Logo O POVO+
Beira Mar: espigões dominarão a paisagem
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Beira Mar: espigões dominarão a paisagem

Tipo Opinião
Entre as capitais do Nordeste, apenas Recife e João Pessoa superaram a cidade de Fortaleza em termos de competitividade (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Entre as capitais do Nordeste, apenas Recife e João Pessoa superaram a cidade de Fortaleza em termos de competitividade

O mar de Fortaleza permanece sendo o cenário ideal para os investimentos das grandes construtoras. Depois de vários espigões já sendo construídos, como o "One", pela Colmeia, com 50 andares, agora um levantamento está sendo feito listando os edifícios na Beira Mar e próximos dela para serem negociados e demolidos para dar lugar a outros espigões, ou gigantes da engenharia projetados para moradia, em sua maioria, e prédios comerciais. Somente este ano, já se foram mais de 12 edifícios "baixos". Na listagem, estão os edifícios Saint Paul, Sabatini Acqualinda e mais de 25 outros.

MOLDURAS

Secas, tempestades e outros eventos extremos estão registrados para acontecer nos próximos anos, com mais frequência que hoje, no relatório Intergovernamental de Mudança do Clima da ONU. A atual crise do clima é sem precedentes e, pior, irreversível.

As mudanças climáticas já mostram que as temperaturas no Brasil estão mais altas e as chuvas mais intensas. Aqui mesmo, em Fortaleza, sente-se isso, estendendo-se registros no Ceará inteiro.

No setor privado, a necessidade de não agravar esse cenário vem ganhando forças diante da pressão pelo exercício de boas práticas ESG (ambiental, social e de governança). O agronegócio é um dos grandes prejudicados, padecendo com perdas de safras e morte de animais.

Citado como um dos países que serão mais afetados com as questões ambientais, o relatório exalta a necessidade de medidas de adaptação, disciplinamento não só do Poder Público, mas das empresas.

André Ferretti, ambientalista e gerente da Fundação Grupo Boticário: "Alguns governos locais estão implementando conceitos de adaptação para revisar planos diretores, por exemplo. Mas, considerando que boa parte dos modelos de negócios foi projetada para uma realidade climática que não existe mais, é fundamental que o tema seja discutido pelo setor privado também".

Vamos pedir ao governo do Estado e prefeituras do Ceará para apresentar quais boas práticas sendo desenvolvidas e outras a desenvolver diante dessa crise do clima, em saúde, acesso à água e alimentação. E também saber quais as empresas já caminham com novas atitudes diante das mudanças climáticas.

MÚSICA E LAZER

1. VÊM AÍ AS FESTAS JUNINAS. Uma delas está agendada para o Mosteiro Santa Cruz, ali, na Serra do Estevão, em Quixadá. Banda de Forró, comidas típicas, animação e a segurança de poder passar o fim de semana naquele lugar aconchegante, em meio à natureza. Dia 4 de junho. Grupos e casais se organizam. Mais detalhes: (85) 99981-5033.

2. FÉRIAS À PORTA. Beach Park divulgando que está na contagem regressiva para o momento mais insano do ano, garantindo as próximas férias com mais economia, criou uma lista vip que, acessada pelos interessados, mostra a programação de diversões, as ofertas e os descontos especiais para aquele lugar, considerado um dos mais importantes e bonitos parques de diversões das Américas.

CARNAVAL DA SAUDADE já movimenta gerações que sempre curtiram a grande festa realizada no Náutico, suspensa por dois anos, em função da pandemia da Covid. Esta 54ª edição acontecerá dia 11 de junho, ficando a animação por conta da Orquestra Brasa Seis, com 18 músicos regidos pelo maestro José Maria, garantindo o melhor do repertório de carnaval de todos os tempos. O presidente Jardson Cruz e sua diretoria garantem ser uma das melhores festas e lembra que, ali, serão homenageados: os secretários municipais de Fortaleza: Cultura, Elpídio Nogueira, e o de Turismo, Alexandre Pereira.

TUDO AZUL

Soraya Pinheiro, Lêda Maria, Carol Mello, Cristiane Fraga e Socorro Medeiros(Foto: João Filho Tavares/O POVO)
Foto: João Filho Tavares/O POVO Soraya Pinheiro, Lêda Maria, Carol Mello, Cristiane Fraga e Socorro Medeiros

Não só a beleza de cada integrante do grupo coloriu o almoço do Dia das Mães, organizado pela empreendedora e empresária Carol Mello, do grupo Elos por Elas, mas o jogo de boas conversas e a apresentação pessoal de cada participante, muitas permitindo reflexões sobre vida, trabalho e família.

A música romântica, interpretada pelo piano de Ticiano Maia, embalou os corações e, no cenário acolhedor do restaurante Marcel, na Praia de Iracema, todas desfrutaram dos sabores da culinária francesa, assinada pelo chef Renato Bento, e da harmonização com vinhos e espumantes, em seleção especial do sommelier Eduardo Dantas, também orientando as belas participantes sobre os detalhes do almoço. Gerente Fabrício Bisol acompanhava tudo, atenciosamente, garantindo momentos felizes ao grupo.

PASSARELA

Casamento de Soraya e Brendon
Foto: Arquivo Pessoal
Casamento de Soraya e Brendon

O casamento de Soraya e Brendon, filhos queridos de Fátima Catunda e Jorge Ali-Khan e de Andréa e Claudiomiro Brito, foi realizado no Cartório Mucuripe, seguindo-se recepção no Coco Bambu (Meireles). Na foto, papai Ali-Khan com a filha e o genro.

MAIS, MAIS

Sociedade Consular do Ceará prestigiou a posse de Leonardo Lundgaard Jensen como cônsul honorário em Fortaleza, da Dinamarca, noite de quinta-feira, 12. O embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz, veio para a solenidade, simples, mas marcada por muito carinho.

Escritora e membro da Academia Fortalezense de Letras, Evan Bessa, lançou, com sucesso, seu livro "Poesias Infantis", último dia 6, no Shopping Benfica. O livro, editado por Angélica Sampaio e Editora Sol Literário, está bonito, atraente e com um conteúdo valioso para os pequeninos. Para adquirir o livro e ter mais informações: (85) 99155-4519.

Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas e Vestuário do Ceará tem novo presidente: Paulo Alexandre de Souza.

Ainda repercute entre educadores e intelectuais o artigo do professor e diretor dos estabelecimentos Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, sugerindo escolhermos o presidente do Brasil avaliando os livros que ele lê. Pensando bem... quase impossível escolher, de livro e grandes escritores e temas, muitos candidatos completam o seu grau de analfabetismo.

Mariel, filha querida de Valéria e Alberto Oliveira, celebrou, sábado último, sua união de amor com Murillo Rodarte, em cerimônia religiosa em Goiânia. O casamento civil já tinha acontecido em 2020 em
Angra dos Reis.

Celina Hissa inaugura, dia 19, sua nova loja de marca "Catarina Mina", localizada, ali, na Rua República do Líbano, 540. Celina, uma empreendedora ousada e dedicada aos programas sociais e de valorização das artesãs cearenses, manterá seu ateliê aberto, permitindo que os interessados possam, além das peças expostas, acompanhar a arte dos trabalhos feitos à mão, que encantam os olhos de quem sabe valorizar a moda e o artesanato.

Maria José Emygdio, em boa hora, leva seu curso de pintura em cerâmica para o Viva. Tânia Sancho, diretora, já formando a turma privilegiada com esta aprendizagem com Maria José, artista e professora das mais talentosas. Mais informações: (85) 98161-8545.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?