A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
1. Avenida Dom Luís deverá sediar um grande complexo hospitalar, incluindo hospital, consultórios médicos, residencial assistido, gastronomia afetiva, hotelaria e muitas outras unidades, ocupando de 60 mil a 70 mil metros quadrados de área construída. Buscamos muitas informações e colhemos que o projeto já está elaborado pelo Escritório Hissa, de José e Francisco, revelando total criatividade e modernidade. Foi concebido em três meses, para apresentar ao empresário Pedro Felipe, Manhattan, dono do espaço que atualmente serve de estacionamento.
2. Um dado dos mais positivos é que o projeto já foi aprovado pela Comissão Permanente do Plano Diretor de Fortaleza e um grupo de São Paulo já esteve aqui mantendo contatos de parceria. Fechada e negócios resolvidos garantindo o início, o prazo de conclusão é de cinco a seis anos. Serão 47 andares, grandes espaços para estacionamento, áreas diversas, grandes corredores, provocando desejos de ocupação por parte dos empreendedores. Sabe-se que empreendimentos só vingam quando têm massa crítica de viabilidade comercial. Não existirão paredões urbanizados, atualmente comuns em muitos e complicados novos prédios.
3. A humanização, tão exigida entre os projetos atuais, tem destaque, inclusive, com uma praça pública medindo 40m mais 25 metros de profundidade, virada para o Pátio Dom Luis. Ganha cenário lindo e seguro, principalmente para receber as pessoas da terceira idade. Beleza, funcionalidade e segurança são mantidos no projeto assinado pela perfeição do Escritório Hissa — marca permanente em seus 50 anos de existência. Uma curiosidade é que a Hapvida andou paquerando a aliança, mas hoje a conversa é que uma paulista é mais sedutora.
MOLDURAS
SETEMBRO, mês verde de doação de órgãos e tecidos para transplantes. O Colégio Notorial do Brasil esteve reunido em Gramado (RS) com pauta importante, inclusive preparando a campanha, capaz de abrir possibilidades de qualidade e sobrevida a pessoas que estão sofrendo, lembra o advogado, procurador e tabelião no RS, o cearense Luiz Dias Martins Filho. "Vi o testemunho de pessoas com pulmão transplantado, há anos, bem produtivas e solidárias", lembrou Luiz, destacando o Hospital de Messejana, aqui em Fortaleza, que tem tradição em transplantes e grande know-how apesar da escassez de verbas.
É PARA comemorar, divulgar e incentivar. O Laboratório de Redes de Computadores e Segurança (Larces), da Uece, galgou os dois primeiros lugares no pódio do Telecom Summit 2023, conquistando assim o prêmio de soluções inovadoras. Promovido pelo Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistema de Telecomunicações do Ceará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o evento teve o objetivo de fortalecer a relação com a Academia e o ecossistema de inovação, facilitando maiores entregas de impacto junto ao setor industrial.
DESDE a semana passada, Canindé e outros municípios estão em festas. É comemorada a instalação de cursos e faculdades da Uece na cidade. Na terra de São Francisco, a prefeita Rozário Ximenes deu as boas-vindas aos professores e alunos que vão estar agora reunidos na cidade desenvolvendo cursos valiosos. "Governador Elmano traz o que precisamos, acompanhando com o professor Hidelbrando da Uece os esforços para o funcionamento também de cursos de pós-graduação. Camilo, Izolda e Elmano estão impulsionando o sistema escolar. Não coloco os políticos daqui, eles pouco ajudam. Mas quem sabe agora criem motivação para a nossa terra ser um centro educacional em todos os níveis", ressaltou Rozário Ximenes.
ELAS INTEGRAM a equipe do setor de reabilitação pulmonar do Pulmocenter, um centro de saúde criado pela médica Márcia Alcântara e atualmente sendo referência no tratamento para os muitos que sofrem as consequências da Covid-19. Falamos das fisioterapeutas Ana Cláudia Cordeiro Xavier, Márcia Cristina de Melo Ribeiro e Williane Ferreira Cordeiro (foto).
Na opinião delas, "a profissão de fisioterapeuta destaca-se hoje pela diversidade de não se limitar apenas ao aspecto clínico, mas também ao bem-estar psicossocial dos pacientes. O cuidado e a atenção dedicados pelos fisioterapeutas causam um impacto significativo no aspecto físico e emocional de cada paciente, ajudando-os, muitas vezes, a enfrentar os desafios de suas condições de saúde com otimismo, confiança e desempenho das suas atividades na vida diária, especialmente quando se trata de fazer os pulmões funcionarem melhor".
