motivada a fazer Auto de Natal e cantorias. E o presépio compondo o centro da decoração, para receber as orações. Vale lembrar essa é uma festa verdadeiramente cristã.

Para Isabel e Sá Júnior, o período da Pandemia do Coronavírus está oferecendo muitas lições. Uma delas é a disciplina para uma vida saudável. Os dois, enfrentando o distanciamento dos amigos e da profissão, permaneceram em casa regrando a alimentação, fazendo, diariamente, exercícios físicos, caminhadas e mais a companhia de bons livros e bons filmes.

Onélia e o governador Camilo Santana passarão o Natal e a chegada do Ano Novo reunidos com a família. Pais dele, Hemengarda e Eudoro Santana, felizes com a previsão de ficarem cercados pelos muitos filhos.

O cenário dos Estados Unidos, mais precisamente Orlando, continua atraindo Carol e o prefeito Roberto Cláudio para os dias de recesso, após a diplomação dos eleitos. Prefeito Sarto e vereadores.

Casal Kazumi Miura e Alexandre Reis anunciando boa notícia culinária. Nesta semana vão voltar a receber e comercializar as ostras de Santa Catarina, mexilhões e vôngoles. Os amigos dela, uma presença linda na propaganda da "Japa da Ostra", podem comemorar e preparar recepções em seus endereços de saborosos pratos.

Empresário Beto Studart regressou de Sorocaba/SP onde foi fazer revisão com seu oftalmologista que garantiu estar tudo bem, oferecendo visão plena ao seu paciente. Prepare-se para os efeitos desse diagnóstico, dominando um homem de larga visão.

Sagrada Família, de Zuenir Ventura, é um romance que entrelaça memória e ficção para compor uma narrativa lírica e cativante sobre os amores que resistem ao tempo. É também um livro que reconstrói um período crucial na História do Brasil, às vésperas de entrar na Segunda Guerra. Uma boa sugestão de presente.

Vai bem o projeto que unirá Clube Náutico com Restaurante Boteco. Tudo objetivando devolver a movimentação ao tradicional imóvel da Beira Mar, agora abrindo espaço para receber empresa que mantém uma boa cozinha.

Mana e Manoel Holanda reunirão o clã inteiro, na mansão da serra, em Fourquilha, para comemorar o Natal e o Ano- Novo. São três gerações unidas. Ausente só o neto José Victor com Fernanda e o bisneto Manoelzinho, todos morando em Orlando, nos Estados Unidos.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?