A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Foto: Fábio Lima/O POVO
Visita do presidente do BNB ao jornal
Ninguém está sabendo, mas Fortaleza entra no mapa das eleições da França. Pela primeira vez, aqui terá posto de votação para os franceses legalizados, cerca de 600, participarem da eleição para a escolha do presidente do País. A cônsul honorária Fernanda Jensen recebeu representantes do Consulado Geral, com sede em Recife, Jeremias Faucon e Frederic Bouvillon, e juntos preparam todo o processo de votação.
O primeiro pleito, informa Fernanda Jensen, acontecerá dia 9 de abril e o segundo, 23, reunindo eleitores devidamente cadastrados dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, cerca de 600. Ela afirma que é expressivo o número de franceses ilegais residindo nos três Estados sem direito a voz e voto. Um lembrete: o presidente atual da França, Emmanuel Macron, é candidato à reeleição.
MOLDURAS
FICOU MAIS AZUL o universo emocional do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, ao ser comunicado que receberá a Medalha da Abolição, maior comenda do Estado, próximo dia 25, em solenidade no Palácio da Abolição. A indicação, ele reconhece, foi centralizada ao trabalho incansável, unindo Governo do Estado e a Fiec, na pandemia da Covid-19. "Conseguimos salvar milhares de vidas, e desenvolver ações capazes de manter erguida a economia e a indústria, nos oferecendo hoje, um resultado de crescimento acima da média nacional", ressalta Ricardo Cavalcante.
NA LISTA DE RECEBEDORES da Comenda, estão também a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Socorro França; o artesão e mestre da Cultura, Espedito Seleiro; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Nailde Pinheiro; o ex-governador e senador Cid Gomes; o humorista Tom Cavalcante; a jogadora de Futebol de Salão, Amandinha; e presidente da Cufa, Preto Zezé.
Festejando
Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Des. Nailde Pinheiro, reuniu no Fórum Clóvis Beviláqua plateia feminina, para abrilhantar a programação de abertura do Mês da Mulher. Entre poesias e belas músicas, tudo aconteceu nas cores do afeto e da valorização de missão exercida por nós no trabalho e na família.
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Ana Cristina Esmeraldo
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Ana Cristina Esmeraldo, Nailde Pinheiro e Tereza Germana
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Francisco, Delane, Nailde Pinhero e Ilo Santiago
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Jord Guedes
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Nailde Pinheiro e Virgínia Colares
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Tássia Miranda, Mariana Nunes e Andrea Ribeiro
Presidente do Banco do Nordeste, João Gomes da Costa, visitou o jornal O POVO, sendo recebido pelo presidente executivo, João Dummar Neto. Muitos assuntos ocuparam o encontro, destacando-se a abordagem de Gomes da Costa sobre microcrédito e segurança digital. No grupo de participantes do OP, estavam os editores Guálter George e Érico Firmo; Alexandre Medina e Adryana Joca, da diretoria de Negócios; e Daniela Nogueira, assessora de Comunicação.
TUDO AZUL
Noite de quarta-feira, 9 de março, aconteceu a posse solene da nova diretoria do Ideal Clube mantendo em seus comandos Amarílio Cavalcante e Alcimor Rocha, desta vez, cercados por muitos jovens nos demais cargos da entidade. Em saudação aos presentes, o presidente Amarílio destacou a expansão do projeto esportivo, atraindo na sua parte infantil seis modalidades e mais de 600 crianças e do Projeto Cultural em que uma verba valiosa é depositada para os vencedores do Concurso de Literatura, além de total apoio aos lançamentos de livros e outras promoções. Destacou os salões do Ideal atraindo grandes eventos e a preferência exercida pelo restaurante da Casa, recebendo, diariamente, políticos, intelectuais, associados e grupos de elegantes mulheres.
