Logo O POVO+
Quem será o novo arcebispo de Fortaleza?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Quem será o novo arcebispo de Fortaleza?

.
Tipo Opinião
Integrantes do RC Planalto com o homenageado (Foto: João Filho Tavares/O POVO)
Foto: João Filho Tavares/O POVO Integrantes do RC Planalto com o homenageado

O CLERO DO CEARÁ aguarda com total interesse quem virá substituir o arcebispo dom José Antonio Aparecido Tosi que, desde o ano passado, se prepara para findar seu mandato e agora, após encaminhar carta de renúncia ao papa Francisco, cumprindo o que determina o Direito Canônico de aposentadoria aos 75 anos, ele espera o anúncio de seu substituto.

Dom José Aparecido foi um bom administrador, entrega a Casa com suas contas em dia, projetos plenamente concluídos e novas paróquias criadas. Os cearenses prestaram-lhe homenagem com a Entrega da Medalha da Abolição, pelo Governo do Estado, último dia 2.

Então que nomes circulam para a arquidiocese de Fortaleza? Muitos. De um religioso já trabalhando aqui na cidade? Um bispo de uma cidade do Interior? Um bispo com 4 letras em seu nome e de projeção nacional? Quando será revelado? Pode demorar ou sair logo. Ninguém sabe. Como toda quarta-feira, o Vaticano anuncia os nomes de novos bispos e notícias mais quentes da igreja, próximo dia 21 deixa o grupo vaticanista madrugando. E nós já estamos nessa vigília.

MOLDURAS

A NOTÍCIA mais azul de junho vem com o anúncio do prefeito Sarto, liberando a primeira parcela do 13º dos servidores de Fortaleza para o dia 3 de julho. Para o presidente do Sindilojas, Cid Alves, diante do tempo de vacas magras envolvendo o comércio, a medida atesta seu otimismo.

DIZ o líder classista:

""O adiantamento da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo municipal, claro, vem gerar para o comércio e para a família o prazer do poder de compra, depois a possibilidade do pagamento, de algum eventual débito. Com o nome limpo, a pessoa volta a comprar. Há um desejo de todos de voltar a consumir"."

AMILCAR Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), manteve realmente sua liderança durante a 26ª edição do Seminário Nordestino do Agro, a PEC Nordeste, realizada no Centro de Eventos. "Precisamos de parcerias gigantes para realizar esse evento e, juntos, podermos transformar o agronegócio cearense. Precisamos produzir mais, gerar empregos no campo para vender alimentos a preços baixos. Os produtores rurais precisam de parcerias para acabar com a fome, e temos a responsabilidade de fazer isso pelo Ceará", bradou Amilcar.

Destacou também o desempenho de algumas atividades do agronegócio cearense. "O Ceará responde por 43% do camarão produzido no Brasil. Somos o maior exportador de banana para a Europa, os maiores produtores de mamão do mundo e o terceiro maior na produção de flores", ressaltou Amilcar Silveira, que estava feliz, entre o governador Elmano, o diretor do Sebrae, Alci Porto, o desembargador Franzé Gomes, do Tribunal Regional do Trabalho/ 7ª Região, e outras lideranças.

E colheu muitos frutos. Ele, como presidente da Faec, e a superintendente estadual do Banco do Nordeste, Eliane Brasil, assinaram um termo para implementar ações visando ao aumento da competitividade, sustentabilidade e ampliação do atendimento aos produtores rurais por meio de financiamentos de crédito, assistência técnica e acompanhamento de empreendimentos. Outro projeto foi firmado com a Embrapa para capacitação de técnicos cearenses e um para implantação do programa Sim+ para emissão do selo de inspeção agrícola.

A JORNADA de Afrânio Barreira como empresário de restaurantes começou em 1989 com o Dom Pastel, ali na Costa Barros. Agora, ele e Daniela Barreira, com seus sócios, avaliam a mais nova aquisição do grupo, para somar com as 72 lojas distribuídas por todo o Brasil: o imóvel onde funciona o Coco Bambu, da Beira Mar, anteriormente de propriedade do Grupo Edson Queiroz, acaba de ser adquirido pelo Coco Bambu. Investimento de R$ 48 milhões na aquisição.

