A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Foto: Nino Siebra/Divulgação
Fabiano Barreira é premiado com a Medalha José Milton Pimentel Filho
Um fato está preocupando os médicos que trabalham nas emergências dos hospitais de Fortaleza. Pacientes, procuram o serviço, no expediente da noite, chegando e reclamando dores cardíacas, crises de coluna, sangramentos, crises respiratórias. Feita a consulta revelam-se os transtornos mentais e emocionais. Ouvindo alguns profissionais, colhemos a notícia de que as mulheres, principalmente, chegam e se enquadram nesta realidade, sendo aconselhadas a voltar para casa, ou tomar simples medicações de alívio das "dores". Inconformadas, elas abrem o jogo revelando os desequilíbrios emocionais, surgidos com as mudanças provocadas pela pandemia.
E elas não querem remédio, mas pedem aos profissionais de saúde para permanecer no hospital ou no posto de saúde até o dia amanhecer, pois se voltar para casa estão sujeitas à agressividade do marido, dos pais, também doentes, ou então, ao isolamento que já está insuportável, diante da necessidade da convivência social, etc. A cadeira ocupada torna-se divã do analista e o médico plantonista não tem essa capacidade. O quadro pede o atendimento de um psicólogo? De um psiquiatra? De uma equipe de multiespecializações? É hora de rever os objetivos do setor de emergência funcionando nas unidades de saúde?
MOLDURAS
O comércio ainda não viu mudanças com a chegada de dezembro e o pagamento do 13º salário. Clientela permanece vendo vitrines, e as compras se limitam as mercadorias de menor preço. Teremos um Natal magro e um 2022 raquítico diante da crise econômica envolvendo o País.
O presidente interino do Banco do Nordeste, Anderson Possa, deve ficar feliz avaliando a administração passada da instituição. O banco recebeu o certificado de Nível 1 do índice de governança IG-SEST. O instrumento da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais avaliou 60 unidades. A certificação foi divulgada pelo Ministério da Economia. "Estamos entre as melhores empresas públicas em governança. Isso demonstra a excelência operacional do BNB. Nosso objetivo é manter o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão", afirma o presidente. Este é o segundo reconhecimento recebido pelo BNB em razão de sua governança, somente neste ano. O primeiro foi emitido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em cuja avaliação o Banco do Nordeste obteve o melhor índice de governança pública entre os cinco bancos federais, tendo alcançado a nota 99,07%.
Fernando Gabeira. A Federação dos Transportes (Fetrans) realiza no dia 6, às 16 horas, a primeira edição do Fórum Fetrans Transporte Sustentável & Mobilidade Inteligente, evento que marca as conquistas do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA) e que traz uma palestra exclusiva com o renomado jornalista e escritor Fernando Gabeira, uma das mais influentes personalidades nacionais com atuação marcada pelo engajamento nas questões ambientais, culturais e éticas do País. Presidente Chiquinho Feitosa participa. O evento acontecerá de forma presencial com transmissão simultânea pela "plataforma rede Fetrans".
O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Ceará, em reconhecimento ao trabalho executado pelo empresário e um dos gestores do grupo Serval, premiou Fabiano Barreira, com a Medalha José Milton Pimentel Filho. O jovem agraciado recebeu elogios, por saber gerenciar esta crise causada pela pandemia do Covid-19 de maneira dinâmica e exemplar. "O sucesso nunca virá sem esforços, e nós que fazemos a Serval, valorizamos cada colaborador. Assim vencemos juntos e caminhamos firmes", disse.
Um culto ecumênico, marcará amanhã, a comemoração do Natal da família O POVO de Comunicação. Presidente Luciana Dummar lembra que "neste tempo de tantas mudanças não estamos sozinhos nas adversidades, mas que em nenhum momento a força espiritual nos faltou". Nos Jardins Albanisa Sarasate, a cerimônia unirá frei Wilter Malveira, reverendo Munguba Júnior e a espírita Eugênia Canto. Na parte musical, todos escutarão Ticiana de Paula e sua banda.
Dia 25, às 21 horas, acontecerá o Natal no Mosteiro, com padre Eugênio celebrando missa acompanhada pelas músicas religiosas interpretadas por Marcos Lessa, voz, e Paulo Rodrigo, piano. O local, erguido em Baturité, vem sendo centro de religiosidade, reunindo casais, famílias e grupos ali buscando a serenidade, a oração e bênçãos.
Próximo dia 24, às 17h30min e 19 horas, padre Neto celebrará missas, na bonita igreja de São Vicente. Coral e orquestra acompanharão. E dia 25, a comemoração maior do nascimento de Jesus, ganhará missas às 9h, meio-dia, 17h e 19 horas.
