Logo O POVO+
Hotel é uma ameaça
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Hotel é uma ameaça

Fátima Duarte e família (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Fátima Duarte e família

O Iracema Plaza Hotel ou Edifício São Pedro, localizado em uma área histórica e turística de Fortaleza se constitui, na opinião de hoteleiros da área, uma grave ameaça aos moradores, empresários, lojistas do entorno e mesmo aos passantes. Ocupando uma área de mais de mil metros quadrados sua construção está em processo de total destruição, ameaça de desabamento e incêndio. Abandonado, há mais de 20 anos, o imóvel serve hoje para aglomeração de marginais praticando brigas, principalmente à noite, além de ser livre para venda e circulação de drogas. Última segunda-feira uma jovem morreu ao cair do edifício.

Os hoteleiros vizinhos afirmam ainda que contatos e pedidos de socorro já foram feitos às autoridades municipais da área do turismo, patrimônio (contam que seria tombado), cidade, segurança, além do Corpo de Bombeiros, e ninguém informa qualquer ação. Lembranças avivam que, em tempos dourados, o espaço era dos mais atraentes aos eventos sociais e festas, além de moradia chic.

MOLDURAS

Era o mais dedicado pesquisador da arte regional, professor, jornalista, memorialista, escritor, mas era principalmente o mestre dos encantos da cultura popular, amado por Patativa do Assaré, Estrigas, Nice, pelos violeiros, os rabequeiros, os cordelistas. Gilmar de sorriso raro, mas quando expresso era de um menino feliz, partiu deixando muitos amigos e muita saudade. Mas sabemos de sua saída da Maraponga para ocupar seu lugar no céu, onde os músicos e poetas que lá estão louvarão sua chegada. Gilmar lançaria este ano seu livro "Poéticas da Voz- aboios, benditos, cantoria, cordel, emboladas, loas, saraus, torém, trovas".

Misericórdia não rima com tarde ou manhã, e sim com Noite, daí a bela programação religiosa há anos comandada pelo Pe. Eugênio merecer voltar para seu horário antigo, na televisão, onde era grande o número de telespectadores, beneficiando inclusive os patrocinadores.

A Academia Cearense de Letras promoverá amanhã, às 19 horas, O Ciclo de Conferências: Literatura e Psicanálise. Palestrantes são Laéria Fontenele (acadêmica da ACL e professora titular da UFC) e Beatriz Jucá (psicóloga e clínica de base psicanalítica). O programa marca o retorno da atividade virtual traçada pela Casa.

PANDEMIA EM AZUL

Médica Yhelda Felício soube extrair da pandemia espaço para concretizar o sonho de ter uma horta. "Sempre acreditando que o melhor desta vida é ter saúde, agora consumo minha salada verde e tomo os meus chás, cultivados ali", diz. Revela que. para sobreviver a esta realidade nefasta, dorme de 6 a 8 horas. "Antes de pular da cama realizo exercícios de Yoga, aprendidos com a minha filha Yelw, professora também de Eneagrama, e outros respiratórios e de alongamento. Após um robusto café da manhã- mamão, cereais, chá (manjericão e hortelã); uma tapioquinha com queijo coalho, além de um suco com batata doce, couve, 40 gotas de vitamina C, para proteger meu estômago, pois tenho hérnia esofágica. No mínimo duas horas tenho conversa com Deus", narra. O programa volta-se ainda para a prática da natação no mar, ginástica Tibetana, meditação e/ou jogo de baby tênis com meu filho Yuri. "Gosto de ler e estou com `Esteio da vida por que somos divinos´, de Marcus Vinícius Esmeraldo Melo", conclui.

Fátima Duarte e família
Foto: Divulgação
Fátima Duarte e família

Fátima Duarte concentrou toda a sua alegria na comemoração de seu aniversário, onde esteve recebendo a dose máxima de carinho do amado Juvenal, dos filhos Thiago com Luciana; Vivian com Roberto Fermanian e a caçula e advogada de sucesso Camila Borges, mais as netas. Os amigos mantiveram a admiração e os votos de felicidades, expressos em muitas mensagens.

Cybele Pontes e neta Cybelinha
Foto: João Filho Tavares
Cybele Pontes e neta Cybelinha

Cybele Pontes, aniversariante de ontem, não esteve em viagem internacional, como sempre fez para marcar a data. Cercou-se, em sua casa, dos filhos e netos em encontro de amor. Na foto com a neta Cybelinha. 

Músico e compositor Ricardo Bacelar lança dia 30, em plataforma digital, seu disco "Vila dos Pássaros". Depois dia 29 de maio o álbum "Paracosmos", com o parceiro Cainâ Cavalcante. Os dois trabalhos levam o selo Jasmin Music, de sua propriedade.

Fisioterapeuta Meudo Filho leva Marcos Lessa para cantar em live beneficente, comemorando os cinco pródigos anos de sua Clínica Somnis. Será domingo próximo, às 18 horas, transmissão ao vivo no YouTube. Arrecadação vai para a Casa do Menino Jesus.

Trabalho de Deusmar Queiroz (Pague Menos), Annette de Castro (Mallory) executando em Maranguape o processo de vacinação da população é um exemplo do que a iniciativa pode e deveria fazer para a população nesse tempo de combate a Pandemia.

Dimas Macedo, o poeta e procurador renomado, caminha sobre a Pandemia da Covid 19 construindo inovações. Abdicou de seus títulos e participação nas Academias de Letras e está morando no Porto das Dunas. Participou da entrevista que a empresária Dellane Barreto promoveu em seu hotel Santuário das Águias, reunindo Alexandre Cabral, Idelfonso Salmito, José Eloy Neto e Adelson Carneiro.

Médico Adalberto Barreto participa da "Jornada Brasil-Espanha: farmacêutico como agente de cooperação internacional e vulnerabilidade social".

Hotel Gran Marquise escolhido para hospedar a seleção da Bolívia, que participando da Copa Sul Americana, está em Fortaleza e joga com o Ceará.

Troca de idade hoje o médico Flávio Leitão, comemorando com toda a família.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?