COMANDANTE do Corpo de Bombeiros, Cel. Wagner Alves, teve um almoço diferente na última quinta-feira, 15. Ele foi recepcionado no Rotary Club Fortaleza Planalto e ali recebeu a Medalha Mozart Soriano Aderaldo, maior comenda do clube, anualmente entregue a quem desenvolve um trabalho em prol da comunidade. Paulo Roberto Amaral, presidente que está concluindo o seu mandato avaliado com nota máxima, conduziu o encontro, a penúltima reunião no cargo.

abrir

TUDO AZUL

Uma das obras de Boris Ordóñez, selecionada por José Guedes
Foto: Divulgação
Uma das obras de Boris Ordóñez, selecionada por José Guedes

A Casa D'Alva inaugura, próximo dia 24, três mostras individuais, sob curadoria do renomado crítico de arte Hernán Pacurucu. Os artistas expositores são os chilenos Ivan Zambrano e Danilo Espinoza e o equatoriano Boris Ordóñez Petroff. A mostra fica em cartaz até 29 de julho.

PASSARELA

Atual presidente Graça Roriz Fonteles(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Atual presidente Graça Roriz Fonteles

A Academia Fortalezense de Letras, presidida por Graça Roriz Fonteles, completa 21 anos de existência, em história marcada pela decisão de Matusahila Santiago e José Luís Lira de realizar sua fundação, colaborando e valorizando a história cultural do Ceará.

José Luís Lira,  fundador da Academia(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação José Luís Lira, fundador da Academia

O fundador José Luís Lira analisa:

""A Academia nasceu para ser grande na concepção da minha eterna companheira Matusahila. Nomes do mais alto valor cultural, literário, científico de destaque local e nacional integraram a Casa nos quadros de patronos de honra e de fundadores de uma cadeira. Assim ela foi se desenvolvendo. Nossa ideia era homenagear Fortaleza, e acredito que alcançamos o intento. Chegar aos 21 anos nos faz refletir e ver que a AFL, espaço de cultura e de saber, é também espaço de memória. Vida longa à nossa Academia Fortalezense de Letras"."

Graça Fonteles destaca que esta é uma data muito significativa: "Trazendo a lembrança de uma mulher guerreira e dedicada aos grandes projetos culturais, nossa Matusahila Santiago. Ela e Lira ergueram a fortaleza do conhecimento, da união de muitos intelectuais sabedores da importância da nossa academia. Temos muito a celebrar. E para brindar a data vamos ter quarta-feira, 21, às 16 horas, a presença de José Luis Lira, falando para nós na reunião da AFL".

MAIS, MAIS

A FIEC escolheu seus homenageados para receber a Medalha do Mérito Industrial 2023. São eles: Aline Telles, do Grupo Telles e diretora administrativa do Sindbebidas; Cristiano Peixoto Maia, diretor da Aquisa, Construtora Samaria, Samaria Camarões e Samaria Rações; e Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú e presidente da Emape.

PRESIDENTE da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, atendendo a requerimento dos vereadores Wellington Sabóia e Germano He-Man, convida para sessão solene de entrega da Medalha Paulo Freire à professora Maria de Lourdes Aragão, carinhosamente conhecida como Malu Aragão. Será amanhã, dia 20, às 18 horas, no plenário da CMFor.

YUNARE Marinho, escritor e atual gerente corporativo de processos industriais na M. Dias Branco, lança amanhã, às 18h30 na Fiec, seu terceiro livro "O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações". O conteúdo é uma revelação da experiência de 25 anos no universo corporativo, levantando importante discussão sobre cooperação e competição no mundo do trabalho.

YELW Felício, mais bonita e mais estudiosa, faz acontecer o Curso de Eneagrama, oferecendo uma mentoria em uma visão de caminhada que possibilita aos participantes realizarem a conversão da paixão, da virtude - onde o seu pequenino coração vibra na frequência do grande coração do universo, de Deus, o Criador. Informações: (85) 99933 0093.

Yelda Felício(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Yelda Felício

AS MÉDICAS Yelda Felício (foto), Tereza Neuma Oliveira, Fátima Fortaleza e Fátima Bastos foram até Viçosa, participar do festival Mel, Chorinho e Cachaça. O conceito delas sobre o evento é de altíssima dosagem de vitamina A de alegria e animação. Yelda também levou o grupo para curtir o belo Parque Nacional de Ubajara.

SELMA Pagneretti faz dia 21, data de seu aniversário, e também de seu casamento com o inesquecível Mário, um encontro de amigos. Garante conversas animadas dosadas de boas recordações e alegrias, brindadas com bebidinhas especiais. Ganhará o carinho e a admiração de nós que vamos estar ao seu lado e cantar parabéns.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?