Logo O POVO+
Alexandre Pereira: Fortaleza conquistará o melhor destino
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Alexandre Pereira: Fortaleza conquistará o melhor destino

Tipo Opinião
Rosalice Pontes e Iracema Ramos (Foto: Digital Produções/Acervo Pessoal)
Foto: Digital Produções/Acervo Pessoal Rosalice Pontes e Iracema Ramos

1. Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza, está harmonizado com as notas de uma partitura musical regendo a sonoridade para Fortaleza ser em breve o melhor destino turístico do País. "Fomos escolhidos, recentemente, como o segundo destino, ficando Gramado (RS) em primeiro. Não me satisfaz essa posição. Por isso, junto com o prefeito Sarto, a classe hoteleira, empresarial, de eventos e outras mais, estamos empenhados na conquista da liderança e vamos chegar lá", afirma com otimismo e entusiasmo, buscando os elementos da sedução.

2. Um desses elementos veio por meio da Câmara Andina de Fomento (CAF), uma espécie de Banco Mundial. "Financiamos, com pagamento a longo prazo, R$ 15 milhões somente para desenvolver o Observatório do Turismo, a restauração do Estoril e parte da infraestrutura da avenida Beira Mar. Esta parceria Prefeitura de Fortaleza/Secretaria Municipal de Turismo e CAF é extremamente importante, para esta conquista de Fortaleza como 'primeiro destino'. E outros projetos virão", conta Alexandre.

3. O secretário revela também que a entidade tem exigências e exerce uma fiscalização intensa. Ela só financia recursos para a cidade que tem controle fiscal, qualidade de gestão e credibilidade, pilares revelados na gestão do prefeito Roberto Cláudio, quando foi iniciada e firmada a parceria, prolongando-se nos projetos para a instalação das torres de segurança, reforma da Praia do Futuro etc.

MOLDURAS

Joan Borysenko(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Joan Borysenko

FUTURA TRENDS 22. Joan Borysenko (foto), especialista no estudo da conexão do corpo e da mente, será palestrante no Futura Trends 22, projeto especial do Grupo O POVO. Será realizado, de forma híbrida, no dia 23 de setembro, no auditório da Fiec. Médica e psicóloga clínica com doutorado na Harvard Medical School, Joan Borysenko é autora e coautora de 17 livros sobre os desafios da qualidade de vida associada a espiritualidade e mente saudável das pessoas e dos profissionais superenvolvidos com o mundo do trabalho.

Borysenko falará sobre "Burnout - Esgotados, sem engajamento e indiferentes ao trabalho: o que fazer para 'virar a mesa' em forte ambiente de mudanças". Farão a moderação desta palestra os professores Janaina Oleinik Moura Rosa e Felipe Pinho. Nesta 12ª edição do Futura Trends, quatro renomados palestrantes discutirão o tema "Gestão e solução de conflitos no trabalho - A liderança de equipes eficientes e comprometidas".

AD2M PREMIADÍSSIMA. Sinônimo de relacionamento com a imprensa no Ceará e referência para comunicadores e clientes pelo trabalho sério, ético e profissional que caracteriza a empresa no mercado, a AD2M Comunicação foi eleita, pela quinta vez, como agência de comunicação mais influente na categoria Nordeste, segundo o Prêmio Top Mega Brasil.

A premiação é uma iniciativa da Mega Brasil em parceria com a Maxpress. Djane Nogueira, diretora da AD2M, comenta: "Figurar no 1º lugar na categoria Agência de Comunicação/Nordeste é um reconhecimento do trabalho desenvolvido, que dividimos com todas as pessoas que fazem parte de nossa história de 26 anos de atuação".

Abelardo Targino: coordenação do Simpósio Mácula(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Abelardo Targino: coordenação do Simpósio Mácula

NA ÚLTIMA quinta-feira (18), o médico oftalmologista Abelardo Targino coordenou mais uma edição do já tradicional Simpósio Mácula. Após dois anos sendo realizado em formato virtual, em razão da pandemia, o evento voltou a ser presencial e foi realizado no Hotel Oásis Atlântico, de forma gratuita e aberto ao público.

