Hidrogênio verde já tem seu mais moderno centro de pesquisa
clique para exibir bio do colunista
A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Foto: Divulgação
Livro "Edson Queiroz: uma biografia"
Chega a 22 o número de empresas internacionais que assinaram memorando de entendimento com vistas a implantar usinas de produção de hidrogênio verde na ZPE do Complexo do Pecém. Entre elas estão a mineradora australiana Fortescue, uma das mais importantes do mundo, e a gigante japonesa Mitsui & Co. Outras são da Holanda, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha.
O Brasil é um forte candidato para liderar a corrida mundial por uma fonte de energia limpa e essencial para a descarbonização da economia global: a fabricação do Hidrogênio Verde, que pode ser produzido por meio da eletrólise da água e requer somente água e uso de energia renovável. "Esse combustível do futuro ainda custa caro e é produzido em pequenas quantidades, mas tem como uma característica fundamental o fato de não emitir gases de efeito estufa na sua produção e utilização", lembra a professora doutora Flávia Collaço.
A entrevistada ressalta que a Universidade Federal do Ceará se comprometeu a atuar no apoio à concretização desse objetivo, direcionando suas potencialidades e estruturando o mais moderno centro de pesquisa do Brasil em Hidrogênio Verde no modelo Open Lab. Concretiza e está buscando parcerias. Existem atualmente em curso na UFC pesquisas na área do hidrogênio nos departamentos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, para citar alguns. Veja mais informações no site: https://parquetecnologico.ufc.br/pt/hidrogenio-verde/
MOLDURAS
Linda Sasha Reeves reuniu os de bem com a vida para a festa de reinauguração da nova Ayo Training Gym.
(Foto: Arquivo Pessoal)Sasha, empreendedora maior, com Ethel
(Foto: Arquivo Pessoal)Josié Picanço, Ana Studart, Carol Barroso e Ethel Whitehurst
(Foto: Arquivo Pessoal)Parte do espaço iluminado para a festa
(Foto: Arquivo Pessoal)Sasha com a mãe querida Annette de Castro
"EDSON QUEIROZ - uma biografia", livro escrito por Lira Neto, será lançado quinta-feira, 8, às 19 horas, no auditório da Biblioteca da Unifor. A família do biografado reunirá os amigos de um dos maiores empresários brasileiros, sempre comprometido em oferecer ao Ceará o fruto dos seus sonhos, representado em empresas de gás, água, comunicação, agropecuária e na Universidade de Fortaleza, uma árvore frutífera e eternizada.
RAUL ARAÚJO, ministro cearense, integrante do STJ, assume, amanhã, como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, onde atuava como ministro substituto. E sua efetivação indica uma nova missão: responsabilidade de acompanhar a propaganda eleitoral. Competência e seriedade não faltam ao escolhido.
UMA NOVA FASE é iniciada na história do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, no ano em que completa nove décadas de existência. Foi realizada solenidade de inauguração da sua nova sede administrativa, localizada no bairro Luciano Cavalcante. A sessão solene, presidida pelo desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, aconteceu no plenário da nova casa.
Compuseram a mesa de honra a governadora do Estado do Ceará, Maria Izolda Cela; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Nailde Pinheiro; o comandante da 10ª Região Militar, general de divisão André Luiz Ribeiro; o desembargador federal Leonardo Henrique de Carvalho, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região; o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira; o procurador regional eleitoral, Samuel Miranda Arruda, representando o Ministério Público e o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Ceará.
PASSARELA
Despertando sempre o olhar da cidade por meio de seus arquitetos e decoradores, para criar um clima de valorização do belo, a partir de peças exclusivas de arte e ambientação, Fernanda Furlani comemorou com entusiasmo a chegada dos 30 anos de sucesso de sua Home - Arte e Design, noite de quarta, 31 de agosto.
(Foto: Robyson Alves/Divulgação)Fernanda Furlani e Rodrigo Maia
(Foto: Robyson Alves/Divulgação)Alexandre Landim, Mariana Furlani, Fernanda Furlani, Ione Fiuza, Neuma Figueiredo e Mario Wilson
(Foto: Robyson Alves/Divulgação)Maria José Lopes e Garlene
(Foto: Robyson Alves/Divulgação)Cida e Jaqueline Fiúza
(Foto: Robyson Alves/Divulgação)Neuma Figueiredo, Maria José Lopes, Fernanda Furlani, Érico Monteiro
(Foto: Robyson Alves/Divulgação e Aldaila Bongiovi/Divulgação)Mariana e Fernanda Furlani com Neuma e Nereida Figueiredo
TUDO AZUL
FANDA BASTOS vivencia seu festival de comemorações por causa de sua troca de idade.
Foto: Arquivo Pessoal
Ela, cercada pelo Grupo Nascemos para Ser Feliz
Em São Paulo, Fanda foi festejada com um jantar na Cantina San Diego, ao lado de Neuma Oliveira e Rejane Bastos.
Foto: Arquivo Pessoal
Mais uma noite especial em homenagem a Fanda Bastos
MAIS, MAIS
MÚSICA. SEMPRE MÚSICA. Como parte da comemoração dos seus dez anos de trabalho para o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de Fortaleza, por meio do ensino da música, Instituto Jacques Klein vai realizar mais um concerto com a Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema, com participação da pianista Olívia Tebaldi. Será amanhã, às 19h, no Theatro José de Alencar, com acesso gratuito para o público.
Com um grupo jovem e versátil que reúne cerca de 80 integrantes, a Orquestra Jacques Klein e Coral Vozes de Iracema vêm ocupando espaço no cenário cultural de Fortaleza. No repertório, obras de diversos autores contemporâneos e clássicos, tais como: Norman Leydn, Del Borgo e o brasileiro Heitor Villa-Lobos. Desde 2020, a direção artística e regência dos grupos estão a cargo do maestro Luís Maurício Carneiro.
JOSÉ LOPES DE Araújo, Eduardo Torquato Scorsafava e Ângela Teresa Gondim foram empossados, última sexta-feira, como desembargadores, em solenidade presidida por Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TJ/Ceará.
ABELARDO TARGINO e Fernando planejam com um grupo que sabe curtir a vida mais uma viagem a Nova Iorque, para muito breve.
RATINHO Onofre é a mais nova criação do colunista Eliomar de Lima. Muito bem-criado, ele já duela com Eliomar querendo exigir opiniões sobre este ou aquele candidato a governador do Ceará. E promete descobrir segredos...
Foto: Arquivo Pessoal
Patrícia Leitão
A CORRETORA de imóveis Patrícia Leitão comemorou seu aniversário em Campos do Jordão, apreciando o que lhe interessa: beleza dos imóveis serranos e planos de vendas para condomínios.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.