Foto: Arquivo Pessoal Neysse teve jantar comemorativo, marcando sua troca de idade. Das netas queridas Iara e Luísa veio a dosagem maior de carinho, que acompanhou a dos filhos Fabíola e Gustavo e do amado José Maria Andrade (foto)
PASSARELA
Foto: Joãoa Filho Tavares/O POVO Dulce, Giselle e Duduca Fujita
Giselle, a filha querida Edmar Fujita Júnior e Dulce, comemorou a chegada de seus 15 anos com festa bonita no cenário do La Maison. Vestindo uma linda criação do estilista Kalil Nepomuceno, a debutante vivenciou todo o cerimonial de encantamentos, organizado e assinado por Ivana Castro.
Foto: Arquivo Pessoal Gabriel Joca e a amada Tanara
Gabriel Joca acompanhando o sucesso de sua Star Capital, do Grupo Urbmídia e La Casa, se alimentou de mais energia e alegrias para comemorar seu aniversário, reunindo a família e os amigos mais chegados em embalo, estilo boteco, no La Casa Lounge. Menu foi assinado pelo Fashion Gourmet, e decoração de Márcio Aldigueri.
TUDO AZUL
Entre a saudação de Pedro Henrique Leão, e o agradecimento poético do empossado aos acadêmicos, revelando sua trajetória e seus amores familiares, a plateia não economizou aplausos, na noite da última quinta-feira, quando na Academia Cearense de Letras, o empresário e poeta Pio Rodrigues aportou. Entre as "pérolas" ditas, Pio declarou que "ser poeta não é escrever a poesia, é levar a vida em poesia...
Sou um homem sempre grávido de sonhos e esperanças, que anda atrás da autoridade da Paz nas coisas mais simples". Revelou que a vida não basta, por isso "a arte existe e, como se fora uma sequência de pontes, a poesia me levou à música, e as duas me trouxeram à Academia Cearense de Letras".
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Cercado pelos amigos
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Pio Rodrigues e o presidente da ACL Lúcio Alcântara
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Mana e Pedro Henrique Leão
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Ticiana e Edson Queiroz Neto
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Empossado recebendo diploma das mãos da mãe querida Edyr Rolim
MAIS, MAIS
André Filipe Dummar, diretor de Estratégia Digital; Paula Lima, editora do Estúdio de Branded Content, e Natércia Melo, gerente de marketing conduziram com competência o painel "Branded Content- o sucesso de conteúdos customizados". O evento foi noite do dia 3, no Espaço Nosso Meio, dos Jardins Open Mall.
Na fila dos cumprimentos a Pio Rodrigues os médicos Paulo Mota, José Maria Bonfim, Flávio Leitão, Francisco Monteiro e Wilson Meireles.
Hoje, o empresário Luiz Carlos Correia, após cumprir agenda social em São Paulo e Curitiba, faz uma pausa para assistir a celebração da missa de meio-dia com o pe. Reginaldo Manzotti, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Depois os dois, amigos que são, se encontram para trocar uma boa conversa.
Mana Holanda recebe, fim de tarde, de amanhã, o Grupo das Azuis, para encontro natalino em sua bela mansão das Dunna's. A alegria dominará toda a programação, colorida também pela da ambientação e especial cardápio de sabores.
Luiz Roberto Barcelos, Agrícola Famosa e Marcelo Campos Ribeiro, Grupo Panduratá tiveram suas empresas homenageadas na solenidade da Fecomércio, encerrando a campanha do Mesa Brasil Sesc 20 Anos.
Marcia Soder agenda sua festa de réveillon para o sítio que mantém em Caucaia, que será totalmente decorado por Gil Santos. No quesito musical tem Daniela Mercury, amiga querida da anfitriã, Banda Acaiaca, Eric Land e Banda, e mais Luizinho, sempre atual e animador. Cerimonial leva a assinatura de Mafrense.
Se você está protegido, proteja os outros. Se os países ricos têm vacina, têm estoque, divida com os países pobres. Isso não é caridade, é medida de defesa dos males, é proteção da saúde. A África pede socorro.
Academia Metropolitana de Letras, presidida por Marcus Fernandes, marcou para quinta-feira, dia 9, almoço de confraternização natalina, no Náutico.
Foto: Arquivo Pessoal
Lisieux Brasileiro
Na centenária e bonita casa do paiAdauto Bezerra, a querida Ângela organizou a festa de casamento do filho Luiz Eduardo Bezerra Machado com Lizie Aragão, último sábado, na Serra de Guaramiranga. Dito Machado assinou a bonita decoração e Toca Couto o cardápio. Coube a Lisieux Brasileiro (foto) escolher uma criação de Vitor Zerbinato para vestir a mãe do noivo, garantindo mais elegância. Sandra Pereira e equipe cuidaram do new look de muitas convidadas e de Ângela.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.