Logo O POVO+
Artistas e galerias: da necessidade de apoios
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Artistas e galerias: da necessidade de apoios

Tipo Opinião
Criações de Chico Albuquerque atraindo olhares para o belo (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Criações de Chico Albuquerque atraindo olhares para o belo

1 - Nunca foi tão necessário criar ações e projetos de apoio aos artistas cearenses vivendo uma crise que tem duas graves vertentes. Uma é o lado emocional de não poder trabalhar e mostrar suas criações. Outra é a falta de rendimentos e reserva$ para caminhar e ter o pão de cada dia. Gentil Barreira e Patrícia, sensíveis à realidade, levam a "Imagem Brasil Galeria" a abrir suas portas físicas e virtuais com a mostra "Julho com Arte", apresentando as obras do acervo, bazar dos produtos da loja no site e no local, possibilitando inclusive uma série de conversas sobre fotografia.

2 - A exposição "Escritas com Luz", que tem curadoria de Patrícia Veloso, conta com 40 lindos trabalhos de artistas cearenses, propondo um panorama da produção local contemporânea em um passeio pela galeria. Entre os nomes consagrados ali pode-se conferir imagens de Chico Albuquerque, Gentil Barreira, Celso Oliveira, José Albano, Delfina Rocha, Beatriz Bley, Sérgio Carvalho e Sheila Oliveira. O espaço está aberto para visitação e propostas de boas aquisições. Presente melhor não há. Sempre de terça a sexta-feira, de 10 às 17 horas, e aos sábados de 10 às 13 horas.

Mais informações: (85) 99930-0173.

MOLDURAS

Desembargador Franzé Gomes e sua querida Valéria comemoram 35 anos de bem casados. Destacam para a coluna que "o alimento para manter um casamento feliz está no consumo diário do amor, da alegria, da cumplicidade, do respeito às individualidades e na curtição da família"
Desembargador Franzé Gomes e sua querida Valéria comemoram 35 anos de bem casados. Destacam para a coluna que "o alimento para manter um casamento feliz está no consumo diário do amor, da alegria, da cumplicidade, do respeito às individualidades e na curtição da família" (Foto: Arquivo Pessoal)

Se recordar é viver, os "Amigos na Quinta", grupo fechado, formado por jovens cavalheiros que se conhecem há 50 anos, estão executando isso, intensamente. No encontro os assuntos são diversos: viagens de trem pela Europa, passeios de ultraleves, eventos de arte, visitas comuns aos Estados Unidos, paixões e intimação para que cada um conte suas andanças e conquistas. Da esquerda para direita: Roberto Targino, Lauro Chaves, João Soares Neto, Valter Costa Lima, Tarcísio Correia e Roberto Albuquerque
Se recordar é viver, os "Amigos na Quinta", grupo fechado, formado por jovens cavalheiros que se conhecem há 50 anos, estão executando isso, intensamente. No encontro os assuntos são diversos: viagens de trem pela Europa, passeios de ultraleves, eventos de arte, visitas comuns aos Estados Unidos, paixões e intimação para que cada um conte suas andanças e conquistas. Da esquerda para direita: Roberto Targino, Lauro Chaves, João Soares Neto, Valter Costa Lima, Tarcísio Correia e Roberto Albuquerque (Foto: Arquivo Pessoal)

TUDO AZUL

Consuêlo Dias Branco e a filha Graça da Escóssia
Consuêlo Dias Branco e a filha Graça da Escóssia (Foto: Divulgação)

Quando sábado, 17, chegar, Graça Dias Branco da Escóssia (na foto com a mãe querida Consuêlo) ganhará nova idade. Interrogada sobre o que é viver, ela revelou que "a vida é oportunidade, recomeço, desejo de construir algo que se perpetue e que alcance o outro. É um ato de realização pautado no respeito, na solidariedade, no perdão e no amor ao próximo, fazendo a diferença e deixando uma marca através do tempo. A vida, prossegue, não pode ser definida apenas como o existir, sobreviver, mas deve alcançar crescimento, conquistas, por meio de ações práticas que produzam frutos, perpetuados através de gerações". Graça passará a data na Casa de Pedra, em Icaraizinho de Amontada.

Ethel Whitehurst
Ethel Whitehurst (Foto: Arquivo Pessoal)

O aniversário da querida Ethel Whitehurst (foto), próximo dia 16, terá muitas manifestações de carinho. Por conta de sua dedicação antiga e permanente aos bordados, perguntamos se bordar é um ato de amor e de bons negócios. A resposta veio imediata: "É, não só, um ato, mas um testemunho de amor. Posso garantir que além dos dois elementos, há nesse testemunho uma permanente atualização sobre o processo criativo, a cultura e a tradição. Cada um dos 'pontos' deste bordado é capaz de gerar também o prazer de viver".

PASSARELA

Família Larocca reunida, mais a sogra de Carlos, Laísa Quinderé
Família Larocca reunida, mais a sogra de Carlos, Laísa Quinderé (Foto: Arquivo Pessoal)

Celina e Carlos Larocca felizes com a chegada da filha Renata, do genro Ricardo Navilli e do neto Valentin, que moram em Milão e aqui passam férias. Juntaram-se ao grupo a outra filha Sofia e Cândido Pinheiro Neto que residem em São Paulo.

MAIS, MAIS

Dia 8 de agosto o querido Narcélio Limaverde completa 90 anos. A Rádio FM Assembleia está produzindo uma reportagem especial contando sua vida e mostrando o depoimento carinhoso dos muitos amigos. Narcélio é esta árvore frondosa dando os melhores frutos para o exercício do radialismo, que ele exerce há mais de sete décadas com muito entusiasmo e competência, sempre apoiado e incentivado por uma família linda que formou.

Fim de agosto, Roberto Cláudio, a amada Carol e filhas regressam para Fortaleza, ele trazendo na bagagem projetos ousados e agora geridos com mais competência, depois dos cursos realizados e bons contatos mantidos em São Paulo. A política tem passado, presente e futuro na caminhada do ex-prefeito de Fortaleza.

No Edifício Lis Du Parc, no Cocó, acontece às terças-feiras o terço em família, recebendo a adesão de muitos e o apoio do síndico, o médico Eric de Souza e de sua amada Edirce Lins. Manifestação religiosa que sabemos atrai o amor, a esperança e a união familiar e dos amigos.

O verde da mata, o clima serrano e o calor do carinho familiar marcaram a comemoração da troca de idade, da matriarca Mariinha Borges, último fim de semana. Tudo aconteceu em Mulungu, onde Socorro Matos, a amiga anfitriã acolheu, em sua bela casa, a aniversariante com o seu amado Cássio Borges, filhos e netos: Marcos André com Carla e as filhas Clara e Nina; Sandra e Gabriela Borges DeMarte, Fantico Vieira e Anna Luiza Matos.

Um braço afetuoso para Álvaro de Castro Correia, Carlos Roberto Farias, Anya Ribeiro, Dieter Gerding, Kátia Maggy e Máximo Fiúza. Amanhã, para Aderaldo Silva, Danísio Corrêa e Liége Cunha.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?