Retreinar o cérebro: o tema reúne mulheres esta noite
clique para exibir bio do colunista
A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Foto: KIRSTY GRIFFIN/NETFLIX
"Ataque dos Cães" (foto), filme mais indicado da edição,
e "No Ritmo do Coração", o menos indicado, dividem favoritismo
Hoje a noite será dominada pelas mulheres reunidas, a partir das 18 horas, no salão principal do Hotel Gran Marquise, com a psicóloga e neurocientista Fernanda Bornhausen. Integrantes de vários setores e grupos de mulheres cearenses, confirmaram presença.
Em sua quarta edição, encerramos o Mês da Mulher com o evento "Missão Mulher - É hora de retreinar seu cérebro". Nossa convidada, uma das mais destacadas palestrantes, traz uma ampla abordagem sobre saúde e bem-estar, inclusive "A mudança de modelo mental" e "A Neurociência de forma descomplicada com ênfase na produção natural dos hormônios da felicidade Sedo para retreinar o cérebro". Abrindo a programação, que tem Norma Zélia, no cerimonial, o Quinteto Musical do IAPS avivará as emoções com Pixinguinha e Tom Jobim, e a pequena repentista. Samya Abreu também levará seus versos.
MOLDURAS
1. Quem diria que a maior premiação do cinema internacional teria cenas realmente cinematográficas como a tapa de Will Smith em Chris Rock, algo deselegante e sórdido, tirando parte do brilho esperado para a retomada do grande evento na pandemia?
2. Outro fato notório liga-se ao resultado da premiação. É perceptível que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a cada ano, mais se distancia do verdadeiro encanto e importância que se espera de um festival de arte: seriedade, isenção, rigor na avaliação de cada um dos filmes.
3. E a crítica pinta de negro parte do resultado. Destaca a escolha de "Duna" nas categorias técnicas: trilha sonora, fotografia, montagem, direção de arte, som e efeitos especiais. Mas acusa a não escolha e maior destaque para "Ataque dos Cães". O nosso estudioso e escritor Alder Teixeira afirma que "fecharam-se os olhos, para o roteiro corajoso, a direção de arte impecável e a fotografia de tirar o fôlego, para chamar a atenção para o que é notável em "Ataque dos Cães", preterindo-se em favor do melodramático e xaroposo "No Ritmo do Coração".
4. Calma e contemplação são adjetivos que bem descrevem o trabalho da pintora Paula Siebra, assim como temas e visualidades pertencentes ao imaginário cearense, sua terra natal. Em abril, o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abre suas portas para o lançamento da primeira exposição da artista em Fortaleza, "Lembrança de algum lugar", com curadoria de Carolina Vieira. A abertura acontece neste sábado (2), a partir das 10h, sendo necessário o uso de máscaras e apresentação do cartão de vacina atualizado no acesso.
5. Ticiana Rolim Queiroz e a filha Beatriz regressam hoje de Dubai, nos Emirados Árabes. Foram ver a grande exposição mundial de artes plásticas, reunindo os maiores nomes da pintura, escultura e fotografia.
PASSARELA
A MEDALHA DA ABOLIÇÃO, mais alta comenda concedida pelo Governo do Estado foi entregue, em noite brilhante para nove escolhidos pelo seu trabalho em prol de um Ceará melhor. Socorro França, Espedito Seleiro e Tom Cavalcante, ano de 2020. Nailde Pinheiro Nogueira, Equipe Elmo representada pelo médico Marcelo Alcantara e Preto Zezé, ano de 2021. Amanda Crisóstomo (Amandinha), Cid Ferreira Gomes e Ricardo Montenegro Cavalcante, ano de 2022. Discurso do governador Camilo Santana foi uma peça de entusiasmo e gratidão.
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Dr. Marcelo Alcântara
representando os criadores do Elmo
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Vice-governadora Izolda Cela com agraciado Cid Gomes e família
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Governador com os agraciados da Medalha da Abolição
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Entrega da Medalha da Abolição
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Carol e Roberto Cláudio Bezerra e Waldir Fernandes
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Suzana, Vinícius, João Victor e Denísio Pinheiro
TUDO AZUL
NO RITMO DA AMIZADE o educador e empresário Tales de Sá Cavalcante recepcionou os agraciados com a Medalha da Abolição, após a solenidade de entrega. Socorro França e Nailde Pinheiro Nogueira, uma secretária de Governo e a outra presidente do Tribunal de Justiça do Ceará. Mais Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec e Cid Ferreira Gomes, senador e ex-governador. No cenário do Ideal Clube, até a chuva bonita da madrugada disse presente, e o clima de muita energia foi aquecido pelo piano de Tiago Mendonça e as melhores conversas, entre amigos. Os anfitriões Jaqueline e Tales avivaram com alegria a noitada denominada um presente carinhoso aos homenageados.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.