A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Foto: Divulgação
Mais um ano luminoso para Deusmar Queirós
Sei que trabalho com o bem mais precioso, que é a saúde, estou seguro da nossa contribuição, e fazemos e faremos diariamente, a concretização de nossos sonhos, de nossas metas. A declaração é de Deusmar Queirós, o empresário que começou a trabalhar criança, aos 7 anos, acompanhando o pai na venda de frutas e verduras na feira de Amontada (na época distrito de Itapipoca) e que preside a segunda maior rede de farmácias do Brasil, atrás apenas da Raia Drogasil.
A declaração segue o receituário do sucesso onde estão 1.646 pontos de venda no Brasil, a expansão em 2022 de mais 118 lojas e a integração de quase 400 unidades da Extrafarma, agora integrada ao complexo. Para este ano, 60 unidades previstas e outros 120 pontos de venda em 2024.
Com crescimento harmonioso, oferta de 26 mil empregos, encontros permanentes com o sucesso em tudo o que idealiza e uma família unida, fortalecendo os negócios, o Brasil, que tem Pague Menos em 389 municípios, já se tornou pequeno para os Queirós. No mapa da América Latina, haveria acenos? Aqui, a aquisição de outra cadeia de farmácias? Criação de um Centro de Pesquisas e Produção de Cosméticos? Perguntamos, mas Deusmar deu uma boa gargalhada, e respondeu: "É impossível revelar o tesouro..."
MOLDURAS
Foto: Divulgação
Gustavo Silva com os integrantes do Rotary Club Planalto: Irineu Guimarães, presidente Paulo Roberto Uchôa do Amaral e Paulo Tarcísio
1. O ROTARY Club Planalto recebeu, em sua última reunião de janeiro, Gustavo Silva, diretor de Operações da Qair Brasil. Na oportunidade, o especialista discorreu sobre a atuação da companhia como produtora independente de energia e sobre os avanços na tão comentada transição energética mundial para o Hidrogênio Verde (H2V).
Foi dada ênfase nas questões macroeconômicas e geopolíticas que interferem no processo de decisão e na questão dos investimentos, arcabouço jurídico e políticas públicas.
O Brasil, lembrou Gustavo Silva, parte na frente com grande vantagem nessa corrida, e mais especialmente o Ceará, por causa das condições climáticas privilegiadas e posição geográfica favorável. A Qair possui iniciativas no Ceará e em Pernambuco e revela projetos com investimento de mais de U$ 6 bi para os próximos anos.
2. A UNIVERSIDADE de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, acompanha de perto as transformações do mercado de trabalho, e está atenta à necessidade de formação prática e acadêmica em torno das novas ocupações que surgem na Era Digital. Em consonância com o avanço tecnológico e financeiro, a instituição realiza periodicamente a atualização da sua grade de cursos de Ensino Superior.
Dessa forma, em 2023.1, a Universidade oferta seis novas graduações, sendo cinco presenciais e uma EaD. Contemplando principalmente os setores de comunicação, economia e moda, os novos cursos são: Bacharelado em Design, Bacharelado em Finanças, Bacharelado em Marketing, Bacharelado em Moda, Bacharelado em Negócios e graduação tecnológica em Inteligência de Negócios.
3. A ASSOCIAÇÃO Lojista Feminina, pela primeira vez, vai antecipar suas eleições para a nova diretoria. Graça Bringel, que estava em seu segundo mandato, renunciou alegando ter assumido cargo no Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), representando seu colégio, Dáulia Bringel. A Alfe, de 47 anos de existência, foi sempre agregadora de mulheres líderes, dedicadas ao trabalho e levando para lá testemunho de seriedade e entusiasmo. Agora, com a próxima eleição, começa a ser formada a lista de candidatas: Norma Zélia Andrade, Priscila Cavalcante e Josilda Belchior. Duas ex-presidentes que marcaram a gestão foram convidadas, mas não aceitaram.
