Logo O POVO+
Para o Crato curso de Medicina e hospital escola
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Para o Crato curso de Medicina e hospital escola

Tipo Opinião
Annette de Castro (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Annette de Castro

O Crato ganha do Governador projeto de ampliação e modernidade para o Hospital Maternidade São Francisco de Assis, que, adquirido pelo Estado, funcionará como Hospital Escola, do curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri, ocupando o prédio vizinho ao hospital, onde funcionava a Rádio Educadora e o cinema. Os padres camilianos permanecerão administrando o hospital, colaborando com o projeto do Governador, Camilo Santana, de dotar a cidade do Crato com um centro adiantado de saúde e atendimento hospitalar.

MOLDURAS

Erinaldo Dantas vitorioso para mais um mandato à frente da OAB/Ceará. "O nosso grande desafio é unir a classe e desenvolver um trabalho de valorização da categoria. Entre as propostas da campanha estão o combate à discriminação de gênero, investimentos na Escola Superior de Advocacia (ESA) e a tentativa de construir a nova sede para a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará", destacou Erinaldo. Representarão a OAB/Ceará no Conselho Federal da OAB em Brasília, Hélio Leitão, Ana Vládia Martins Feitosa e Caio César Vieira Rocha.

Fortaleza poderá integrar o grupo de cidades a receber a Actually Gestão e Negócios, empresa atuante na curadoria e assessoria de eventos corporativos, objetivando a geração e aprimoramento de conhecimentos. A programação para 2022 vai vitaminar o "Direction Corporate", treinamento exclusivo para o público feminino, centralizado no autoconhecimento e equilíbrio emocional. Carol Pelaio, na direção.

Quando da realização de mais um E-Talks Mulheres de Negócios ressaltando a garra, a competência e a dedicação de empreendedoras cearenses, tendo sucesso, descobrimos Zélia Cistina Costa, sócia do Mar Bonita, Mirlene Monteiro, Mirlene Gourmet e Amanda Carrilho, nutricionista proprietária da Essence Consultoria em Nutrição. Elas deram uma grande aula destacando o trabalho e as formas de superação para os problemas causados pela Pandemia da Covid-19. Alice Mesquita levou as informações sobre os cursos e treinamentos do Sebrae para as mulheres, buscando este sucesso em seus projetos.

Integrantes do Rotary Clube Fortaleza Planalto(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Integrantes do Rotary Clube Fortaleza Planalto

Provando o amor à cidade e a preservação da natureza, os integrantes do Rotary Clube Fortaleza Planalto, apoiados pelo secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, se reuniram, no Parque do Cocó, último sábado. Lá plantaram 40 mudas de Ipê Amarelo, a planta símbolo de Fortaleza.

TUDO AZUL

O lindo presente todo em couro, para José, assinado pelo mestre Espedito Seleiro(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal O lindo presente todo em couro, para José, assinado pelo mestre Espedito Seleiro

José Amorim Sobreira Leite de Santana, nasceu na mesma cidade e no mesmo hospital do seu pai Camilo Santana, manhã da última quinta-feira. Foi em Crato no Hospital São Francisco. Mamãe Onélia fez uma saudação ao herdeiro dizendo: "estamos vivendo a grande felicidade de lhe receber, de ter você em meus braços, lhe acolher e contemplar seu rostinho. Obrigado meu Deus por essa linda dádiva".

Desde sábado José e sua família residem na casa da família, próxima ao Caldas, em Barbalha, conhecido pelas suas fontes naturais de águas medicinais. Lá ficarão até o Natal quando toda a família se reunirá e festejará os Nascimentos de José e de Jesus. O imóvel preparado receber o novo rebento mostra hoje, um belo jardim que recebeu mais de 100 mudas de cravos, rosas, salvias e beijos, cultivadas pela vovó Hemengarda na serra de Maranguape. E o quarto de José tem uma decoração singela com muitas peças do artesanato cearense.

O enxoval do pimpolho foi todo feito pelas bordadeiras de Tejussuóca. Entre os muitos presentes recebidos destacam-se peças, em tamanho infantil, do guarda-roupa do vaqueiro do sertão, assinadas pelo mestre Espedito Seleiro: chapéu, gibão, sandália e jaqueta.

Encerrando o compromisso com a maternidade, Onélia e Camilo, 12 anos de casados, celebram o amor em torno de José, Pedro 11 anos e Luísa, 9 anos.

MAIS, MAIS

Consulado da Itália realiza dia 25, às 19 horas, no Teatro Celina Queiroz o concerto musical "Duo", com o violoncelista Pierluigi Ruggiero e o pianista Estefan Latcekin. Estará presente Vittorio Ghia, cônsul honorário em Fortaleza.

Revista da Fiec traz matéria valiosa com Annette de Castro, membro fundadora do Grupo Mulheres do Brasil, e hoje presidente da entidade no Ceará e CEO da Mallory.

Integrantes da Associação dos Jovens Empresários regressando de São Paulo onde em missão empresarial acompanharam o crescimento de empresas como a XP Investimentos, Learning Village, iFood e a startup cearense Hub Local. Encontraram com a empresária Luiza Trajano e com professores do Instituto e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Última sexta-feira, a escritora Aureny Braga comandou a comemoração de três anos do grupo Andarilhos da Cultura, via Google Meet. Música, poesia e outros registros históricos da entidade fizeram os momentos. Parabéns para quem sabe impulsionar a literatura.

Roberto Pontes, Beatriz Alcântara, José Luís Lira, já colecionando seus trabalhos para o suplemento Natal, Beleza e Poesia, editado pela colunista para louvar a grande festa cristã. Marcus Fernandes trazendo um grupo da Academia Metropolitana de Letras e uma presença muito querida, dom Vasconcelos ressaltando o sentido amoroso da festa.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?