TUDO AZUL
A ALEGRIA dominou a noite de comemoração do aniversário da querida Salete Araújo, na varanda do Ideal Cube, reunindo gerações. Ao lado do marido querido, ali inclusive fazendo declarações de amor, Salete sentiu a benquerença reinante.
(Foto: Arquivo Pessoal)Maria Amoreira, Tereza e Constança Távora, Bebel de Sá e Jozilda Belchior
(Foto: Arquivo Pessoal)Marisa Castelo Branco, Gabriela Castro, Bárbara Busgaib e a filha, e Selma Cabral
(Foto: Arquivo Pessoal)Liliane Albuquerque e Kaia Catunda
(Foto: Arquivo Pessoal)Com o marido Erivan Aguiar
(Foto: Arquivo Pessoal)Entre Lúcia Pierre e Mônica Arruda
(Foto: Arquivo Pessoal)Fátima Duarte, Salete e Priscila Cavalcante
(Foto: Arquivo Pessoal)Geraldo e Geraldina Bizerra
(Foto: Arquivo Pessoal)Luiziane Esteves e Seridião Montenegro
(Foto: Arquivo Pessoal)Vânia e Aristofanes Canamary
(Foto: Arquivo Pessoal)Willfridy Mendonça e Salete
FOI SÁBADO, dia 12, que a Unimed Fortaleza promoveu uma edição especial do evento Saúde na Cidade em comemoração ao Dia dos Pais. O encontro, realizado no Parque do Cocó, teve uma série de atividades para promover bem-estar e interação entre pais e filhos. Na tarde do sábado até às 18h, o Saúde na Cidade ofereceu uma variedade de ações simultâneas para toda a família, inclusive para relaxamento e cuidado com a saúde, com sessões de massoterapia, aferição de pressão arterial e oximetria, além de degustação de produtos saudáveis oferecidos pelos Mercadinhos São Luiz e Puro Açaí.
MAIS, MAIS
PROGRAMA NOBRE. A Academia Fortalezense de Letras, presidida pela escritora Graça Fonteles, leva, hoje, quarta-feira, às 16 horas, para falar aos seus integrantes o professor, estudioso e juiz de Direito Mantovani Colares. Tema: "Fernando Pessoa e a estética da Poesia Introspectiva". Local: Espaço da Palvra, da Universidade Farias Brito.
PARA AMANHÃ, o presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), Tales de Sá Cavalcante, conduzirá a solenidade comemorativa dos 129 anos de fundação, daquela Casa, com uma conferência proferida pelo acadêmico Lúcio Alcântara e outra pelo professor Joaquim Falcão, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
HOJE, às 16 horas, vai ser inaugurado o Beach Tennis Unifor, um complexo composto por seis quadras de areia. A inauguração do complexo vai acontecer por meio do Interarenas de Beach Tennis - Unifor 50 anos, uma competição comemorativa. A jornada acontecerá entre os dias 16 e 20 de agosto, reunindo aproximadamente 400 atletas em diversas categorias, envolvendo mais de 30 diferentes grupos de Fortaleza. A iniciativa é fruto da parceria entre a Universidade de Fortaleza e a Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT).
MUNDO TEATRAL merece programar uma homenagem póstuma a Aderbal Freire Junior, que antes de ir morar no Rio, trabalhar, realizar e dirigir grandes produções teatrais, deixou aqui entre nós seu talento de profissional da comunicação, ator, escritor e estudioso dividindo com grupos dos anos 1960/70 que se formavam já enxergando o seu talento de teatrólogo, sempre disponível para dividir experiências.
CERES Fiúza totalmente envolvida com o retiro "Vinde a Mim", marcado para a próxima semana, no Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité. Dias 22 e 23, participantes estarão seguindo a orientação das atividades e ouvindo as reflexões de padre Eugênio Pacelli, naquele belo e sereno lugar.
ATÉ DIA 19, os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Unifor estão promovendo ações gratuitas e abertas ao público. A programação acontecerá ao decorrer do Interarenas. Na ocasião, serão realizadas diversas atividades, como terapia manual, quiropraxia, aferição de pressão, medição de glicose e bioimpedância.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.