Logo O POVO+
Ceará potente ou tímido?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Ceará potente ou tímido?

Tipo Opinião
O grupo feminino de damas rotárias com as rotarianas (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O grupo feminino de damas rotárias com as rotarianas

Para darmos um salto no desenvolvimento do Ceará temos que abrir a estrutura de capital das empresas para novas formas de financiamento. Abrindo o capital, as empresas podem ter novos sócios, fundo de investimentos, parcerias. A declaração é de Lauro Chaves Neto, assessor econômico da Fiec, ao ser provocado se o Ceará já sabe traçar seus avanços para alcançar modernização e desenvolvimento. O economista segue sua opinião afirmando que o Ceará passa por um momento disruptivo. "Temos uma trinca de hubs (aéreo, portuário e de fibra óptica) em funcionamento; temos o Porto do Pecém, que tem uma estrutura muito boa e conta com a única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) ativa no Brasil. A Fibra Ótica que sai do Ceará nos liga à América do Norte, Europa e África. Isso tem um potencial gigantesco para a criação de data centers, aqui", destaca Lauro Chaves, com um lembrete. É hora de avançar, de darmos um grande salto.

MOLDURAS

Sociedade Consular do Ceará fez sua noite de confraternização, última sexta-feira. Coube ao cônsul da Espanha, Jorge Borrell Botella e sua amada mulher Regina Fidele recepcionarem os companheiros em sua residência, no sistema cada um leva seu prato preferido. Fernanda Jensen, presidente da entidade, esnobou. Levou ovos com trufas pretas.

O trabalho brilhante de Lira Neto, escritor e jornalista, e o mais recebedor do Prêmio Jabuti de Literatura, em quatro ocasiões, se estende agora em novo projeto. Ele vai ministrar curso de 19 a 22, das 17h às 18h30min, via Zoom, enfocando temática de seu último livro: Polarização ideológica e nacionalismo na Era Vargas. O cenário brasileiro da época, desde a chegada de Vargas ao Poder, o autoritarismo e suas contradições, o apogeu do projeto nacionalista estão entre os temas.

Classe médica de Fortaleza unida na saudade. Partiu último dia 7, para a Casa do Pai, o Dr. Nonom, Francisco José Fernandes Vieira. Seu colega, médico José Maria Bonfim escreveu lindamente sobre ele. "Nonom era alegre, amigo, sempre resoluto a resolver o problema de alguém. Simples. Desnudo de ambições e vaidades. Todos amavam Nonom, inclusive Deus. Faz falta. Requiescat in Pace". Vele muito ler o artigo completo.

A música de Felipe Adjafre continua desenvolvendo na cidade a alegria. São muitos os projetos realizados durante esta Pandemia. O último pode ser curtido amanhã. Na Praça BS, das 17 às 18h30min, sempre às terças e quintas-feiras, Felipe faz desfilar um repertório musical apaixonante
A música de Felipe Adjafre continua desenvolvendo na cidade a alegria. São muitos os projetos realizados durante esta Pandemia. O último pode ser curtido amanhã. Na Praça BS, das 17 às 18h30min, sempre às terças e quintas-feiras, Felipe faz desfilar um repertório musical apaixonante (Foto: Reprodução/Instagram)

TUDO AZUL

Edite Bringel teve posse como presidente do Rotary Club Fortaleza Planalto recheada de muita alegria e prestígio: os rotarianos compareceram com suas amadas mulheres e o governador do Distrito 4490, Alderi de Sousa e sua esposa Vânia prestigiaram. Ele lembrou em seu discurso que a ação de todos os rotarianos permitirá que se alcance os objetivos da entidade fundada por Paul Harris e os caminhos de crescimento. Já a nova presidente destacou que "sua gestão priorizará a educação e o esporte. Não se pode transformar vidas se não desenvolvermos projetos educacionais".

Edite Bringel entre os integrantes do RC Fortaleza Planalto
Edite Bringel entre os integrantes do RC Fortaleza Planalto (Foto: Divulgação)

Edite, atual presidente, e Paulo Roberto Uchôa do Amaral, futuro presidente 2022/23
Edite, atual presidente, e Paulo Roberto Uchôa do Amaral, futuro presidente 2022/23 (Foto: Divulgação)

Governador Alderi Sousa, saudando a presidente
Governador Alderi Sousa, saudando a presidente (Foto: Divulgação)

MAIS, MAIS

Marlene Daher, na foto com as amigas Maria Vanda Sá e Regina Fiúza Ximenes, ganhou das duas festejos pela sua troca de idade, na loja de presentes de Maria Vanda. Tudo com as cores do carinho
Marlene Daher, na foto com as amigas Maria Vanda Sá e Regina Fiúza Ximenes, ganhou das duas festejos pela sua troca de idade, na loja de presentes de Maria Vanda. Tudo com as cores do carinho (Foto: Arquivo Pessoal)

Marlene Daher, na foto com as amigas Maria Vanda Sá e Regina Fiúza Ximenes, ganhou das duas festejos pela sua troca de idade, na loja de presentes de Maria Vanda. Tudo com as cores do carinho

Shalom está comemorando 39 anos de valioso trabalho envolvendo jovens e adultos em atividades religiosas, concentradas no evangelho, na caridade e na oração. Miguel Azevedo, seu fundador, é um verdadeiro apóstolo, conseguindo desenvolver a obra em 30 países.

Tane Albuquerque ganhou presente valioso: um rubi. E o amado Chiquinho de Matos Brito aprecia e esclarece. Rubi é uma cadelinha russa, da raça Chihuá que chegou a nova morada, já conseguindo cativar a todos.

Zezinho Zanocchi e Carol felizes com a chegada da família dele, que veio do Uruguai para visitá-los e curtir bons dias entre Fortaleza e as praias do litoral leste.

Adolescentes e jovens, de 14 a 20 anos, são beneficiados com o Projeto Incentivo ao Talento executado pela Fundação Beto Studart em parceria com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. São oferecidas 50 vagas para o curso de Formação Musical para os matriculados, ou concludentes de seus estudos em Escolas da Rede Pública de Ensino. Mais detalhes: (85) 3459-9292, das 8h30min às 12h30min.

Jornalista Moacir Maia ingressou na casa dos 60 aninhos, declarando seu amor às mulheres de sua vida e o prazer de trabalhar com Roberto Cláudio, o prefeito lhe ensinou a conjugar os verbos inovar e ousar.

Hoje dia de abraçar duas médicas maravilhosas Márcia Medeiros e Yelda Felício, e Assis Vieira. Amanhã, Dr. Glauco Lobo, o amado de Claudinha, e Marciane Dias, a nora querida de Gláura Férrer.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?