Logo O POVO+
Ceará ganha o prêmio Muriqui
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Ceará ganha o prêmio Muriqui

Tipo Opinião
Abelardo Targino e Leonardo Leal (Foto: João Filho Tavares/O POVO)
Foto: João Filho Tavares/O POVO Abelardo Targino e Leonardo Leal

Ceará eleito, por unanimidade, o Estado brasileiro para receber o Prêmio Muriqui, destinado, a personalidades e instituições que se destacam na defesa da biodiversidade. Muriqui é a denominação do maior macaco do continente americano, presente na Mata Atlântica. A rede da Biosfera da Mata Atlântica é uma articulação de ONGs que militam pela preservação deste importante bioma nacional, com o aval da Unesco e concede, anualmente, este prêmio.

Em 2021, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará foi avaliada pelos projetos desenvolvidos: Parque Estadual do Cocó, Parque Estadual Botânico e Refúgio da Vida Silvestre do Periquito da Cara Suja (Guaramiranga) tornando-se áreas de reserva da biosfera da Mata Atlântica. O prêmio será entregue dia 23 de novembro ao governador Camilo Santana, que, ao lado do secretário do Meio Ambiente Artur Bruno, está radiante com esse reconhecimento nacional.

MOLDURAS

Nos países onde se pensa e se constrói um futuro mais promissor, a pesquisa e a produção do conhecimento são elementos fundamentais ao progresso e a valorização dos estudiosos e pesquisadores da comunidade científica. No Brasil, anda-se na contra mão. Verba já pequena destinada à pesquisa sofre corte violento no orçamento, projetado pelo ministro Paulo Guedes. Qual é o saldo disso?

Amanhã, comemorando os 22 anos do Shopping Benfica será inaugurada a exposição "Um Lugar Espelhado na Arte", reunindo 39 artistas que mostrarão as influências da cidade nas suas produções. A curadoria é da arquiteta e artista plástica Andréa Dall'Olio.

Maria Cambraia e Lara Nogueira apaixonadas pelo Método Montessori abrem no bairro Edson Queiroz a BrinCriar, "um espaço único e lindo com o propósito de receber as crianças em período pré-escolar preparando-as com habilidades e valores que as acompanharão por toda a vida", destacam as educadoras, atendendo pelo fone: (85) 98705-3301.

Boas vendas e lucros. Querendo colaborar com as empresas atuantes, desejosas de incorporar e potencializar estratégias de bons negócios, o Sebrae realiza de hoje até sexta-feira, 15, a Jornada da Superação. Grandes nomes do Marketing e Finanças, dentre eles Carol Dias, Joélio Barreto e Lúcia Haracemiv vão garantir esta programação importante e necessária ao empresariado, interessado em conhecer novas dicas de inovação, lucros nos negócios, vendas pela internet e outras cositas mais. Inscrições são gratuitas pelo site: https://eventials.com/sebraece/events/jornadasuperacao/.

Sensível à causa divulgada pelo Outubro Rosa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, autorizou uma nova iluminação para o cenário externo da Casa. Lindo, lindo.

Luiz Carlos Correia e Beto Studart
Luiz Carlos Correia e Beto Studart (Foto: Arquivo pessoal)

Empresário Luiz Carlos Correia (na foto com o amigo Beto Studart) troca de idade, no próximo domingo. Garante que seus "alimentos" na caminhada da vida são ajudar ao próximo, praticar o bem, acreditar que temos um Deus que jamais nos abandona, daí levá-lo na mente e no coração, e receber a eucaristia diariamente.

TUDO AZUL

Fátima e Nádja
Fátima e Nádja (Foto: Arquivo Pessoal)

Nádja e Jorge Parente em mais uma viagem de lazer encontraram os amigos Fátima e Jeová Lucena, em Porto, Portugal. Dominados pela alegria os dois casais cercaram-se de Alexandre e Ira, filho e nora dos Parente. Naquele cenário Nádja teve seu aniversário comemorado, na completude do carinho e dos sabores assinados por Fátima, garantindo seu famoso bacalhau e tentadoras sobremesas, mais o Pêra Doce, vinho regional Alentejano.

A ARTE E as viagens...

...dominaram a noite de encontro do médico Abelardo Targino e Fernando Costa, com um grupo de amigos, aplaudindo a premiada artista plástica Azuhli, agora seguindo para temporada no México. Entre saborosas comidinhas, bebidas finas e sobremesas especiais de Ana Paula, tudo foi só alegria, alegria.

MAIS, MAIS

Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida (Foto: Aurelio Alves)

DIA DE ONTEM a rainha e padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi intensamente venerada pelos cristãos. Que ela nos cubra com seu manto protetor.

Santo SPA. Esta é a denominação do programa de saúde e rejuvenescimento que Delane Barreto desenvolve no seu Santuário das Águias , ali no Porto das Dunas. Começando no último dia 10 vai até sábado, sob a orientação do médico Lucas Teixeira.

Querida Bárbara Freire terá seu aniversário comemorado, sexta-feira, 15, com almoço articulado pela filha Lia, no espaço da Leonardo Mota.

Anízio Araújo, integrante da Academia Metropolitana de Letras, está com seu livro "Filosofia do Tempo e da Vida, prosa e poesia", prefácio de Grecianny Cordeiro, à venda na Amazon, versão Kindle. Amanhã, às 19 horas faz lançamento no teatro do Shopping Benfica e dia 23, na Livraria Leitura, do Shopping Rio Mar.

Na França, um Coral estava privado de cantar por conta do uso de máscara, então o professor criou uma percussão de 5ª sinfonia de Beethoven.

A "turnê online" do contrabaixista Michael Pipoquinha e do guitarrista Pedro Martins, é um bom programa para hoje, às 19h, com a exibição de um novo show inédito, no Youtube da dupla e no do Cineteatro São Luiz.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?