Quase um mil fósseis roubados voltam para museu do Cariri
clique para exibir bio do colunista
A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
O ministro Ronaldo Vieira Bento e o embaixador Luís Fernando Serra foram ciceroneados por Lêda e Emmanuel Guillemette
Vejam só o que nos roubaram. Finalmente, riquezas do Ceará voltam ao seu centro. Uma cerimônia de restituição, pelo governo francês ao governo brasileiro, de quase mil peças fósseis que saíram ilegalmente da região do Cariri marcou o encerramento de uma operação de guerra que, há dez anos, unia a polícia e a justiça dos dois países, trabalhando "na caça" de peças de grande valor histórico e cultural retornassem ao Museu Arqueológico, onde serão estudadas e expostas ao público. Terça, dia 24 de maio de 2022, tudo oficialmente concluído.
Peixes, plantas, insetos, pequenos dinossauros e crustáceos fossilizados datando do cretáceo, um verdadeiro tesouro arqueológico foi devolvido ao Brasil pelas autoridades francesas. Essas peças foram retiradas ilegalmente por traficantes internacionais na região do Cariri, apreendidas depois em um contêiner no porto do Havre, em 2013, por um agente da alfândega francesa, desconfiado do conteúdo. Os 998 fósseis voltarão para a Bacia do Araripe, reconhecido como geoparque pela Unesco desde 2006.
No restaurante do Museu André Malraux de Le Havre, o ministro Ronaldo Vieira Bento, o embaixador Luís Fernando Serra (foto), entre outras autoridades brasileiras, foram ciceroneados por Lêda e Emmanuel Guillemette, em almoço comemorando a reconquista. Lêda é cearense, integrante do corpo docente da Unifor, mas trabalhando na Universidade de Le Havre, como professora pesquisadora nas duas. Foi também diretora da Fundação Casa do Brasil em Paris. O casal acompanhou a batalha de recuperação das nossas riquezas e manteve esse encontro comemorativo.
MOLDURAS
Repercute ainda entre as lideranças políticas e empresariais a celebração do Dia da Indústria, noite da última quinta-feira, no La Maison Coliseu. A Fiec ressuscitou uma das festas bonitas acontecidas na cidade. Presidente Ricardo Cavalcante conduziu a solenidade de entrega das comendas, ponto alto do festejo, e fez um discurso histórico mostrando o envolvimento da Federação com as grandes questões ligadas ao desenvolvimento do Ceará. A Medalha da Ordem do Mérito Industrial (CNI) foi para o empresário Ivens Dias Branco Júnior e a Medalha do Mérito Industrial (Fiec) para os empresários Carlos Pereira, Hermano Franck e Rogério Aguiar, todos revelando histórias familiares de trabalho, ousadia e felicidade.
Para Ivens Dias Brancos Jr., em declaração à colunista: "A Medalha concedida pela CNI representa o reconhecimento que estamos como empresários, mesmo de forma singela e humilde, contribuindo para o desenvolvimento e valorização da atividade industrial do nosso país".
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Socorro França e Stella Rolim
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Glauco Lobo e Tarquilio Pimentel
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Fernando Férrer e Adriana Miranda
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Coronel Romero e Sueli Romero
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Consuelo, Graça e Gisela Dias Branco
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Clóvis Holanda, Alexandre Medina, João Dummar Neto e Dayvison Alvares
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Cléber Pinho, Júlio Santos, Ferruccio Feitosa, Samuel Dias e Marcelo Pinheiro
TUDO AZUL
Amigos levaram total entusiasmo para Maisa Vasconcelos, âncora da rádio O POVO CBN, recebendo na Câmara Municipal de Fortaleza, por proposição do vereador Guilherme Sampaio, o título de "Cidadã de Fortaleza". E Maisa devolveu este reconhecimento e carinho com um discurso reflexivo sobre a profissão e uma declaração de amor à cidade.
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Helly Pinheiro, Maria Luiza Fontenelle, Maisa Vasconcelos, Nonato Albuquerque, Eliomar de Lima e Guilherme Sampaio
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)José Boris e Fátima Boris
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Zenilce Bruno, Lêda Maria e Ian Gomes
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Ranilce Barbosa e Wagner Mendes
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Luiz Viana e Camila Holanda
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Guilherme Sampaio e Maisa Vasconcelos
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Fábio e Maisa Vasconcelos
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Homenageada com a equipe do O POVO
PASSARELA
Foto: Arquivo Pessoal
Débora Marques e Mônica Feitosa
DESTACANDO-SE, na Prefeitura de Fortaleza, pelo seu trabalho, no Imparh, a presidente Débora Marques fez uma pausa nas atividades para receber homenagens pela sua troca de idade. Também, a diretora Mônica Feitosa (foto) e o vereador Wellington Sabóia levaram para a aniversariante o abraço carinhoso.
MAIS, MAIS
Mais que desfolhar sorrisos, a colunista aguçou o olhar e viu na festa do Dia da Indústria, no salão do La Maison Coliseu, que todas as mesas estavam numeradas para facilitar aos convidados seus lugares. Uma chamou a atenção: a mesa 13 permaneceu totalmente vazia durante o evento, ninguém quis sentar ali. Que houve?
Jovem, rico e talentoso empresário chegou à festa atraindo os olhares femininos. Circulava novamente solteiro.
As belas joias ficaram guardadas em casa, não mais ocupando o corpo feminino das belas presentes exibindo-as em eventos anteriores. Recomendação médica?
Valendo acompanhar a elegância do Gen. André Luiz Allão, comandante da 10ª Região Militar, Ivens Dias Branco Jr. e Izolda Cela quando da execução do Hino Nacional.
Outro encontro maravilhoso aconteceu ontem. A alegria e o carinho dominaram a programação marcando, no Piano Bar do Ideal Clube, o reencontro das integrantes do Grupo Mulheres Pensantes, que criamos há oito anos, com reuniões permanentes, para aproximar mulheres que dosam de entusiasmo e orações suas vidas.
Houve a Coroação de Nossa Senhora marcando o encerramento do mês de Maria sensibilizando o grupo que cantava, rezava e se emocionava. Um momento especialíssimo.
Amigo solidário, Juvenal Duarte cuidou da parte musical e ofereceu o melhor do melhor, com ênfase para o romantismo.
Academia Cearense de Letras fez manifestação, manhã de segunda-feira, 29, no Cemitério São João Batista, homenageando a Padaria Espiritual, pelos 130 anos de fundação. Na ocasião, foi entregue um livro, organizado por Regina Pamplona Fiúza e Francisco José Júnior, e os presentes ouviram um concerto sob a regência do maestro Poty, com músicas de Alberto Nepomuceno e o hino da entidade, agora, musicado pelo maestro, já que do original desapareceu a partitura.
Presidente da ACL, Lúcio Alcântara, responsável pelo evento, enalteceu o movimento, mantendo, com a programação, o sentido de fuga da mesmice, perseguido sempre pelos 14 padeiros da época. O ato realizado na igreja do cemitério foi conduzido pelo Pe. Targino. Depois todos saíram para visitar os túmulos.
"Escola Senac do Livro" tem lançamento marcado, amanhã, no espaço do Senac Reference. Às 17 horas.
Último dia 13, a médica geriatra Francisca Alves e a fisioterapeuta Arlene Soares, diretoras, reuniram os participantes do Nutof (melhor casa para cuidados e atividades com a terceira idade) para a coroação de Nossa Senhora Peregrina.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.