Logo O POVO+
Nesta pandemia: frutas são valiosas; as massas, venenosas
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Nesta pandemia: frutas são valiosas; as massas, venenosas

Tipo Opinião
Aqui parte dos alimentos que garantem saúde (Foto: Photo by Julia Zolotova on Unsplash)
Foto: Photo by Julia Zolotova on Unsplash Aqui parte dos alimentos que garantem saúde

Para manter o bom funcionamento do sistema imunológico e para que o organismo consiga evitar e combater possíveis infecções, as frutas são os alimentos necessários e valiosos. Vale, diariamente, comer uma maçã orgânica e uma cenoura crua, é um alimento necessário á boa saúde. Também é importante manter o consumo diário de laranja, limão, tangerina, kiwi, abacaxi que são ricas em vitamina C, nutriente fundamental para o sistema imunológico. A declaração é da médica homeopata Erotildes Honório, dedicada também ao processo de aconselhamento e orientação de seus pacientes, sobre os elementos que geram saúde, principalmente neste período de Pandemia. Ela lembra que a laranja e a framboesa, consumidas in natura e sucos, retardam o envelhecimento e são poderosas na prevenção de anemia. Uma coisa Erotildes Honório reprova: as massas, pão, biscoitos, bolos, etc. e o leite e seus derivados. São venenosos, lembra a médica.

MOLDURAS

UM MIRANTE para o Pico Alto, no Maciço de Baturité está agora garantido. Secretário de Turismo de Guaramiranga, Franzé Leal conseguiu aprovação, junto ao governo, via Secretaria de Turismo, de uma verba gordinha para esta construção e revitalização da área. O projeto vem fortalecer o plano de turismo, apoiado pela prefeita Roberlândia, consciente que o município precisa expandir sua potencialidade nesse segmento.

Sabe-se que foram investidos R$9,8 milhões para modernizar a estrutura do bondinho. O funcionamento das duas cabines permitirão uma movimentação de 350 pessoas/dia, usufruindo de uma paisagem belíssima que vai da Estação do Monte a Estação do Vale. O equipamento fica localizado a 264 km da Capital Fortaleza, em uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. O parque se estende para além de Ubajara, chegando também a Tianguá e a Frecheirinha.

DOM PEDRO Laguna, Vila Selvagem e outros equipamentos hoteleiros já estão com sua capacidade de ocupação em mais de 80% para este período de férias e de frio na Europa e os Estados Unidos. Áreas para a prática de esportes radicais valorizam as praias do lado leste e oeste, e entre o sotaque nordestino dos jovens nativos e do europeu, há uma comunicação harmoniosa, fomentando a geração de emprego e renda, e as cores da alegria, alimentando os cenários. Estão previstos mais de 100 eventos (competições, provas individuais e exposições de equipamentos) entre janeiro e março nas praias do Ceará.

BELO ARTESANATO. A 11ª edição Artes do Ceará, incluindo artesanato e gastronomia, está programada para os dias 14, 15 e 16, na Praça Luísa Távora, concentrando o mais bonito do artesanato, em peças de decoração, cama, mesa e banho; vestimentas e acessórios, além de objetos de presentes. A cozinha regional marcará presença com a participação de cozinheiros, chefes e pessoal dedicado a feitura de pratos e lanches deliciosos, com destaque também para a doceria, forte entre muitos grupos, ali mantendo suas "mini cozinhas".

OPINIÃO

Marco Aurélio tem acompanhado os muitos questionamentos sobre os efeitos da Covid e outros males, entre as pessoas(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Marco Aurélio tem acompanhado os muitos questionamentos sobre os efeitos da Covid e outros males, entre as pessoas

Professor e psicólogo Marco Aurélio de Patrício Ribeiro revela aqui seu pensamento sobre a caminhada desejada para este novo ano. "Após passarmos por um período de pandemia que aflorou em todos nós sentimos negativos de medo, desamparo, orfandade, ansiedade e angústia, espero que tenhamos um 2022 repleto de esperança por um mundo melhor onde a vida supere a morte. Onde as pessoas se preocupem mais com os pobres, saibam escolher melhor nossos governantes, amem mais, respeitem a natureza, cuidem dos idosos e das crianças. Que o humanismo vença o egoísmo.

PASSARELA

Léia Souto Parente(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Léia Souto Parente

Léia Souto Parente é aluna do Colégio Marista em Brasília. Tem 11 anos. De férias, na companhia dos avós maternos Lêda Maria e Francisco Souto lê a última edição do livro que domina o interesse da juventude. E explica: A saga Harry Potter, apesar de ter mais de 20 anos desde o seu primeiro lançamento, ainda encanta jovens e adultos com a magia e as aventuras do Trio de Ouro, aflorando a imaginação nos jovens, que utilizam de seus dispositivos eletrônicos para se inserir na história.

NOVO COMANDO

Comandante Barillo, Almirante Cesar Motta, Coronel  Benício e Embaixador de Cabo Verde Pedro Chantre D'Oliveira(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Comandante Barillo, Almirante Cesar Motta, Coronel Benício e Embaixador de Cabo Verde Pedro Chantre D'Oliveira

O capitão dos Portos Ricardo Barillo está entregando seu cargo próximo dia 17, às 10 horas, na Capitania dos Portos, no Mucuripe. Assumirá o comando o Capitão de Mar e Guerra, Anderson Pessoa Valença. Em recente visita ao Navio-Escola Brasil lá estavam o comandante Barillo, almirante César Motta, coronel Benício e embaixador de Cabo Verde Pedro Chantre D'Oliveira; Jamiro Dias de Oliveira Júnior, presidente da Soamar - Ceará e o vice-almirante André Moraes Ferreira - comandante do 3º Distrito Naval.

POSSE DA OAB CEARÁ

Erinaldo Dantas, ganhou o voto de confiança dos integrantes da OAB Ceará para conduzir a entidade por mais um mandato. A posse realizada com simplicidade diante das determinações de disciplinamento por conta da pandemia reuniu lideranças, nova diretoria, colegiado e convidados.

abrir

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?