Logo O POVO+
Allah-La Ô: coração pega fogo nesta quarta de cinzas
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Allah-La Ô: coração pega fogo nesta quarta de cinzas

.
Tipo Opinião
Abelardo Benevides, João Dummar Neto e Erinaldo Dantas (Foto: João Filho Tavares/O POVO)
Foto: João Filho Tavares/O POVO Abelardo Benevides, João Dummar Neto e Erinaldo Dantas

Canta, canta, minha gente, deixa a tristeza pra lá. Canta forte, canta alto que a vida vai melhorar. Que a vida vai melhorar. Ora se vai melhorar... A música de Martinho da Vila está na boca dos hoteleiros, do comércio lojista e dos demais trabalhadores atuantes na cadeia produtiva do Ceará, nesta quarta-feira de Cinzas.

O Carnaval deveria injetar R$ 292,5 mi na economia do Estado, neste ano de 2023, estimativa de samba-canção da Secretaria do Turismo. Isso deverá ter representado um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período de 2022, destacando o retorno das festas públicas e privadas voltando a acontecer com intensidade e vibração, após dois anos sob o impacto da pandemia da Covid-19, em que ninguém pode "explodir o coração na maior felicidade"...

Assim, os bons negócios, vendas, transportes, moda e ocupação hoteleira em torno de 87,1% não trazem ressaca, mas muito banho de cheiro e a certeza de que todos têm "meu coração amanheceu pegando fogo, fogo, foi uma morena que passou perto de mim e me deixou assim"... Mais que a morena, é o lucro carnavalesco, clareando as alegria$ e festejando os negócios, a partir de hoje, em Fortaleza e no interior do Estado.

MOLDURAS

Classificando o livro como "uma obra que transpira Justiça", o presidente executivo do O POVO, João Dummar Neto, deu o seu testemunho da importância de mais uma publicação do Grupo de Comunicação. E sua afirmação se harmonizou com a declaração do presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas: "Somos lutadores da manutenção das regras que garantem a vida da sociedade, e este livro e este evento de lançamento enaltecem a importância do advogado". Presenças e declarações foram registradas noite do dia 14, quando no L'Ô Restaurante aconteceu o lançamento do Anuário do Direito 2022-2023, mostrando advogados, suas trajetórias, projeções e análise do mercado jurídico.

Duas grandes mulheres atuantes nas suas respectivas missões falaram à plateia, formada por personalidades do Direito e convidados especiais: a secretária Estadual dos Direitos Humanos, Socorro França, e Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará. A primeira lembrou que a 4ª edição da obra faz lembrar a garra, a inteligência e o entusiasmo de Demócrito Dummar, assim como a luta e os desafios travados por grandes mulheres, como: Vanda Sidou, Águeda Passos e Auri Moura Costa. Christiane exaltou "a luta das mulheres pela igualdade de direitos, já conquistando vitórias, como a presença feminina ocupando quase 50% das matrículas da Ordem no Ceará e os muitos cargos em órgãos estaduais e federais, e nas universidades. "Podemos ser multiplicadores dos direitos da mulher e da sua felicidade", lembrou Christiane.

Palavras significativas vieram da saudação do presidente do Tribunal de Justiça, des. Abelardo Benevides, enaltecendo duas importantes instituições, a advocacia e a imprensa. E informou de sua meta regendo o TJ: "Vamos dar celeridade aos processos e fazer um atendimento humanizado". Informou o presidente Abelardo Benevides um de seus grandes projetos: um termo de cooperação entre o TJ, Secretaria de Proteção Social, Fiec, Sesi e Senai com o objetivo de promover o desenvolvimento de ações sociais, por meio da criação de 300 vagas em cursos profissionalizantes e educação continuada para mulheres vítimas da violência doméstica. Muitos aplausos!

Equipe O POVO que cuidou da publicação, ganhando elogios, principalmente, seu coordenador, Wagner Mendes (Wagão), emprestando sua robustez e entusiasmo ao Anuário, revelador dos grandes nomes da advocacia cearense.

abrir

TUDO AZUL

Marcos Stefanini, fundador do CEO Global da Stefanini, multinacional de serviços em Tecnologia da Informação de origem brasileira, atendeu convite da presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, e veio a Fortaleza para o primeiro encontro do ano, com um público focado em tecnologia. No almoço-debate, no Gran Marquise, ele fez palestra enfocando o tema: "O amadurecimento da transformação digital para a nova realidade do Mercado".

abrir

PASSARELA

Franzé Gomes, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho/ 7ª Região, fez uma pausa em seu trabalho intenso naquela Casa, e saiu com a amada Valéria (foto) e as filhas Mariana e Marília para uma viagem em Cruzeiro de luxo que saiu de Santos e levou o grupo para Argentina, Paraguai e Uruguai. Em muitos momentos, as amadas mulheres do desembargador comemoraram ali sua troca de idade, exaltando sua leveza, felicidade e curtição da vida.

Franzé Gomes com a amada Valéria(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Franzé Gomes com a amada Valéria

MAIS, MAIS

EMPRESÁRIO Irineu Guimarães faz em Miami mais um Programa de Imersão. De 4 a 11 de março, ele afirma que "estará na cidade que é um centro de inovações urbanas e imobiliárias, possuindo um dos mercados mais pujantes do mundo". "Vamos aprender mais", prossegue Irineu, sobre estratégias de marketing e de vendas, conhecer alguns empreendimentos ícones, visitar estandes de vendas modernos e outros projetos.

O CENÁRIO da serra de Maranguape, recebendo em festa a chuva e as noites frias, acolhe a família Santana, onde Emengarda e Eudoro mantêm sua fértil plantação de flores e espaços planejados para as brincadeiras dos netos, além dos braços e abraços.

REGINA Diógenes e o filho Armando são uns danados. Estão colaborando com os foliões e com a clientela que ficou em Fortaleza, abrindo os dois restaurantes todos os dias. E haja cardápio delicioso para garantir o "balancê".

CHRISTIANE e Hélio Leitão trocaram "a avenida iluminada, onde amanhã os ranchos vão passar", pelas belas avenidas de Lisboa, onde levaram os pais dele e os filhos para uma semana de férias dos trabalhos da OAB Ceará e universidades.

NÍVIA e Hermano Franklin; Ivana e José Guedes; Ceres e Antônio Fiúza escolheram seus respectivos recantos na bela Praia das Flexeiras para este período de folia.

DENISE e César Montenegro optaram pela mansão bonita em Guaramiranga.

FORMANDO mesa no restaurante do Ideal Clube, atualizando as boas conversas e os velhos carnavais, Durval Aires Filho, Anastácio de Souza, Sá Júnior e Amarílio Cavalcante.

RESIDINDO parte dos dias do mês em seu apartamento, no Porto das Dunas, Alfredo Serejo, ao lado da amada Ronilma, intensifica seus trabalhos, na área das artes plásticas, onde é um grande artista, mas não aceita ser divulgado.

A SAUDADE que Ficou. O sambinha de 1979 é o mais adaptado a estes dias da colunista: carnavalesca, integrante da Portela, apaixonada pelo samba, pelo frevo, sabendo valorizar e apreciar os Maracatus de Fortaleza, merecedores de mais destaque que o desfile da Av. Domingos Olímpio, mas tendo que se recolher contemplando a bandeira da saudade e as lembranças de lindos carnavais vivenciados com o seu grande amor...

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?