Logo O POVO+
Indústria de telhas transformará plástico em eletricidade e lixo em lucros
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Indústria de telhas transformará plástico em eletricidade e lixo em lucros

Tipo Opinião
Deputado Salmito e o prefeito de Quixadá Ricardo Silveira (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Deputado Salmito e o prefeito de Quixadá Ricardo Silveira

Indústria de telhas que será instalada em Quixadá vai transformar plástico em eletricidade e lixo em fonte de renda. O deputado Salmito Filho (PDT), criador do Programa Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento, anuncia a boa notícia para a população do sertão nordestino, precisamente moradora em Quixadá. Ele está levando para o município a fábrica de telhas de plástico Telite S.A. Destaca que essa telha consegue converter a energia solar em eletricidade com a adição do grafeno, tornando as construções autossuficientes em energia.

A indústria, lembra Salmito, é uma das 78 startups da América Latina com o Selo Iimpact, que reconhece negócios de impacto socioambiental. Ela também comprará todo o lixo seco, separando e aproveitando o que é plástico, dando destinação econômica e ambiental aos demais itens, como o vidro. Além disso, a Telite irá ajudar o setor público a organizar a cadeia de coleta seletiva, dando oportunidades de emprego aos chamados "catadores de lixo", transformados em recicladores urbanos ou ainda agentes de sustentabilidade.

MOLDURAS

HÉLIO LEITÃO, de muitas missões como advogado no Poder Público, na Universidade e na OAB Ceará, agora é conselheiro federal. Passa, em decisão do presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, a integrar o Conselho Nacional do Ministério Público. Para a coluna, ele afirma que "a advocacia tem muito a contribuir com o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público". O olhar e as vivências próprias ao exercício da advocacia, as teses caras a OAB e à classe advocatícia, levadas e defendidas nesse colegiado, importante órgão de controle externo e aperfeiçoamento da instituição ministerial, certamente qualificam o seu processo decisório. "É motivo de muito orgulho", prossegue Hélio Leitão, "que essa escolha tenha recaído sobre a advocacia cearense, de que sou um dos representantes no Conselho Federal da OAB".

Governador Camilo Santana na AL(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Governador Camilo Santana na AL

Governador Camilo Santana foi à Assembleia Legislativa apresentar um balanço do seu trabalho voltado para o desenvolvimento do Ceará com inovações e compromisso social. E lá cercou-se do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão, Cel. Luiz Benício, vice-governadora Izolda Cela e do deputado estadual Fernando Hugo.

Artista plástico José Guedes(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Artista plástico José Guedes

O ARTISTA PLÁSTICO José Guedes (foto) abre o ano de atividades da sua Casa D'Alva com sua mostra individual e virtual intitulada "Natureza Morta" dando ênfase à produção dos pintores Arcimboldo, Cezanne, Matisse e Lichtenstein, pertencentes a gerações e estilos bem distintos, mas que trabalharam também nesse mesmo tema atemporal. A exposição é composta por 28 trabalhos inéditos que dão sequência à sua consagrada série Fênix, que já foi exposta com sucesso no Brasil e no exterior. Mostra Natureza Morta, de José Guedes, tem lançamento dia 14 de fevereiro a partir das 18 horas nas seguintes plataformas: instagram.com/casadalvavirtual, facebook.com/casadalvavirtual, facebook.com/joseguedesart, instagram.com/joseguedesart, twitter.com/casadalvavirt e no site casadalvavirtual.com.br. Mais informações: (85) 99983-3416.

TUDO AZUL

Foi para Rodrigo Nogueira Diogo e Manuela Melo a festa de encantos realizada na casa bonita de Marly Pinheiro Nogueira, avó materna do noivo, celebrando seu casamento.

abrir

MAIS, MAIS

Desmistificando o Direito. Este é o objetivo do encontro, via canal do YouTube, impulsionado pela advogada e cerimonialista Norma Zélia. Semanalmente, atraentes assuntos enfocados. Amanhã estará o vereador e advogado Jorge Pinheiro, enfocando o tema: "O casamento sob a ótica do Direito Canônico".

Integrantes do Rotary Club Fortaleza Planalto voltam amanhã à reunião almoço, no Ideal Clube, onde sempre o cardápio ganha a dosagem de entusiasmo do grupo presidido por Edite Bringel.

Beatriz Alcântara(Foto: Jocilene Jinkings/Frisson)
Foto: Jocilene Jinkings/Frisson Beatriz Alcântara

Beatriz Alcântara, amada de Lúcio e mãe de Léo e Daniela, tem 18 livros publicados. Ela é a querida aniversariante de hoje. Interrogada sobre o que mais deseja fazer neste novo ano, afirma: "Cultivar mais esperanças; escrever, desenhar e pintar; encontrar os amigos e ir mais vezes a Portugal".

Padre e médico Fernando Pontes, após desenvolver trabalhos valiosos em sua paróquia, localizada em Foz do Iguaçu, ao celebrar missa de despedidas, já que voltava a viver em Fortaleza, foi surpreendido com os paroquianos cantando "Não Aprendi Dizer Adeus". Nem precisa informar que as lágrimas dominaram a cena.

Seguiu para ocupar a Casa do Pai Alfredo Lopes, que na área governamental foi secretário da Agricultura e consultor técnico, além de escritor e um caminhante apaixonado pelas descobertas do mundo.

Bené Fonteles está convidando os amigos a compartilhar de um sonho produzir o CD solo, "D'Alegria", disco em formato físico e digital com a participação especial de Gilberto Gil, Egberto e Bianca Gismonti, Levi Ramiro, Tetê Espíndola e outros bons. "A sua contribuição a partir de R$ 50 viabilizará este meu sonho", destaca Bené. PIX: 61.983506100 (Bradesco).

Porque a sorte está sempre presente em sua vida, Maninha escolheu comemorar o aniversário de Manoel Holanda, dia 13 às 13 horas. O cenário da casa bonita localizada nas Dunas será decorado pelo velho e fiel amigo do casal Jacaúna Aguiar e o cardápio assinado pelo talentoso Rafael Sudatti. Na lista dos participantes figuram, além das integrantes do Grupo Das Azuis e seus amados companheiros, uma turma de amigos da Faculdade de Direito da UFC: Danilo Mota com Josy; Freitas Cordeiro com Marlise; Francisco Menezes com Raimundinha; Ernanes Nepomuceno de Oliveira e Afonsina. Lúcio Brasileiro levará o seu carinho, devendo ser o primeiro a chegar para os momentos felizes orquestrados pelos anfitriões.

Porque acreditamos na vida eterna, nos unimos em orações pedindo força e fé para a família do querido Aurélio Barbosa, partindo noite da última segunda-feira para o céu.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?