Logo O POVO+
O esporte e a paz na conquista do mundo
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

O esporte e a paz na conquista do mundo

Tipo Opinião
O quimono brasileiro foi mais uma bela peça criada para as Olimpíadas (Foto: Kimono Project / Kengo Maeda / Reprodução/Facebook)
Foto: Kimono Project / Kengo Maeda / Reprodução/Facebook O quimono brasileiro foi mais uma bela peça criada para as Olimpíadas

O Japão criou 197 quimonos representando os países que participavam das Olimpíadas. Todos em seda pura e bordados à mão. Aqui mostramos o do Brasil, onde muitos símbolos da nossa história estavam gravados: a catedral de Brasília, a selva amazônica com seus papagaios e tucanos e as flores. Foram estas cores vibrantes e alegres que dominaram alguns dias de acompanhamento do maior evento esportivo do mundo, sendo encerrado com um show artístico belíssimo e completo na fidelidade à história, aos costumes e à arte do Japão. Luzes e símbolos exaltaram a paz, sempre visível em ações e disputas desenvolvidas naquele universo habitado por jovens do mundo inteiro, de todos os credos e ideologias, mas puros e serenos no cultivo e na linguagem de algo que falta ao mundo.

É hora de comemorar, vencer as cinzas de uma pandemia, assim como reconhecer o valor dos brasileiros que souberam lutar e nos alimentar de entusiasmo e esperança, levando o Brasil ao 12º lugar em medalhas. Acima de nós, só os Países Baixos e 10 das 11 maiores economias do mundo. E mais que isso, assistimos uma olimpíada feminina e nordestina onde Ana Marcela Cunha, Rayssa Leal (a fadinha), Bia Ferreira e tantas outras lutaram e venceram. É urgente a convocação dos governos a assumir a responsabilidade e valorização do fazer juvenil. Impossível admitir que o investimento no esporte durante este governo foi 47% a menos e, mesmo assim, os atletas ganharam o maior número de medalhas de todos os tempos. Então, a sociedade como um todo deve incentivar os jovens à prática dos esportes, cobrar dos governantes a formulação de políticas públicas focadas na maximização dos números de medalhas em competições e na educação da juventude. Quem duvida que a conquista do pódio revigora e fortalece a Nação? Que o esporte motiva a que milhares possam sonhar em vencer dificuldades e superar obstáculos? Que é uma fonte de formação e educação de todos?

MOLDURAS

COMEMORANDO seus 20 anos de fundação, o Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins realizará nos dias 28 e 29 de setembro (híbrido) e de 30 de setembro a 02 de outubro (digital), o Unieventos com o tema "Empatia e Sustentabilidade no Mercado de Eventos". Garante Circe Jane Teles, presidente, que o objetivo é promover a geração de novos negócios para os 52 elos de sua cadeira produtiva e fortalecer a imagem e a representatividade de todos os segmentos do setor, incentivando a implementação de políticas públicas, movimentação e geração de negócios na retomada dos eventos buscando a geração de emprego e renda no nosso Estado.

EM 2020, COM A PANDEMIA, a implantação de consultas médicas online passou a ser permitida no Brasil e a Unimed Fortaleza, não perdeu tempo, criou o Pronto Atendimento Virtual, que amplia a vocação da Cooperativa para cuidar das pessoas, permitindo a confirmação de que já foram atendidos mais de 18 mil pacientes. "O Pronto Atendimento Virtual é reflexo de como a tecnologia pode ser usada como aliada dos serviços de saúde. A iniciativa surgiu para trazer mais segurança, agilidade no atendimento e comodidade. O serviço pode ser acionado por pessoas com sintomas de qualquer patologia. Nossos médicos estão aptos ao atendimento. É uma ótima forma de otimizar o tempo e contribuir para o paciente não sair de casa", explica o diretor de Recursos Próprios da Unimed Fortaleza, Dr. Flávio Ibiapina.

