Enquete: como transformar o mundo em um lugar melhor em 2022?
clique para exibir bio do colunista
A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
"Com mais respeito ao próximo, compreensão e solidariedade. Essa transformação está dentro de cada um de nós e começa nas coisas mais simples da vida: um abraço, uma palavra de carinho, um gesto de amor. Empatia. É o que mais o mundo precisa neste momento."
Camilo Santana, governador
"Um desejo de que a pandemia cesse e que seus efeitos sejam dirimidos pelo trabalho, pela resiliência e pelo compromisso com um mundo mais justo. Que a economia retome e que nosso povo tenha a esperança de um novo amanhã. Que a nossa indústria cresça, produza e continue a contribuir com o desenvolvimento do Ceará e do país. Um desejo de que tenhamos um país de oportunidades para todos."
Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec
"A melhor maneira é eu ocupar meu lugar dentro de mim e me aproximar de minha essência. Quando encontro o meu lugar, quem se aproxima de mim encontra o seu lugar e o mundo torna-se um bom lugar para se viver."
Adalberto Barreto, médico e terapeuta comunitário
"Fortalecer a educação e a saúde. Investir, estrategicamente, para a oferta de emprego."
Antônio Colaço, educador
"Quando pensamos nessa transformação, eu sempre digo: comece por transformar a ti mesmo. Depois serás luz e com tuas boas obras, por amor a Jesus, anunciarás um mundo diferente. Podem ser pequenos teus gestos, mas contaminarás os que estão em tua volta. Serás como uma bola de neve, crescendo sempre."
Fernando Pontes, sacerdote e médico
"Sendo mais altruísta como um monge espiritualizado, solidário como uma floresta, amoroso como uma mãe de verdade, criativo como um artista e generoso como o padre Júlio Lancelotti, que já é tudo isso."
Bené Fonteles, músico, poeta e filósofo
"É preciso deixar o nosso coração ser transformado pela força do Evangelho. Só haverá transformação do mundo se ela começar acontecendo em nós."
Vanderlúcio Souza, sacerdote e jornalista
"Com compreensão, solidariedade e muito trabalho."
Eulálio Costa, empresário
"Exercendo o livre arbítrio, reservando Deus para as causas impossíveis, o mundo será melhor."
Márcia Alcântara, médica
"Um caminhar para a transformação vem com a prática de mais gentileza, respeito e solidariedade ao outro, principalmente à dor do outro. Nossas obras evangelizam bem mais do que nossas palavras."
Daniela Nogueira, jornalista
"Para um lugar melhor em 2022, queremos luzes coloridas pela paz, pela saúde e pelo amor. Queremos luz para um Brasil unido em torno da justiça e da democracia; luz de vida e de calma, de respeito à natureza."
Tadeo Feijão, médico
MENSAGEM-PRECE PARA 2022
Jesus Menino, com a chegada de 2022, te pedimos uma aproximação maior com o bem. Essa prece ajardina-se em flor. Vem, Senhor, nos ensinar o sopro da vida acompanhando a voz do céu na sintonia dos louvores da esperança. Precisamos Senhor de um Ano-Novo envolto de fios de algodão para alcançar a luz da felicidade tão desejada para tanger as impurezas, os vendavais e as saudades. Precisamos, Senhor, afastar os tempos escaldantes ocasionados pelas pandemias, o pessimismo, o desengano. Vem, Senhor, nos ensinar a combater a escuridão permanecendo em manhãs de sol por este Brasil afora. Acompanha a estrela que corre no céu, ela te leva nosso pedido de bom inverno. Abençoa, Senhor, a juventude e a família brasileira. Que possamos nos unir em torno da paz, da alegria, do amor e principalmente, dos valores e da justiça social. E te pedimos a saúde do corpo, da mente e do coração. Te pedimos a fé que não nos permite desistir de construir a felicidade na união dos irmãos para os irmãos necessitados e sofridos.
MOLDURAS
UMA GRANDE MULHER
Foto: Arquivo Pessoal
Ethel Whitehurst
Ethel Whitehurst, escolhida a "Empreendedora do Ano", em ação conjunta do O POVO, Sebrae e Prefeitura de Fortaleza. "O meu sentimento é de quem está colhendo os frutos do que plantou nesses 50 anos de muito trabalho recebendo essa homenagem, assinada por três organismos que fazem a história da cidade. E dedico esse troféu e título aos amores da minha vida: Kelton, Kelly, Karine e Newton", afirmou Ethel.
OS POETAS
Recebemos a coletânea "Terra: uma poética de nós", reunindo os 126 participantes de 14 países do VI Festival de Poesia de Lisboa. Entre os participantes, há 7 cearenses: Célia Oliveira, Carlos Alberto Lemos, Iris Lavis, Manuel Fonseca, Rita Brígido, Tereza Porto e Roberto Pontes (os dois últimos, finalistas do certame). Em suas páginas figuram Mia Couto (homenageado do evento) e Boaventura de Sousa Santos, que também são poetas.
LYA LUFT
Ela nos deixou aos 83 anos. Encerrou o ano, mas jamais encerrará a transmissão de suas ideias, de seu olhar poético para um mundo em desalinho. Soube proclamar o amor, a terra fértil das emoções quer alegres, quer saudosas. Construiu seu céu e sua missão. Deixa 31 livros.
COMEMORANDO
As cores da alegria dominaram a festa de aniversário de Helder Miranda, comemorado, conjuntamente, na sintonia das Bodas de Coral marcando o grande amor dele com a querida Viviane. Dessa feliz união nasceram os filhos Helder e Rui.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.