A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Algo a avaliar. Circulando muito bem a notícia que 2,77 bi de reais foi o valor gasto pelos turistas estrangeiros no País, no último mês de julho. Segundo o Banco Central, autor da divulgação, o País recebeu mais de 3,2 milhões de turistas estrangeiros, a maior parte vindos da Argentina (1,3 milhão); Estados Unidos (327 mil); Paraguai (233 mil); Chile (223 mil) e Uruguai (199 mil) e Uruguai (199 mil).
Quais os destinos? São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Celso Sabino, ministro do Turismo, entusiasmado, destaca: "Este resultado é fruto do trabalho do Governo Federal em reconstruir a imagem do nosso Brasil. Vamos ampliar a divulgação externa mostrando ao mundo que temos experiências diversas, que vão desde as belezas naturais únicas até conhecimentos da nossa cultura, história, gastronomia".
Os dados e as declarações são muito bonitos, mas fica no ar a indagação: onde se posiciona o Nordeste, mais particularmente o Ceará, nessa divulgação do Banco Central? Só recebemos o turista "mão fechada"? Será que a doença da falta de segurança tira de nós o turista estrangeiro seletivo nos serviços? E a qualificação de pessoal que atua no segmento, ainda dizendo "promode" e "espia aqui", além de outros fatores deixam distantes os turistas que têm dinheiro para gastar?
Ouvindo motoristas de táxi, um bom termômetro para o julgamento, eles dizem que aqui só chegam o turista sanduíche e praticantes de caminhadas. Nos restaurantes, o lamento prende-se à busca de cardápios populares e self-service. E aí?
Sério. Seríssimo. O presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Ceará, Leonardo Rocha Drumond, está divulgando que atualmente, no Ceará, há 3.018 crianças e jovens com idade até 17 anos aguardando por cirurgias. Desse total, 577 precisam de procedimentos ortopédicos ou traumatológicos. Destaca que esta espera por uma cirurgia se prolonga devido à falta de oferta, e a situação se agrava causando consequências sérias.
Os procedimentos ortopédicos são essenciais para corrigir deformidades diagnosticadas, lembra o médico, muitas das quais afetam os membros e a coluna vertebral. À medida que o tempo de espera se prolonga, fica mais difícil e até impossível tratar o problema, gerando situações de dificuldades físicas e até emocionais, entre aqueles necessitando de cirurgias. E Dr. Leonardo clama: "É crucial que as autoridades de saúde do Ceará reconheçam a gravidade desse problema e implementem medidas eficazes para reduzir a lista de espera, garantindo que crianças e jovens recebam urgente os cuidados de que precisam".
O Livro de Beth, mais um lançamento de Roberto Pontes, acontecido noite de terça-feira, na Adufc, reuniu intelectualidade e professores das universidades, todos aplaudindo mais esta produção literária de um dos mais importantes poetas da atualidade. Discursos aconteceram, e depois a confraternização foi mantida entre boas conversas e boas bebidinhas.
TEMPOS ATRÁS elas sabiam pintar de azul uma linda amizade. E o mundo parecia marcado pelo carinho dos encontros.
NOVA IDADE para Beatriz Viana. Ela recebeu as amigas para jantar festivo, sabendo entregar aquele sorriso lindo e palavras de afeto, marcas de sua serenidade e bem viver ao lado de Manoel, dos filhos e netos.
Ethel Whitehurst e Marcília Tavares já lançaram com a abertura de sua bonita loja Baú da Vovó, Espaço Vintage, no Shopping Del Paseo - Piso L3, as sugestões de presentes para o Natal e de novidades para a ambientação das residências e locais de trabalho. O chique artesanato cearense está entre os 150 itens da loja. Muitos amigos prestigiando.
Foi sábado, 9, a abertura da Casa Cor comemorando 25 anos. Homenagem foi prestada a Ticiana Rolim Queiroz, presidente da Somos Um, e ao empresário Pedro Lima, Três Corações.
Prestigiando o evento, veio a Fortaleza André Secchin, CEO da Casa Cor Nacional.
Dia 7 de setembro, a comemoração da Independência manteve a beleza do desfile militar, a reunião de grupos e repertório exaltando a Música Popular Brasileira, em muitas rádios de Fortaleza. Depois a sexta-feira foi imprensadinha somando com quatro dias de dolce farniente.
Sandra e Eulálio Costa (foto) voltando à Toscana, em viagem de lua de mel. Na foto quando passavam dias em Volterra, um dos lindos cenários do lugar.
Ex-presidente do Ibef Ceará, a economista Renata Paula Santiago será homenageada hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza, em comemoração ao Dia do Economista. A homenagem partiu do Corecon Ceará, presidido por Igor Lucena.
Hotel Santuário das Águias, Porto das Dunas, caprichando nos fins de semana de setembro. Em todos eles, Flash Sunset e um dancing ao ar livre com a luz das estrelas. As músicas que marcaram os anos 70, 80 e 90 ocupam o destaque, embalando os casais enamorados. Tudo, tudo maravilhoso, diz Delane Barreto. Ela destaca ainda o spa e o restaurante.
Waldonys, ninguém acredita, mas faz 51 anos, dia 14. No Teatro RioMar ele, ao lado do poeta Bráulio Bessa, faz um show espetacular, grifado pela música, a poesia, o amor e a louvação à vida.
Wilma Patricio levou parte da família para uma semana em Fernando de Noronha. Comemoração do níver do bisneto Samuel.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.