Entre as presenças à solenidade, além da mãe querida de Amarílio, a matriarca Holandina, com 98 anos, e seus irmãos, estavam Fabíola e filhos, amores maiores de Alcimor Rocha. Prestigiaram o evento do Ideal Clube o ex-governador e atual presidente da Academia Cearense de Letras, Lúcio Alcântara; o superintendente do Banco do Nordeste, Alexandre Cabral; o secretário de Cultura do Município, Elpídio Nogueira; diretor da Fiec, Luiz Francisco Esteves; desembargador do Trabalho, TRT/7ª Região, Jefferson Quesado Jr. Mais os comandantes militares, Anderson Pessoa Valença, da Capitania dos Portos do Ceará, André Luiz Ribeiro Alão, da 10ª Região Militar, e Lauro Luiz de Freitas Filho, da Base Aérea de Fortaleza.
(Foto: João FIlho Tavares/O POVO)Alcimor e Fabíola Rocha, Sâmia e Amarílio Cavalcante
(Foto: João FIlho Tavares/O POVO)Alcimor Rocha, Elpídio Nogueira e Jardson Cruz
(Foto: João FIlho Tavares/O POVO)Alexandre Cabral e Cláudio Philomeno
(Foto: João FIlho Tavares/O POVO)Fred Fernandes e Chico Esteves
(Foto: João FIlho Tavares/O POVO)José Antônio e Daniela Perez
(Foto: João FIlho Tavares/O POVO)Lêda Maria, Amarílio e Sâmia Cavalcante e Fátima Duarte
(Foto: João FIlho Tavares/O POVO)Lúcio Alcântara e Randal Pompeu
(Foto: João FIlho Tavares/O POVO)Grupo reunido na posse da nova diretoria
MAIS, MAIS
A bonita Ethel Whitehurst, fundadora da Yamor da Ethel, empreendedora social, líder do comitê de artesanato do Grupo Mulheres do Brasil, cercou-se dos muitos amigos, quando, sexta-feira última, recebeu a homenagem do Conselho Regional de Economia. Na listagem, estavam também Josete Andrade e Carmen Maria Marcos do Vale.
Foto: Jocilene Jinkings/Frisson
Fernando Férrer e Adriana Fiúza
Amanhã, advogado estimadíssimo, Fernando Férrer troca de idade. Ele acompanhado da amada Adriana Fiúza (foto) ganhará programação, em Brasília, incluindo almoço no Clube das Nações, recepcionados pelos amigos, Ana Cristina e Estênio Campelo, e, à noite, o aniversariante participará da festa de posse da diretoria da OAB Nacional, no Clube do Exército.
Querida Joyce Cavalcante veio a Fortaleza comemorar, último sábado, sua nova idade. Ressaltou sair de São Paulo, desejando só uma coisa: acordar beijando sua linda mamãe Albetisa, e com ela agradecer pela vida. Faz dois anos, prosseguiu, que não consegue fazer isso, impossibilitada de viajar.
Aline Queiroz está lendo "Eichmann em Jerusalém", de Hannah Arendt.
O agradecimento da colunista aos muitos amigos que enviaram mensagens motivadoras e amorosas, na data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.
Próxima quarta-feira, professor Antônio Colaço conduz mais uma reunião da Academia Fortalezense de Letras, na sede localizada na Universidade Farias Brito. A agenda é recheada de homenagens, posse dos novos acadêmicos e troca de poesias.
Última sexta-feira, o shopping RioMar Fortaleza continuou com a sua programação de Festival de Covers. A atração foi um tributo à banda Queen, fenômeno mundial que conquistou gerações, interpretada pela banda cearense Killer Queen, na Praça de Alimentação.
Ainda na programação deste mês de março, haverá os shows de Kildare e Jardel, e a Banda Mutirão do Amor, em tributo aos dois dos maiores nomes do samba e pagode, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, no dia 18. Também, a Banda O Verbo, irá animar a última sexta de março com a interpretação de músicas do pop rock dos anos 90.
E O Cinema do Dragão marca a chegada da sua 397ª cine-semana com a estreia de 'A Mulher que Fugiu'.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.