Logo O POVO+
Pesquisa inovadora garante novo tratamento de canal
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Pesquisa inovadora garante novo tratamento de canal

Tipo Opinião
Victor Feitosa com Gracemia e Paulo Picanço, diretores da faculdade, celeiro de seus trabalhos e pesquisas (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Victor Feitosa com Gracemia e Paulo Picanço, diretores da faculdade, celeiro de seus trabalhos e pesquisas

Sai de Fortaleza, um novo tratamento odontológico e inovador. Os primeiros transplantes de polpa tendem a revolucionar os tratamentos de canal, possibilitando a volta à vitalidade dos dentes já necrosados. A pesquisa, muito bem elaborada, acaba de ser divulgada na importante publicação científica "Journal of Endodontics", da Academia Americana de Endodontia. Vale salientar que o valioso trabalho é fruto das pesquisas do grupo cearense, liderado pelo professor doutor Victor Feitosa, da faculdade Paulo Picanço.

O aniversário da Academia Cearense de Cinema será comemorado amanhã no cinema do Shopping Benfica com a pré-exibição do documentário do acadêmico Gláuber Paiva, "Salas de Sonhos". Tudo começa às 10h30. Após a exibição está programado um debate sobre a película e almoço de confraternização. João Soares, membro honorário, é o anfitrião.

Grupo Mulheres do Brasil realiza até sexta-feira o Seminário Terrartesã, mãos que tecem o Ceará. Forças unidas como a primeira dama Onélia Santana, Socorro França, Annette de Castro, Ethel Whitehurst e Angélica Custódio lideram a programação. É uma grande iniciativa do Governo do Estado mostrando as oportunidades de negócios, de capacitação e as Políticas Públicas necessárias à compreensão dos artesãos cearenses, precisando fortalecer e expandir seu trabalho.

Neste dia 4, às 19 horas, uma live acontecerá por meio da plataforma zoom para o lançamento do álbum "Parque Estadual do Cocó - o sonho verde de Fortaleza". Convidam para a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão; o secretário do Meio Ambiente- Sema, Artur Bruno e o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda. O livro tem apresentação do governador Camilo Santana, revelando que desde que assumiu o Governo do Ceará, em 2015, tinha como projeto regulamentar o Parque do Cocó, torná-lo uma área de convivência e de proteção ambiental, ainda maior, além de um sonho de quase 40 anos de ambientalista caminhando ao lado de muitos para dialogar e traçar caminhos para esse importante desafio. Já o secretário Artur Bruno assinando o prefácio garante que o livro será de "grande valia para que esta e as futuras gerações conheçam, se encantem e também se engajem na luta, que deve ser contínua, pela preservação da natureza".

Revelações marcam os vídeos mostrando os "Poderosos no melhor lugar: cozinha afetiva", projeto elaborado pela colunista para festejar o Dia dos Pais, recebendo apoio total do O POVO e da Fecomércio. Todo o trabalho foi gravado na cozinha experimental do Senac Reference, onde os convidados: médico Abelardo Targino; advogado Erinaldo Dantas; executivo Vandocyr Romero e o ator e escritor Marcus Fernandes acompanhados de seus filhos confecionaram pratos saborosos, revelando suas histórias de encontros familiares e dotes culinários apetitosos . Até sexta-feira é possível assistir este show culinário , dos "poderosos" através do Instagram, Facebook e YouTube do O POVO Online.

A revolução fitness chegou a Fortaleza. Está criado o 1º Estúdio de Eletroestimulação do Ceará. Aparelho moderníssimo tem eficácia quatro vezes maior na perda de peso, atua sobre o metabolismo por 72 horas, combate o estresse. E mais, tem 10 pares de eletrodos, trabalha com 360 músculos, simultaneamente, previne lesões, melhora a circulação. Toda essa potencialidade pode ser testada na Clínica Somnis, onde o ousado fisioterapeuta Meudo Filho orienta cada interessado sobre os efeitos do Electro Move.

Presidente da Unimed, Elias Leite não é atleta selecionado para as Olimpíadas de Tóquio, mas como maratonista e corredor sofreu dores e teve que se submeter a uma cirurgia de ombro, executada pelo médico ortopedista Eduardo Guedes. Agora está em plena recuperação.

Integrantes da ACF, entidade presidida pela sobralense Fátima Sanford, comemoraram ontem, seus 52 anos de existência. A história registra sua primeira presidente: a dinâmica Idelzuite Carneiro, projetando para a entidade ações sociais, principalmente de preparação de mão de obra para enfrentar o mercado de trabalho, combatendo o desemprego.

Gratidão. Esta foi a palavra que norteou a homenagem dos fiéis, durante a Missa das 11 horas de domingo, na Paróquia da Paz, aos religiosos que desenvolvem seu trabalho na Igreja. São eles: padres Oliveira e Sales, pároco e vigário; e os colaboradores padres Magalhães, Linno e frei Wilson, cujo aniversário aconteceu na última segunda-feira.

Meire Vasconcelos abriu sua bela residência serrana, "Cantinho das Flores", em Mulungu, para recepcionar sua irmã querida Leila, ali chegando acompanhada do noivo, o advogado Renato de Castro com sua mãe Gabriela Castro; Eliane Cavalcante e o filho Cláudio. Na foto Leila Vasconcelos e Gabriela Castro

Lagoa do Uruaú atraindo aqueles que ali fizeram suas casas de veraneio. Último fim de semana lá estavam Patrícia Santiago e Álcimor Rocha Neto, ela inclusive desenvolvendo sua paixão de decoradora, para receber os amigos em fim de tarde musical. Também naquele cenário Rosane Boris e Márcio Medeiros curtindo a sua bela morada.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?