TUDO AZUL
Jório da Escóssia Jr., depois de festejar sua troca de idade em São Paulo, com toda a família, ganhou no domingo, 29, a data exata de seu aniversário, jantar festivo, reunindo novamente a família querida comandada pela amada Graça. O carinho dominou todo o cenário, iluminado pela alegria e amorosidade do aniversariante.
Foto: Arquivo Pessoal
Jório com a única neta, Maria Thereza, filha querida de Nathália e Osvaldo Duarte
PASSARELA
Jamila Araújo, ex-presidente da AJE/Ceará, hoje diretora administrativa da Casa dos Relojoeiros, mantendo o mesmo entusiasmo e simpatia do pai Joãozinho, recepcionou parceiros, fornecedores e a imprensa, fim de tarde do dia 25. Apresentou para todos a CR Ótica, nova marca do grupo com seis décadas de vida e sucesso. Produtos de marcas nacionais e internacionais provocaram desejos entre a clientela, ávida por lançamentos.
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)João, Lucrécia, Jamila e Jansen Araújo
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Lívia Araújo, Larissa Siqueira e Helder Miranda
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Mauro Costa, Beatriz Cavalcante e Nayana Agrela
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Jamila Araújo e Beatriz Cavalcante
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Jamila e Jansen Araújo e Wellington Oliveira
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)Jansen Araújo, Ana Cândida, Manuela Saraiva e Roberto Nogueira
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)João e Lucrécia Araújo, Rosângela de Francesco e Washington Araújo
(Foto: João Filho Tavares/O POVO)João Paulo Saraiva e Jamila Araújo
MAIS, MAIS
SEXTA-FEIRA, 3, acontece o Baile de Máscaras, no Círculo Militar, incluindo desfile de fantasias e show de Fonseca Junior, que leva sua banda para garantir o melhor da animação. Nilza Parra organiza.
INÍCIO da noite, os amigos e os grupos de arte de Fernanda Quinderé estarão reunidos no Teatro Nadir Saboya, da Universidade Farias Brito. Comemoração dos 70 anos dela de vida cultural.
Foto: Arquivo Pessoal
Priscila e Malu
PRISCILA, a mãe querida de Malu, esteve, última segunda-feira, envolvida em alegrias. Era aniversário da filha querida, Malu, lembrando para as amigas "a troca de idade é sinônimo de experiência acumulada".
PADRE Neto, Paróquia de São Vicente, vai comemorar os 50 anos da paróquia levando grupo de fiéis para Lisboa e Paris, com escala principalmente nos Santuários de Fátima, Lourdes, Capela da Medalha Milagrosa, em Paris, e visita a Saint Paul Vicent, cidade de São Vicente de Paulo.
VAI até o dia 8 de fevereiro a 9ª Mostra Retroexpectativa, reunindo 62 filmes, como "A Paixão de Joana D'Arc", integrante da relação de seis filmes clássicos do cinema africano. Na faixa dos clássicos, o programa é sensacional trazendo "A Rainha Diaba", do brasileiro Antonio Carlos da Fontoura, e os filmes cearenses: "A Filha do Palhaço", a "A Jangada de Welles" e "A Vida são Dois Dias", além de obras dos cineastas Jean-Luc-Godard, Jacques Demy e Ousmane Sembene.
PROFESSORA Zélia Madeira recebe o apoio do governador Elmano de Freitas e assume a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará. Lembrando: ela é uma das autoridades na área de políticas étnicorraciais.
PROCON expandindo seu trabalho, com a presença de Wellington Sabóia ocupando o cargo de presidente.
ELIZIANE e Evandro Colares preparam mais uma edição do programa do "Bloco Tamo Junto", anualmente, fazendo o melhor da Folia. Próximo sábado, a partir das 16 horas, na Advance, decorada de confetes, serpentinas e motivos carnavalescos para receber quem gosta de samba e bom sujeito é.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.