Logo O POVO Mais
Foto de Leda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Leda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora do Livro Memória Gastronômica das Famílias Cearenses e participante de várias antologias literária, como A Literatura das Mulheres da Floresta e Assim Escrevem as Brasileiras.

Leda Maria comportamento

Erinaldo Dantas: mais defesa da democracia e da justiça social

Tipo Opinião
Erinaldo Dantas entre Hélio e Hélio Leitão (filho e pai integrantes de uma família de nobres advogados) (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Erinaldo Dantas entre Hélio e Hélio Leitão (filho e pai integrantes de uma família de nobres advogados)

"Nosso grande desafio para o próximo triênio será a valorização da advocacia e a defesa intransigente das prerrogativas da profissão, sem que percamos de vista que a OAB tem imensas responsabilidades políticas e sociais, em que a defesa da democracia e da justiça social será certamente a tônica". A declaração é de Erinaldo Dantas, empossado para mais um mandato como presidente da OAB Ceará. Ele comandará 32 mil advogados ativos. "Manterei o equilíbrio que sempre norteou projetos e trabalhos. A nossa reeleição significou a aprovação de um trabalho conjunto, obra coletiva. Recebemos um voto de confiança, depositado sobre o nosso grupo político, e a nossa responsabilidade só aumentou", finalizou.

MOLDURAS

LEILÃO DE ÁREAS para mineração arrecada R$ 121 milhões. O edital ofertou 4.500 áreas, sendo 4.461 para pesquisa e 39 para lavra, cujas localidades estavam qualificadas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Os Estados com maior quantidade nessa etapa são Minas Gerais, 252 áreas; Goiás, 140 áreas; e Ceará com 80 áreas. Os requerimentos das áreas arrematadas devem ser submetidos entre 11 de fevereiro e 15 de março.

ONTEM pela manhã governador Camilo Santana apresentou detalhes e lançou as edições da terceira fase do Ceará Veloz direcionado a reduzir as desigualdades sociais do Ceará, após os estragos da pandemia da covid-19. Revelou a estrutura montada para o desenvolvimento econômico do Estado e, em seguida, como prenúncio do bom 2022, o governador assinou o decreto do novo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). As revelações acompanharam a visita institucional à nova sede do Sistema Sedet, no Centro de Eventos do Ceará, agora ocupando ali um amplo espaço, com todas as unidades vinculadas.

IMPOSTO Religioso na Alemanha. O ano começa com as igrejas católicas, evangélicas e outras taxando em 10% do valor do Imposto de Renda, o recurso anual que os fiéis irão desembolsar para elas.

A COMEMORAÇÃO de 1º de janeiro como o Dia Mundial da Paz trouxe a mais reflexiva das mensagens. E veio do Papa Francisco, afirmando que o caminho da paz ainda está bem longe da família humana. Mas nos mostra três caminhos para se construir essa paz duradoura: 1) Diálogo entre gerações com base para projetos compartilhados. 2) Educação como fator de liberdade, responsabilidade e desenvolvimento. 3) Trabalho para realização plena da dignidade humana.

LIA FERREIRA GOMES vai concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, pelo PDT, sinalizando o projeto da família de ter uma representante naquela Casa, ausente desde a saída de Ivo Gomes, em 2016, para tentar as eleições da Prefeitura de Sobral, onde permanece reeleito em 2020.

JANAINA FARIAS deverá entrar na política, após uma vivência intensa no trabalho de assessora especial do governador. O sonho é a Câmara Federal, e contatos, adesões e simpatias já acontecem, sob o olhar atento de Camilo Santana, o maestro dessa sinfonia.

IZOLDA CELA governadora a partir de abril. É o talento e a simplicidade unidos para dinamizar os programas de Governo que ela tão bem acompanha. É possível que outras mulheres sejam chamadas para sua equipe, fortalecendo metas.

CRIAÇÃO MAIOR

Emmanuel Furtado e Mino(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Emmanuel Furtado e Mino

VALORIZANDO quem merece. Des. Emmanuel Furtado foi ao ateliê do artista plástico e cartunista Mino adquirir algumas criações para seu novo apartamento. Acompanhou cada obra, mantendo seu olhar carinhoso e crítico sobre todas elas, produção maior de um dos grandes artistas do Brasil. A troca de ideias envolveu os dois, sabedores, inclusive, dos exercícios de bem viver.

Regina Catunda e Ivna Aguiar com Elias Leite(Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação Regina Catunda e Ivna Aguiar com Elias Leite

AS ARQUITETAS responsáveis pelo projeto de arquitetura e ambientação da recepção da imagem, do laboratório e da ressonância magnética do Hospital Regional da Unimed, Regina Catunda e Ivna Aguiar (mãe e filha), estão aqui com o presidente Elias Leite. O entusiasmo pela realização do empreendimento une o grupo, que não nega, foi esta a grande conquista em 2021, em Fortaleza.

