Logo O POVO+
Romildo Rolim: na mira de permanecer presidente
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Romildo Rolim: na mira de permanecer presidente

Tipo Opinião
Presidente Romildo, um testemunho de trabalho e vitórias (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Presidente Romildo, um testemunho de trabalho e vitórias

Ele preside o Banco do Nordeste desde dezembro de 2017. Romildo Rolim, funcionário de carreira (assumiu em 1989) vem fazendo uma administração que inspira em muitos o desejo para que ele continue à frente da instituição. Sabe-se que o BNB é o principal agente do desenvolvimento regional e por isso, muitas lideranças políticas se mobilizam no sentido de lutar pelo que é melhor para o banco e para a região. E Romildo tem credibilidade técnica, caminhando firme, sereno (esse é o perfil dos sagitarianos) e feliz como gestor do FNE e do Crediamigo, principais programas de financiamento das classes produtivas locais.

Nos últimos anos, é fácil acompanhar que o Banco vem aplicando integralmente o orçamento do Fundo Constitucional e dando saltos na modernização do microcrédito urbano e rural, bem como ampliando a participação no mercado desses programas. Efetivamente, a gestão de Rolim à frente do BNB transforma o Banco numa instituição ágil e moderna focada no apoio aos agentes produtivos. Manter Romildo em sua presidência tem eco, apoiado em muitas vozes e muitos poderes. E o Ceará permaneceria iluminado pelo império do sol.

MOLDURAS

CABETO, que se despediu da Secretaria de Saúde do Estado, deixa a imagem de um gestor corajoso, dedicado, competente e responsável na condução da maior tragédia sanitária da história, e a Sesa organizada, com um saldo de moralização na gestão dos Consórcios de Saúde, concurso com 6 mil vagas e 3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, enveredando ao lado do melhor atendimento, mantendo, inclusive, mais unidades hospitalares pelo Estado, consolidando ideias e até oferecendo uma aprendizagem nova para os políticos".

Governador Camilo Santana teve nesse momento de crise, durante mais de um ano e meio, um de seus melhores auxiliares, e não nega, cultivando, inclusive, um grande amigo. Conhecedor da forma como a saúde é tratada no Brasil, Cabeto fez para o Ceará um projeto de mudanças, e "não fiz sozinho, foi importante a união das pessoas assimilando, respeitando e construindo, querendo seu fortalecimento e cobrando os efeitos", diz.

O COMITÊ Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Ceará (Cira) marcou cerca de 40 audiências para que contribuintes previamente notificados sejam ouvidos e informados. Foram relacionadas 42 empresas, totalizando R$ 56,4 milhões de tributos devidos a título de ICMS, devidamente declarados pelos contribuintes, porém não recolhidos aos cofres públicos estaduais, totalizando uma dívida tributária de R$ 71,3 milhões.

TUDO AZUL

Conexão com a família
Conexão com a família (Foto: Criado por pressfoto/Freepick)

As transformações trazidas pela pandemia da Covid-19 passam a formar um homem mais sereno, mais ligado ao que realmente vale a pena, acolhendo a família e os amigos, selecionados no contexto de Milton Nascimento para "se guardar debaixo de 7 chaves". Aqui nomes e conceitos:

VIVER BEM É...

...viver de acordo com seus valores de vida, com a saúde física e emocional , tendo equilíbrio entre os lados profissional, familiar; social e espiritual, complementados pela sensação de estar sendo útil para a sociedade.

ELIAS LEITE, médico e presidente da Unimed

...é ter a família unida cultivando a paz de espírito, a saúde e o amor exercidos por cada um e guiados por Deus.

ANA MARIA STUDART

...viver verdadeiramente, e se entregar aos planos de Deus, servindo ao próximo com amor e compreensão.

LUIZ GASTÃO, presidente da Fecomércio

...saber fazer os outros felizes, transformando vidas pelo trabalho e autoestima, fortalecendo a coragem e a fé em Deus.

ETHEL WHITEHURST, empresária

...estar em paz com a mente, com a família e os amigos, além de poder trabalhar muito.

RICARDO CAVALCANTE, presidente da Fiec

...desejar o bem para o outro, de todo o coração, estar em mentes unidas com a empatia, ter compaixão e não perder a humildade, fazendo disso um exercício permanente.

DARY OLIVEIRA, nutrologista

...estar em harmonia com a mente, corpo e espírito, sabendo minimizar o estresse, valorizar as oportunidades, entendendo que o amor e a felicidade moram em nós, tornando-se fonte de ajuda ao outro.

MILENA FEITOSA SOUTO, psicóloga

...é acreditar em uma força que nos leva a viver, a sorrir, a recomeçar e suportar as dores. Uma força chamada amor, chamada Deus.

FÁTIMA DUARTE, empresária

...é assimilar o Eclesiástico, onde existe uma verdadeira orientação para se atingir o puro estado de bem-aventurança e os sentimentos de amor, pureza e alegria.

VIVIANE MENDONÇA, orientadora religiosa

...aceitar o que vem com resiliência e saber ficar sempre refletindo a alegria, a integridade e o bem-querer.

VÂNIA CANAMARY

MAIS, MAIS

Aniversário de Wilma Patrício, celebrado amanhã com uma missa na Paróquia de Santa Luzia, terá um ofertório de cestas básicas direcionadas aos grupos que sofrem não só da solidão, mas do alimento de cada dia.

Antonia Martins Cavalcante e o filho João Pedro
Antonia Martins Cavalcante e o filho João Pedro (Foto: Arquivo Pessoal)

Antonia Martins Cavalcante, mais que seu entusiasmo frente ao trabalho na Unimed Fortaleza, cultiva alegrias no acompanhamento do filho João Pedro, cursando Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba.

Neysse Andrade foi recebida com muito carinho pelas integrantes do Grupo Nascemos para ser Feliz, último domingo, no tradicional almoço festivo no ninho de Terezinha Rolim. Passa a ser sua mais nova aquisição.

Clariane Aguiar, a arquiteta que sempre brilha no espaço dos mais criativos para a Casa Cor, voltará neste ano para que todos possam apreciar um projeto moderníssimo. Vale conferir no período de 26 de outubro e 5 de dezembro.

Quem duvida que Gony Arruda, o herdeiro de Esmerino, um dos mais apaixonados pela política, não se lançará em 2022, após desistir de sua reeleição para a Assembleia Legislativa, em 2018?

Comunidade católica lembra a partida para o Céu do padre Mirton Bezerra de Lavor, um apóstolo do bem, que deu parte de sua vida à missão de vigário na Paróquia de Jacarecanga. Era calmo, simples e acolhedor.

Abraço afetuoso para Juvêncio Viana, Sílvia Ribeiro, Flávia Castelo. Mais Branca Pegado, José Maria Andrade e Lauro Lopes. Dia 24 é dia de festejar Norma Bezerra, Elba Justa, Fernando Câmara e Rosália Barbosa.

A partir de hoje a colunista entra de férias. Mais lazer, serenidade e novas paisagens. Sejamos felizes!

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?