A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Dois momentos marcaram a vida da Fiec em uma só semana. Última quarta-feira, 6 de julho, foi lançado o edital pelo Sesi Ceará e Fiec contemplando, com um total de R$ 10 milhões, não reembolsável, as empresas locais, desejosas de inovar. As propostas do projeto para esta chamada temática deverão estar alinhadas com os grandes desafios da indústria cearense no quesito Saúde e Segurança do Trabalhador aplicadas às demandas industriais.
O segundo foi a participação do presidente da Casa, Ricardo Cavalcante, discutindo, na Conferência para a Inovação e Sustentabilidade da Fileira Alimentar do Mar, em Lisboa, a ampliação das relações comerciais da economia do mar entre Brasil e Portugal. E gerando interesse dos participantes dissertou sobre o pioneirismo da Fiec frente a projetos de sustentabilidade e de desenvolvimento industrial do Estado, a exemplo do Hub de Hidrogênio Verde e do Núcleo ESG.
Completando o desfile de bons projetos, o diretor de Inovação da Fiec, Sampaio Filho, lembrou que a Federação foi pioneira em projetos inovadores para o setor, a exemplo do Rastum, premiado internacionalmente como um dos melhores. Ele promove o mapeamento da cadeia de pescado desde a pesca do peixe em alto mar, chegada ao porto e sua venda.
MOLDURAS
NAS COMEMORAÇÕES dos 50 anos do Sebrae, em Brasília, o diretor técnico do órgão no Ceará, Alci Porto, manteve contato importante com o ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim. Na pauta, os preparativos para o Hub de Inovação que o nosso Sebrae ajuda a implementar com competência e modernidade no Estado.
LANÇAMENTO DO LIVRO "Tarcísio Leitão - A trajetória de um coerente", noite da última terça-feira no Ideal Clube, juntou os comunistas cearenses de todos os tempos, em clima de muito entusiasmo e congraçamento. Médico e escritor Flávio Leitão autografou cerca de 360 livros contendo a vida e as histórias maravilhosas do irmão advogado dos trabalhadores e seguidor de Karl Marx.
TUDO AZUL
A festa de 80 anos do advogado Roberto Amora, o amado de Vera e dos filhos Sérgio e Vitor, foi só alegria, alegria. Renato Assunção (voz e violão) e Tito Freitas (piano) comandaram o quesito musical, tendo os participantes se surpreendido com Vera cantando o romantismo, inclusive, "La Vie en Rose", a música do casal.
PASSARELA
Marize Castelo Branco soube comemorar bem sua troca de idade, última quarta-feira. Foi com a filha Nanete para o Rio de Janeiro, sempre maravilhoso, e, pela manhã, visitou o Museu do Amanhã, avaliando toda a beleza e história do lugar. À noite, reuniu amigos, no restaurante Cipriani, do sempre atraente Copacabana Palace.
MAIS, MAIS
Empresário e engenheiro João Fiuza vivenciou uma quinta-feira de festa. A sua Diagonal Engenharia entregou o empreendimento de alto padrão para a cidade: o Solar Praça Portugal. Tem mais de 30 andares e arquitetura inspirada no neo clássico.
Quando do lançamento do livro escrito por Flávio Leitão lá estava grupo de médicas de muita história bonita na profissão e nas ações sociais: Helena Serra Azul e Erotilde Honório.
Também nesse grupo de médicos os casais: Eveline e Francisco Monteiro, ele diretor do Hospital São Carlos; Ericina e Vicente Leitão; Walquíria e Zé Maria Chaves. Sozinhos: Sálvio Pinto, Djacir Figueiredo e João Martins.
Ideal Clube voltando a receber os grupos de jogadoras femininas ocupando o carteado com paixão e alegria. Para os psicólogos, esta atividade é salutar para evitar a solidão e o estresse causados pela pandemia da Covid-19.
Influenciadora Camily Viana promoveu a quinta edição do seu bazar, que aconteceu ontem. O rol de itens foi extenso e contou com o acervo pessoal de Camily, entre eles roupas, calçados, bolsas e acessórios.
Escritora e presidente da Rebra, Joyce Cavalcante se envolve totalmente no IV Encontro Mundial de Literatura Brasileira - Focus Brasil NY, agendado para os dias 25, 26 e 27 de agosto de forma presencial no Consulado do Brasil em Nova York. Primeiro dia acontece a abertura da programação presencial com presença da Sra. embaixadora Maria Nazareth Farani e representantes do setor cultural do consulado e organizadores.
Sexta-feira, 26, o programa mais importante será painéis com autores convidados e no sábado a sequência de depoimentos de escritores-membros da Academia Internacional de Literatura Brasileira e, às 14 horas, acontecerá o lançamento da Antologia da Rebra - Rede de Escritoras Brasileiras, apresentando trabalho de 52 associadas.
Arquiteto Carlos Otávio permanece em São Paulo, desenvolvendo novos projetos para a clientela de lá.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.