TUDO AZUL

DANIELLE Holanda foi surpreendida com a chegada de amigas queridas, no Rituaali Clínica ENTITY_amp_ENTITYSpa, localizado no Rio, onde passava seu aniversário. E a festança durou sete dias com programação, incluindo pescaria, natação, pecados gastronômicos e outras animações, bem harmonizadas com o perfil alegríssimo da aniversariante
DANIELLE Holanda foi surpreendida com a chegada de amigas queridas, no Rituaali Clínica ENTITY_amp_ENTITYSpa, localizado no Rio, onde passava seu aniversário. E a festança durou sete dias com programação, incluindo pescaria, natação, pecados gastronômicos e outras animações, bem harmonizadas com o perfil alegríssimo da aniversariante (Foto: Arquivo Pessoal)

Sempre entusiasta pela vida, Fanda Basto com as filhas Lilian e Graziela (foto) trocou de idade sem poder realizar a comemoração desejada, por conta da pandemia. Mas justifica que além de reconhecer a importância da alegria, busca compartilhar uma boa conversa com os amigos entre papos agradáveis e vinhos selecionados para dar mais sabor aos momentos
Sempre entusiasta pela vida, Fanda Basto com as filhas Lilian e Graziela (foto) trocou de idade sem poder realizar a comemoração desejada, por conta da pandemia. Mas justifica que além de reconhecer a importância da alegria, busca compartilhar uma boa conversa com os amigos entre papos agradáveis e vinhos selecionados para dar mais sabor aos momentos (Foto: Arquivo Pessoal)

PASSARELA

Aline e Andrei Aguiar levaram os amiguinhos da filha Liz para festejar seus 3 aninhos, em cenário do Confite Buffet. Com o tema "Confeitaria da Barbie e Minnie" a programação foi completa entre as guloseimas, bolo com velinhas e muita brincadeira. Na foto os pais, as filhas Marina e a aniversariante
Aline e Andrei Aguiar levaram os amiguinhos da filha Liz para festejar seus 3 aninhos, em cenário do Confite Buffet. Com o tema "Confeitaria da Barbie e Minnie" a programação foi completa entre as guloseimas, bolo com velinhas e muita brincadeira. Na foto os pais, as filhas Marina e a aniversariante (Foto: Arquivo Pessoal)

MAIS, MAIS

O maridão Victor Feitosa reuniu a família em um restaurante da Aldeota para comemorar o aniversário da amada Iza, nutricionista de muito talento. O filhote Pedrinho ajudou a apagar as velinhas do bolo preparado pela sogra Mônica Pinheiro.

Dra. Francisca Alves sabendo ser inovadora e acolhedora aos integrantes da terceira idade, desejosos de ter boas atividades, fez o programa do Nutof, pós Covid com hidroginástica, dança de salão, oficinas de memória, massoterapia, aulas de pintura e bordados, academia cerebral e outras "preciosidades".

Presidente Edite Bringel homenageará os pais, integrantes do Rotary Club Fortaleza Planalto, com um jantar festivo, noite de amanhã, no Ideal Clube.

A Feira de Artes e Antiguidades volta a movimentar o Shopping Del Paseo, todos os sábados, de 12h às 22h, no Piso L3. Ali, o público interessado terá acesso a objetos raros e de grande valor simbólico. Peças de arte e decoração, prataria, porcelana, castiçais, travessas, luminárias estão entre os itens disponíveis no local, além de livros, revistas e LPs. A entrada é gratuita.

Souto Paulino
Souto Paulino (Foto: Arquivo Pessoal)

Leoninos comemoraram ontem a troca de idade. O grande amor da colunista, Souto Paulino (foto), Edson Ventura e Adriano Costa. Dia 13 o abraço carinhoso vai para os aniversariantes Joaquim Guedes, José Maria Bonfim, Marco Oliveira, Conceição Guimarães e Sara Aragão.

Como será usado o feriadão? Estão decretados quatro dias para a data comemorativa à Independência. Vai de 6 a 10 de setembro. Reinam dúvidas sobre a serenidade reinante entre os Poderes.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?