Logo O POVO+
Em meio a guerra, o papa pede jejum e mais orações
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Em meio a guerra, o papa pede jejum e mais orações

Tipo Opinião
Papa Francisco (Foto: VATICAN MEDIA / AFP)
Foto: VATICAN MEDIA / AFP Papa Francisco

Tempo de muita tristeza. A Rússia invadiu a Ucrânia. O presidente Putin determina ação militar e ainda ameaça quem de fora venha interferir em sua ação criminosa, destruindo os princípios da paz mundial. Rejeitou acordos e a diplomacia. Tensão máxima no Leste Europeu, nos Estados Unidos, no mundo inteiro.

O papa Francisco lembra que a violência e a insensatez são contra a obra de Deus. É uma obra diabólica.

Principalmente os jovens da Ucrânia padecem. São sacrificados. E por eles e por toda a população o papa elege o dia 2 de março com um dia de jejum pela paz. E aqui lembramos a revelação de Miriam, que visitada pela Rainha da Paz em Medugorje, dizia que a santa pedia sempre orações principalmente no dia 2 de cada mês. O momento é de orações.

MOLDURAS

A produção do primeiro longa-metragem do O POVO, "VOO 168 - A Tragédia da Aratanha", com direção dos jornalistas Arthur Gadelha, Cinthia Medeiros e Demitri Túlio, foi apresentada para convidados, noite do último dia 24, no Museu da Fotografia Fortaleza. Entre aplausos, ali assistimos a uma produção valiosa, fazendo um resgate memorialístico e sentimental.

abrir

PASSARELA

Segunda-feira, que anos atrás era a noite de desfile de minha Portela. Que era programa de bailes nos clubes de Fortaleza e do Interior. Amanhã, o grande baile do Náutico, que termina com banho de mar reunindo pierrots e colombinas, baianas e xerifes, todos os tipos fantasiados e atraindo o cupido, responsável por muitos casamentos e noivados. Recordar é viver?

Maria Vanda Sá(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Maria Vanda Sá

MARIA Vanda Sá, foliã, comprometida sempre com a beleza, a animação e a reunião dos muitos amigos para vivenciar o Carnaval. Hoje, ela está em sua loja, no Shopping Aldeota, recebendo os amigos para estas lembranças.

Fátima Duarte(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Fátima Duarte

FÁTIMA Duarte, carnavalesca profissional, responsável pela realização de muitas festas, principalmente, aquelas reunindo as alfeanas e as integrantes da BPW. Ela afirma que só mesmo esta Covid-19 para cortar a realização da maior festa brasileira.

TUDO AZUL

ELA FEZ 98 ANOS, lúcida, jovial e rebelde. Eliana Alcântara de Macedo. A comemoração tarde-noite de quarta-feira, 23, reuniu 52 pessoas, entre filhos, noras e genros, netos e bisnetos. Ausentes só a neta Georgiana, que mora no Canadá, e Roberta e Carol, nos Estados Unidos.

PÉROLAS. Em minientrevista revelou: viver é um ato de descobertas de tudo o que é bom. Sou protegida por todos os santos. Gosto da praia, da serra e da natureza. Sou briguenta, não aceito ninguém querer mandar em mim, pois estou lúcida para saber o que eu quero e do que eu gosto, como um bom cardápio de comidas saborosas, passear, bordar, costurar e conviver com pessoas alegres.

Eles comandam os dois clubes sociais em funcionamento na cidade. Entusiasmo é a marca dominante(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Eles comandam os dois clubes sociais em funcionamento na cidade. Entusiasmo é a marca dominante

NÁUTICO E IDEAL CLUBE permanecem sendo presididos pelos mesmos associados, dedicados às suas projeções. Reeleitos Jardson Cruz que tem em suas vices: Luiz Florentino de Góis, José Evânio Guedes e Antonio de Pádua Campos, mais Meton Vasconcelos e Rafael Pordeus Costa Lima, no Conselho Deliberativo. Para o Ideal Clube Amarílio Cavalcante caminhará ao lado de Alcimor Rocha, presidente do Conselho, e Cid Alves, Kall Aragão e Daniel Liebmann, entre seus diretores.

MAIS, MAIS

Maciço de Baturité permanece atraindo as famílias e grupos para curtir os doces dias de não carnaval. Lá estão Mana e Manoel Holanda com os filhos e netos. Ela dedicada agora ao cultivo de orquídeas das mais diversas cores, encontradas na terra que ela batizou de "abençoada pelas estrelas".

Médico Flávio Leitão com a amada Marimília refugia-se em seu recanto em Guaramiranga, ouvindo os pássaros e escrevendo poesias.

Elianinha Macedo está em Pernambuquinho, para onde levou santos antigos para compor os altares da igrejinha do lugar. Foi presente da amiga Vera Lima de Freitas.

Meton Vasconcelos acompanhou o filho Henrique e a nora Renata para a serra em Guaramiranga. A amiga Ângela Macedo acompanhou.

Próximo dia 2, Iara e o médico Batista Aguiar seguem para nova viagem, dessa vez levando o neto Lucas, aluno do Colégio Christus, que completa 15 anos e recebeu dos avós este presente. Vai conhecer Portugal, Espanha - em Madrid visitará o estádio Santigo Bernabéu, do Real Madrid, um sonho acalentado pelo aniversariante. Depois o trio segue para Londres e Paris.

As irmãs Celene Bezerra, Rochelle Bonorandi e Vitória Philomeno estão em Miami, curtindo a cidade e as compras. De volta a Fortaleza esta semana, Celene troca as malas e prepara sua viagem com as filhas Paula Isabelle, Katia Daniele, Lorna Manuella e Giovana. Vão para Bélgica e Paris com roteiro de mil atrações.

Zezinho Zanocchi, cônsul do Uruguai, viajou ontem para sua terra, após dois anos de ausência. Levou a amada Carol e os filhos para rever a mãe querida Celina e os demais familiares.

Graça Ferreira indicando o filme "Traídos pela Guerra", Canal Prime. Um documentário bem real, dosando os fatos históricos com os políticos, e mais a crueldade vivida pelas pessoas, comenta.

O RioMar Kennedy apresenta até o dia 2 de março a "Exposição Vozes da África: uma imersão ao Maracatu Cearense". A exposição é gratuita, reunindo vestuários, adornos feitos à mão, peças decorativas de desfiles e outros elementos. Maracatu Vozes da África fará desfile no shopping.

Se não há Carnaval e vivemos este hiato de alegria, vale curtir o lado cultural e amoroso que nos envolve. O cineasta e professor Régis Frota recomenda estes bons filmes:

1. "Como me Apaixonei por um Gângster", de Maciej Kawulski;

2. "O Violino do Meu Pai", de Andaç Haznedarolu;

3. "Munique - No Limite da Guerra", de Christian Schwochow;

4. "As Fotos Vazadas", de Wregas Bhanuteja;

5. "Perfeitos Desconhecidos", de Wissam Smayra;

6. "A Filha Perdida", de Maggie Gyllenhaal;

7. "Inventando Anna", de Shonda Rhimes (Série).

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?