A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Foto: Divulgação
Integrantes do Rotary Fortaleza Planalto e o governador Jusselino Almeida
São US$ 150 milhões doados para a erradicação da poliomielite. Neste mês, os clubes de Fortaleza receberam a visita do governador do Distrito 4490, Jusselino Almeida, apresentando aqui seus projetos e compromisso com a causa rotária. Uma boa notícia foi comunicada: a presidente do Rotary, Jennifer Jones, anunciou o compromisso do Rotary de doar US$ 150 milhões aos esforços de erradicação da pólio, que pode ser evitada por meio de vacinas. "O vírus selvagem permanece endêmico em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão, onde os agentes de saúde ainda enfrentam todos os dias ameaças por querer vacinar todas as crianças", lembrou o governador.
A luta para erradicação da poliomielite é permanente entre os clubes de Rotary, movimento internacional que lançou a campanha pelo mundo, e mantém a maior campanha de saúde pública do mundo, recebendo apoio da Unicef, OMS, colaborando para imunizar as crianças da paralisia e ficarem fortes e sadias. De 678 milhões de crianças no mundo, ainda restam 12,5 milhões não vacinadas. Mas a batalha permanece e tem vitórias. Só o Brasil está a comemorar 32 anos sem a doença, graças à vacina. É importante registrar que o Rotary mantém 955 clubes no Brasil, 454 nos Estados Unidos; 401 no México; 299 na Nigéria e 203 na Colômbia.
MOLDURAS
San Paolo realiza no próximo dia 20 o seu tradicional Pedal San Paolo, objetivando unir famílias em prol de uma vida mais feliz, além de promover saúde e bem-estar associados a marca e seus apoiadores. "Vamos mobilizar clientes, esportistas, famílias e grupo de amigos, o circuito tem um trajeto de tamanho médio, 12 km, para que seja inclusivo para quase todas as idades", destacou Renata Aguiar, fundadora da San Paolo. A concentração ocorrerá na Avenida Beira Mar, número 2800, em frente à loja San Paolo. Quem participar do evento ganhará um kit com bolsa personalizada, uma blusa da Track&Field e outros mimos. Para informações e inscrições, basta entrar no link: https://bit.ly/3DYdjLA
COMEMORANDO
Foto: Arquivo Pessoal
Wellington com o casal Mônica e Hélvio Feitosa
Vereador Wellington Sabóia recebeu muitos abraços, noite de sua troca de idade. Os companheiros e funcionários da Câmara Municipal de Fortaleza se juntaram aos muitos amigos, tornando a festa plena de alegrias e de reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo aniversariante no seu universo político.
Foto: Divulgação
Cenário e criador
ELIAS PETRUÇO. Ele é um arquiteto que está no mercado há 12 anos, alcançando a liderança de visitas ao seu estande na CasaCor, apresentando a proposta de uma sala de jantar multifuncional, proporcionando momento de convívio e integração usando desde um piano de cauda e obras de arte até pedra natural álamo navona e iluminação regulada por meio de automação (com cenas e sonorização personalizadas). Elias Petruço tem uma identidade própria e moderníssima, daí estar na CasaCor recebendo diariamente os visitantes e profissionais de arquitetura, engenharia, ambientação e outros mais.
Simples, comunicativo, responde o porquê de criar "O Repouso dos Grandes". "Quis tornar a sala de jantar um ambiente multifuncional para receber, confraternizar, viver e criar um pulsar de sentidos. Nós nos servimos da arquitetura, design, pintura, escultura, gastronomia, música e poesia em um espaço versátil, elegante e estimulante, tornando-se um verdadeiro relicário da família", acrescenta. Chegar ao cenário criado por Elias Petruço, mantendo detalhes técnicos, belos e importantes, também provoca ao visitante uma reflexão sobre a longevidade das recordações que repousam dentro de cada um de nós, e ali são destacadas mantendo sentimentos e sensações, no encontro maior entre o criador e sua arte embalada pela beleza de arquitetura que comunga beleza e modernidade, na abençoada linguagem permitindo o céu cair sobre o encantamento terreno.