TUDO AZUL

FILHO E NETO NOVO. Família do governador Camilo Santana, Onélia com José, Luiza e Pedro, mais os pais dele Hemengarda e Eudoro, passaram a noite da virada na Praia de Picos, em Icapuí curtindo a beleza de uma passarela de estrelas e a serenidade do lugar. Na véspera o clima de curtição alcançava a alta temperatura do afeto e da felicidade, entre o pequeno José e seus papais.

RÉVEILLON IDEALINO

A festa de Réveillon do Ideal Clube manteve o ritmo de animação e serviços perfeitos, envolvendo os sócios, seus familiares e amigos, em um ambiente aconchegante. Casal Sâmia e Amarílio Cavalcante, ele o presidente mais dinâmico, recepcionava a todos, ela recebendo os parabéns pela sua troca de idade, dia 25. Coube a Fonseca Junior e sua Banda a garantia da programação musical.

abrir

A FESTA DE ANO NOVO...

Mana Holanda e Manoel(Foto: João Filho Tavares/O POVO)
Foto: João Filho Tavares/O POVO Mana Holanda e Manoel

...MAIS LONGA foi para Mana Holanda, que, ao lado de Manoel, começou os festejos de Natal, passando pelo dia 26 de sua troca de idade e emendando até 1º de janeiro. Nove intensos dias com a família inteira, na mansão bonita, localizada em Forquilha, na zona norte do Estado.

Edson Queiroz Neto e Ticiana(Foto: João Filho Tavares/O POVO)
Foto: João Filho Tavares/O POVO Edson Queiroz Neto e Ticiana

...MAIS CARINHOSA reuniu, em Cidade do México, Ticiana e Edson Queiroz Neto que acompanhados da irmã dele, Patrícia, juntaram os herdeiros em programação animadíssima. De um lado, Beatriz, Marco e Júlia; do outro, Luiza, Carlos e Eduardo. Todos estão voltando, hoje, com exceção de Patrícia, que leva a filha Luiza para Nova Iorque, onde estuda.

...MAIS COLORIDA esteve representada nas festas de fim de ano. Antes dominadas pelo uso do branco quer nas roupas femininas, quer masculinas, agora sofreram mudanças, e as cores fortes, principalmente amarelo, pink e verde, dominaram. A massa sedenta por programações presenciais participou de eventos levando cores, alegrias e irreverências.

MAIS, MAIS

Edir Rolim conta que em maio fará 92 anos, mas ninguém acredita. Ao desejarmos neste 2022 saúde e sossego para ela, ouvimos a resposta: "Jamais sossego. Quero agitação". Mais um elemento para provar sua juventude, que, às vezes, ultrapassa a dos filhos.

Erivaldo Arraes e Alessandra repetiram sua bela festa de Réveillon na casa bonita do Porto das Dunas, concentrando grupo de amigos, em noitada marcada por requinte, acolhimento e muita alegria.

Morais Moreira vai ser homenageado no Carnaval da Saudade, do Náutico, marcado para 19 de fevereiro. Os Brasas Seis garantirão o repertório desse genial compositor, que soube traçar a alegria musical em ritmo de Nordeste, de Brasil. Melhor pedida é impossível. Reservas pelos fones (85) 3242-4310 e 3242-9300.

Escritora e fonoaudióloga Bárbara Busgaib regressando do Rio Grande do Sul, onde passou as festas de fim de ano.

Gretta Taslakian e Chahe Yerevanian encontraram em Fortaleza o clima quente e tropical do seu país, o Líbano, e se mudaram em definitivo para a cidade, onde abriram o restaurante Baytna (Nossa Casa). Ela, um dos nomes femininos de destaque do atletismo do Líbano, trocou totalmente de vida e agora garante lutar para alcançar o recorde de preferência na culinária de seu país, que ela e o marido dominam e fazem aqui.

Ivana Bezerra(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Ivana Bezerra

Hoje troca de idade a querida Virgínia, amada de Tarcísio de Morais. Amanhã é dia de abraçar Ivana Bezerra (foto - amada de Alexandre Rangel), Eugênio Pequeno e Regina Corrêa.

Em comemoração ao Dia de Reis, celebrado amanhã, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove uma intensa programação presencial em municípios do Ceará e da Paraíba. O objetivo é manter o reisado vivo, atual e universal, valorizando o sentido do sagrado e a alegria de uma arte brincante, que se torna importante para a formação de uma identidade cultural.

No Brasil, existem diversos tipos de reisados: reisados de guerreiros, louvação, pastoreio, ida e retorno. Cada um dos mestres tem saberes aprendidos em suas trajetórias e caminhada de vida, que se complementam e entram em harmonia. Eles convidam o público a viverem suas ancestralidades, ao som das cordas, sopros, couros e do aço.

Entre os municípios que fazem apresentações, estão Quixadá com o grupo Reisado de Caretas Boi Coração o Reisado de Caretas da localidade de Boa Água. Em Nova Olinda, o público poderá conferir as apresentações do Reisado Rei do Oriente, na Fundação Casa Grande e no teatro do CCBNB-Cariri.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Leda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

Essa notícia foi relevante pra você?
Recomendada para você

"