O Mácula acontece anualmente desde 2003 para discutir avanços nos tratamentos das maculopatias, com a presença dos principais nomes da oftalmologia nacional. Neste ano, o evento discutiu as doenças retinianas hereditárias e contou com a presença das renomadas médicas oftalmologistas Juliana Sallum, de São Paulo, Rosane Rezende e Gioavanna Provenzano, do Rio de Janeiro.

Abelardo Targino e palestrantes(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Abelardo Targino e palestrantes

O evento realizou, nesta edição, atendimento a pacientes com retinose pigmentar e outras doenças raras e hereditárias da retina, já previamente examinados por médicos do grupo Retina Brasil. "Esse foi um momento riquíssimo para a troca de conhecimento entre a classe médica e de suma importância para os pacientes. Levar informação é um dos principais objetivos do Mácula. Só assim é possível oferecer uma melhor qualidade de vida para pacientes acometidos por essas doenças raras e hereditárias retinianas", destaca Abelardo.

TUDO AZUL

Torna-se inesquecível a festa comemorativa dos 70 anos de Iracema, a amada de Fernandinho Antonio Ramos e mãe de Milton, Fernando Júnior e Gustavo. Tudo aconteceu no cenário La Casa, de Rafael Joca, último dia 12, onde também houve a comemoração dos 54 anos de bem casada. Sobre o cultivo da felicidade, Iracema revela que ela está na condução da vida entre sorrisos e paz interior.

A noite de brilhos e alegrias teve animação musical de Marcos Lessa, José Cilio e DJ Greg Donini; cardápio, de Monteiro Gastronomia e uma performance criada pela Fábrica de Movimentos. Iracema usou dois belos vestidos, assinados por Tereza Oliveira.

abrir

PASSARELA

O amor deu o colorido bonito na celebração do casamento de Karina Diógenes e Diego Ribeiro Vinhas Lopes.

abrir

MAIS, MAIS

UMA PERGUNTINHA: por que o médico João Borges deixou o quadro de diretores da Unimed? Mundo infantil ganha assim a volta de um dos mais qualificados pediatras, assumindo em tempo integral seu consultório.

AMANHÃ, à noite, no Iate Clube, lançamento e sessão de autógrafos da 4ª edição do livro "Bíblia, um estudo panorâmico e cronológico", de Gerson Lopes Fonteles.

PARA QUEM quer pesquisar e se aperfeiçoar nos conhecimentos sobre moda, Portugal abre as portas para mostrar o Museu da Moda e dos Têxteis, armado em Lisboa, e convida o mundo para conhecer fios e tramas de uma história de costumes, cultura e criatividade.

O FIM DE SEMANA em Fortaleza foi dos mais atraentes na área cultural. Além das exposições nas Galerias de Arte de José Guedes, Mariana Furlani e do Shopping Benfica, houve no Teatro Dragão do Mar a exibição do espetáculo "A Rainha de Experiências Extraordinárias para a primeira Infância". Dirigido por Andrea Jabor e Flávio Souza, o trabalho reuniu na plateia professores, pais, psicólogos e recreadores, acompanhando a viagem do público infantil ao universo onírico, mágico e efêmero de fábulas e contos.

Mariana Holanda(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Mariana Holanda

Linda Mariana passou uns dias na Cidade Maravilhosa, na companhia dos avós queridos Mana e Manoel Holanda. Papai Alexandre só curtindo a beleza da filha.

CEGONHA trouxe Luiz Randal. Ele é filho de Theo Marcílio Pompeu e Tatiana Rolim Pompeu. E neto de Gina e Randal Pompeu, noticiando com as cores da alegria esta chegada.

A ASSOCIAÇÃO de Lojistas e Líderes Femininas do Ceará (Alfe), por meio de sua presidente Graça Bringel e de seu Conselho Consultivo, lança o livro "Mulheres em Movimento", que conta a história da Instituição. Amanhã, às 19h, no Auditório Gervásio Pegado/CDL.

GENY FRANCE é mestra da culinária. De funcionária pública da Teleceará, passou a explorar o universo criativo de uma atividade que a tornou apaixonada e autodidata. E entre seus projetos desenvolve a Cozinha Popular, da Prefeitura de Fortaleza e o Projeto Fama em Sobral.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?