TUDO AZUL
Celinha e Bosco Macedo receberam grupo de integrantes da Alfe para mostrar a decoração natalina da Pólen e as mil sugestões de presentes e objetos para a decoração das casas e empresas. Comprometido com o belo e o moderno, o casal, mais uma vez, provou a preferência que a loja recebe da plateia de amigos para o período de Natal e Ano Novo.
(Foto: Arquivo Pessoal)Convidadas levaram alegrias e aplausos para os anfitriões
(Foto: Arquivo Pessoal)Celinha com grupo de alfeanas
SE A AFEIÇÃO tem muitos símbolos, Ricardo Cavalcante com a amada Rosângela e Edgar Gadelha com Jaqueline souberam decifrá-los quando do almoço comemorativo de suas trocas de idade. Em almoço no L'Ô Restaurante muitos se reuniram. Os ex-presidentes da Fiec, Roberto Macedo e Fernando Gurgel, expressaram saudações de admiração. Os aniversariantes envolvidos na alegria também falaram, repaginando a gratidão.
(Foto: José Sobrinho/Divulgação)Ricardo entre os irmãos Sérgio e Amarílio
(Foto: José Sobrinho/Divulgação)Edgar e Dinalvo
(Foto: José Sobrinho/Divulgação)Eulálio Costa e Edgar
(Foto: José Sobrinho/Divulgação)Fernando Gurgel, Ricardo e Roberto Macedo
(Foto: José Sobrinho/Divulgação)Patriolino, Ricardo e Igor Queiroz
(Foto: José Sobrinho/Divulgação)Aniversariantes
(Foto: José Sobrinho/Divulgação)Ricardo e Dummar Neto
(Foto: José Sobrinho)Maurício Filizola e Ricardo Cavalcante
MAIS, MAIS
PÃO em todas as mesas. A Igreja Católica exalta no 18º Congresso Eucarístico Nacional, em Olinda/PE, a urgência de socorrer os necessitados entre a população brasileira.
SAUDADES de Gal Costa e de Rolando Boltrin, o radialista, escritor, cordelista, que, por mais de 30 anos, divulgou e valorizou pela TV os talentos e criações, exaltando a cultura popular brasileira.
JÁ Gal Costa, além da voz linda e romântica, integrou o Movimento Tropicalista, aperfeiçoou repertório e voz e saiu pelo mundo mostrando o melhor da Música Popular Brasileira. Sua música percorrerá o tempo e as recordações.
MÉDICO que faz a história da Saúde no Ceará, em momento de desencanto, diz pensar se desfazer de sua rede de unidades de exames e diagnósticos. Aliás, Fortaleza já está nas mãos de muitos empresários de outros Estados, adquirindo hospitais, clínicas e laboratórios bem nascidos aqui e agora em outras mãos.
RICARDO Cavalcante, depois da felicidade de receber o troféu Sereia de Ouro, revelou que a presença de sua mãe, Holandina, 98 anos de lucidez, na solenidade, representava a bênção de Deus sobre ele.
MARGARIDA Borges, bem acompanhada com o sobrinho querido Nestor Chaves, leva sempre aos amigos a alegria de encontrá-la elegante, simpática e mantendo a mesma ternura.
VAI até 20 de novembro a XIV Bienal Internacional do Livro, no Centro de Eventos. Lucarocas leva, além de seus importantes cordéis, alguns livros editados pela sua Edilual: "Íntimo Amor Utópico", "Encontro", "Visão de Luz", "Dois Poetas Falando de Patativa" e outros.
GRAÇA Bringel, presidente da Alfe, vai comemorar seu aniversário no Colégio Daulia Bringel, às 16 horas do dia 18. As participantes usarão vestidos de bolinhas lembrando os anos 60.
MÉDICA Yhelda Felício, cirurgiã plástica, foi ao Centro Espírita Paz e Bem palestrar sobre o tema: "O corpo como uma chave no caminho espiritual".
CAROL Mello, a dinâmica presidente do grupo Elos por Elas, mantém o projeto Oportunidades de Negócios e garante que, se você está em busca de um lucrativo e de investimentos facilitados, ela tem uma grande oportunidade para informar e orientar, por exemplo, no segmento "Beleza". Falar com ela e receber dicas pelo fone: (85) 99994 7070.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.