Logo O POVO+
Crianças precisam de espaços atraentes nas férias: apelo
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Crianças precisam de espaços atraentes nas férias: apelo

.
Tipo Opinião
Patrícia e Raul dos Santos e Lêda Maria (Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares Patrícia e Raul dos Santos e Lêda Maria

É ampla a divulgação que Fortaleza é atraente, tem equipamentos de lazer e recreação, tem isso e aquilo. Mas, em pleno período de férias, tudo fica fechado e as crianças principalmente da periferia não recebem uma programação permanente e atraente, para usar no período, padecendo de ficar em casa escrava da televisão, do celular ou mesmo exposta aos perigos da rua, da ociosidade.

Alguns exemplos podemos dar. 1. Cidade da Criança, localizada no Centro de Fortaleza, vizinha a um terminal de ônibus, abastecendo vários bairros, não faz e se faz não divulga para o público-alvo suas atividades devidamente orientadas. Uma informação nos chega que, no dia 15 de julho, vai haver uma programação robusta. E os outros dias? 2. As Areninhas existentes não vão dispor de ninguém para ficar com as crianças e oferecer a continuidade de muitos programas.

3. O Estádio Presidente Vargas amplo, bem cuidado e bem localizado, assim como o Castelão também nada direcionam para as crianças nas férias, permanecendo em dias sem jogos, iguais aos cemitérios: fechados. E as praças? A Av. Beira Mar? O Parque do Cocó, em suas três unidades? O Polo da Barra do Ceará? Outro valioso local: a Escola de Aprendizes com uma área espetacular, vizinha a bairros-residência de uma plateia de menores, necessitando ter o tempo ocupado nas férias. Quartéis, igrejas, quadras esportivas merecem abrir as portas.

MOLDURAS

O QUE significa isso: Ciro Gomes levou a amada Gisele e o filho dele Gael para férias na Argentina. E o irmão querido Cid marca reunião da fogueira, ou melhor, do PDT para esta semana em Fortaleza? Também, presidente da AL, Evandro Leitão, sóbrio e observador, não revela em que lado está neste momento, em que é difícil, afirma, acreditar na união do partido na disputa da Prefeitura de Fortaleza.

FOI oração ou sorte? Vereadora Priscila Costa, PL, de enxoval pronto para assumir uma nova passarela. Deixa a CMF e vai para Brasília, ocupar a Câmara Federal, já que era suplente de Julio Mano, que tirou licença de quatro meses.

A DIRETORIA da Câmara Brasil Portugal no Ceará, tendo Raul dos Santos Neto como presidente, tomou posse em programação prestigiada pelo empresariado, executivos e jornalistas. À noite, permitindo ver o mar e as estrelas, aconteceu no Estoril, para deleite do representante maior da entidade, Armando Abreu, também presidente da Qair Brasil. O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, evidenciou a relação com Portugal e anunciou Fortaleza como cidade membro da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. O grupo de tradições portuguesas fez uma apresentação linda de danças típicas das regiões portuguesas.

abrir

27 foi uma noite de encontros, conversas, trocas de cartões e valorização de um ambiente de negócios. Esses foram os pratos dominantes no jantar de integração, no Restaurante L'Ô, promovido pelo Lide Ceará, em que a presidente Emília Buarque, muito bem em um vestido longo vermelho, recepcionou Eduardo Amaral (presidente) e membros da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp). Objetivo maior? Construir uma aliança colaborativa.

abrir

NOSSO LAR SAÚDE MENTAL

O lançamento do Nosso Lar Saúde Mental, em almoço no Gran Marquise, última quinta-feira, 29, permitiu aos convidados conhecerem a amplitude, compromisso e ousadia de um grupo genuinamente cearense, pronto para realizar um dos mais necessários projetos para o Estado. Ali a fundadora da Casa, existente há 50 anos, Luzia Bastos, apresentou seu testemunho de luta e de lucidez para "fechar um ciclo, derrubar os muros e entregar a missão a uma equipe de jovens profissionais para continuar a missão. Fico à disposição, como uma voluntária, mas o comando agora pertence a outros", afirmou. O novo presidente, Aleks Mesquita, e a diretora geral Ticiana Macedo, após saudar, carinhosamente, os presentes, apresentou este novo ciclo, em que o Nosso Lar tem hospital, home care, pronto atendimento 24 horas, Espaço Terapêutico, no Porto das Dunas, e outras plataformas, e mais equipes de profissionais da saúde treinados e prontos para garantir os benefícios oferecidos.

Como servindo a sobremesa mais saborosa, para acompanhar o almoço, o Nosso Lar levou para o cenário o empresário fundador e presidente da Chilli Beans, marca de óculos e acessórios, presente em mais de 800 pontos de venda no Brasil e no exterior, Caito Maia, e sua mulher, Denize Savi. Ele revelou sua vivência pessoal sobre como convive e lida com o transtorno da síndrome do pânico, inclusive informou ter, recentemente, recebido a aplicação de estímulos cranianos para detectar a parte do cérebro "desequilibrada", durante este tempo de transtornos mentais acompanhando a sua vida. Mas o casal se posicionou muito bem sobre a necessidade de empresas, famílias e sociedade evoluírem, combatendo o preconceito de não aceitar e mesmo isolar da convivência pessoas acometidas com distúrbios mentais. A seriedade como o tema foi tratado, veio enriquecer a apresentação do novo Nosso Lar, cenário para os cuidados e tratamentos para a saúde mental e bem-estar.

abrir

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?