Ceará trouxe o mundo para avaliar a economia verde e o nosso potencial
A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
1. Esta segunda-feira amanhece para o empresariado cearense, investidores e estudiosos que participaram do Fiec Summit - Hidrogênio Verde, totalmente colorida, revelando mais que nunca a hora de todos vestirem esta cor da esperança, reforçando o protagonismo do Ceará na área de energias renováveis. O Fiec Summit 2022 foi encerrado quinta-feira, 4, e durante dois dias 1.580 pessoas representando 20 países, permaneceram ouvindo e discutindo uma pauta de palestras valiosas ao projeto de geopolítica energética, capaz de fazer a melhor transação entre países, fortalecendo os setores públicos e privados, mais a academia, espelhado em políticas regulatórias e financeiras.
2. Todos viram que o Ceará busca soluções inovadoras. Disse bem o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante: "O compromisso coletivo, pela descarbonização do planeta não é mais uma opção. É um imperativo. Nessa corrida pelo combustível do futuro, o Brasil se destaca entre os demais países, por já possuir uma matriz energética, com participação amplamente majoritária de fontes renováveis. O Estado, prossegue Ricardo Cavalcante, mantém, em relação ao mundo inteiro, atributos importantes como o baixo custo de produção e a complementariedade entre as fontes eólica e solar, nos colocando como candidato natural ao fornecimento da energia limpa, essencial na produção do hidrogênio verde.
3. O cenário vislumbrado no encontro da Fiec revelou um novo Ceará que na opinião da governadora Izolda Cela tem esse protagonismo desde 2020, com parcerias fortes e importantes para firmar o Estado como a Casa do Hidrogênio Verde". Já o secretário Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, afirmou "independente de questões políticas, aqui no Ceará se processa há 36 anos a boa governança e governabilidade. É preciso coragem e ousadia para os interessados atuarem, e nos acompanharem no desejo que temos de agir para a descarbonização do planeta. Dinheiro não falta", assegurou Maia Júnior.
(Foto: Divulgação/Fiec)Max Correa: The Chillean Clean Hydrogen Strategy
(Foto: Divulgação/Fiec)Empreendedores Rui Dias e Sidney Ipiranga com Lêda Maria Souto
(Foto: Divulgação/Fiec)Exposição do diretor do Sesi/Senai Paulo André Holanda
(Foto: Divulgação/Fiec)Equipe de Comunicação liderada por Paulo Nóbrega
(Foto: Divulgação/Fiec)Jurandir Picanço palestrou sobre o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará
TUDO AZUL
QUEM É O PRESIDENTE DO BNB: JOSÉ GOMES DA COSTA?
Como administrará o Banco do Nordeste, agora oficialmente presidente?
José Gomes da Costa: Continuo com a mesma dedicação e esforço no sentido de tornar o banco cada vez mais útil a sociedade nordestina, com atenção especial à qualidade no atendimento que tem melhorado e vai melhor ainda mais, com as ações e programas em curso.
Julga-se um "poderoso" na esfera governamental?
José: Sou uma pessoa simples e consciente das minhas limitações e poderes. Sou produto dos resultados cultivados pelas equipes que liderei e lidero. Tenho 57 anos, 42 dos quais dedicados ao banco do Nordeste, dois como bolsista e 39 como funcionário, completados no dia 1/7/2022.
Quem você é?
José: Sou pernambucano do sertão, de Petrolina, filho de um agricultor familiar de sequeiro, analfabeto. O 12º filho de uma família de 13 filhos em que apenas oito se criaram. O único a entrar numa universidade.
E sua formação?
José: Sou formado em economia pela UFPE e mestre em Economia pela mesma universidade. Possuo MBA em Finanças pela Escola de Economia, FGV, Rio de Janeiro, e uma especialização em Administração de Bancos- Banking, pela escola de administração de empresas, SP/ FGV.
Negócios, sempre negócios?
José: Minha experiência profissional é toda em unidades de negócios (Agências). Tenho a grande oportunidade de trazer para a diretoria o conhecimento "das dores dos clientes" e me dedico incansavelmente para diminuir a burocracia no processo de crédito do banco, que tem as melhores taxas e prazos, mas precisa ter também a maior agilidade nas suas entregas.
Houve outra missão?
José: Sim, nos últimos 4 anos, antes de me tornar diretor, fui superintendente estadual do banco na Bahia.
PASSARELA
Dia 12, a partir das 19 horas, José Guedes abre em sua Galeria Casa D'Alva, Exposição de Hildebrando de Castro, artista nascido em Olinda, radicado em São Paulo. É um artista dotado de uma técnica excepcional, tanto no desenho quanto na pintura. E com o enorme talento que tem, vem construindo uma das obras mais consistentes e instigantes da contemporaneidade.
As obras apresentadas na Casa D’Alva foram produzidas entre 2018 e 2019 e pertencem a sua mais recente fase que tem a arquitetura (no caso com imagens coletadas em Portugal, China e Japão) como base para observações que vão de sutis a contrastantes jogos envolvendo luz, sombra, espaço, linha, cor e movimento.
MAIS, MAIS
Régis Frota Araújo lançou, último dia 4, no Auditório 13 de Maio, da Assembleia Legislativa, seu livro “O Homem que Matou Dom Quixote”. Companheiros das Academia de Cinema do Ceará e da Metropolitana se juntaram com os muitos amigos do escritor, nessa noite de sucesso.
Andrea Jabor traz à Fortaleza espetáculo “A Rainha - Experiências extraordinárias para a primeira infância”, dias 19 e 20 no Teatro Dragão do Mar, e oficina para artistas e intérpretes, dias 18 e 19 no Porto Iracema das Artes.
Hoje, às 18 horas, Annette de Castro faz reunião geral com o grupo Mulheres do Brasil Fortaleza. Apresentará as atividades desenvolvidas e a ampliação dos projetos, assim como os muitos grupos de atuação buscando as transformações para um Brasil melhor.
Versões Monalisa, uma das mais preciosas coleções da médica Veridiana Brasileiro, foi vista último sábado na Casa de José de Alencar. Esta é 21ª exposição, a 8ª em Fortaleza, mostrando 107 obras inéditas idealizadas por 81 artistas cearenses. São trabalhos que nunca foram vistos em edições anteriores, explica Andréa Dall’Olio, curadora da mostra.
A Vila Azul do Mar apresenta sua programação para o mês de agosto reunindo música boa e gastronomia de qualidade em music sessions, às 19h50 (dom a terça, e às quintas-feiras) e às 17h e 19h50 (às sextas e sábados). Na programação, bandas do cenário local para apresentações ao vivo entre estilos como samba, forró pé-de-serra, bossa nova, surf music, rock, pop rock nacional e internacional.
Patrícia Mastroianni continua sendo uma das executivas mais talentosas, mantendo sua elegância, competência e entusiasmo em tudo que faz para o moderno funcionamento do Laboratório Hipólito Monte.
Bonita fonoaudióloga Odenys Alves de Moura esteve em Brasília, fazendo o curso de Técnicas Respiratórias, com a famosa fisioterapeuta Alessandra Dorça, professora-doutora.
Presidenciável Ciro Gomes divulgando o seu desejo de ter uma mulher como vice em sua chapa. Sem dúvida, lembra o exemplo de sua mãe Maria José, forte, atuante, inteligente e amorosa.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.