Logo O POVO+
Para o Ceará só os turistas "mão fechadas"?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Para o Ceará só os turistas "mão fechadas"?

.
Rodrigo Marques, Dimas Macedo, Roberto Ponteds e Geraldo Jesuino (Foto: JoaoFilho Tavares)
Foto: JoaoFilho Tavares Rodrigo Marques, Dimas Macedo, Roberto Ponteds e Geraldo Jesuino

Algo a avaliar. Circulando muito bem a notícia que 2,77 bi de reais foi o valor gasto pelos turistas estrangeiros no País, no último mês de julho. Segundo o Banco Central, autor da divulgação, o País recebeu mais de 3,2 milhões de turistas estrangeiros, a maior parte vindos da Argentina (1,3 milhão); Estados Unidos (327 mil); Paraguai (233 mil); Chile (223 mil) e Uruguai (199 mil) e Uruguai (199 mil).

Quais os destinos? São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Celso Sabino, ministro do Turismo, entusiasmado, destaca: "Este resultado é fruto do trabalho do Governo Federal em reconstruir a imagem do nosso Brasil. Vamos ampliar a divulgação externa mostrando ao mundo que temos experiências diversas, que vão desde as belezas naturais únicas até conhecimentos da nossa cultura, história, gastronomia".

Os dados e as declarações são muito bonitos, mas fica no ar a indagação: onde se posiciona o Nordeste, mais particularmente o Ceará, nessa divulgação do Banco Central? Só recebemos o turista "mão fechada"? Será que a doença da falta de segurança tira de nós o turista estrangeiro seletivo nos serviços? E a qualificação de pessoal que atua no segmento, ainda dizendo "promode" e "espia aqui", além de outros fatores deixam distantes os turistas que têm dinheiro para gastar?

Ouvindo motoristas de táxi, um bom termômetro para o julgamento, eles dizem que aqui só chegam o turista sanduíche e praticantes de caminhadas. Nos restaurantes, o lamento prende-se à busca de cardápios populares e self-service. E aí?

Sério. Seríssimo. O presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Ceará, Leonardo Rocha Drumond, está divulgando que atualmente, no Ceará, há 3.018 crianças e jovens com idade até 17 anos aguardando por cirurgias. Desse total, 577 precisam de procedimentos ortopédicos ou traumatológicos. Destaca que esta espera por uma cirurgia se prolonga devido à falta de oferta, e a situação se agrava causando consequências sérias.

Os procedimentos ortopédicos são essenciais para corrigir deformidades diagnosticadas, lembra o médico, muitas das quais afetam os membros e a coluna vertebral. À medida que o tempo de espera se prolonga, fica mais difícil e até impossível tratar o problema, gerando situações de dificuldades físicas e até emocionais, entre aqueles necessitando de cirurgias. E Dr. Leonardo clama: "É crucial que as autoridades de saúde do Ceará reconheçam a gravidade desse problema e implementem medidas eficazes para reduzir a lista de espera, garantindo que crianças e jovens recebam urgente os cuidados de que precisam".

O Livro de Beth, mais um lançamento de Roberto Pontes, acontecido noite de terça-feira, na Adufc, reuniu intelectualidade e professores das universidades, todos aplaudindo mais esta produção literária de um dos mais importantes poetas da atualidade. Discursos aconteceram, e depois a confraternização foi mantida entre boas conversas e boas bebidinhas.

TEMPOS ATRÁS elas sabiam pintar de azul uma linda amizade. E o mundo parecia marcado pelo carinho dos encontros.

NOVA IDADE para Beatriz Viana. Ela recebeu as amigas para jantar festivo, sabendo entregar aquele sorriso lindo e palavras de afeto, marcas de sua serenidade e bem viver ao lado de Manoel, dos filhos e netos.

Ethel Whitehurst e Marcília Tavares já lançaram com a abertura de sua bonita loja Baú da Vovó, Espaço Vintage, no Shopping Del Paseo - Piso L3, as sugestões de presentes para o Natal e de novidades para a ambientação das residências e locais de trabalho. O chique artesanato cearense está entre os 150 itens da loja. Muitos amigos prestigiando.

Foi sábado, 9, a abertura da Casa Cor comemorando 25 anos. Homenagem foi prestada a Ticiana Rolim Queiroz, presidente da Somos Um, e ao empresário Pedro Lima, Três Corações.

Prestigiando o evento, veio a Fortaleza André Secchin, CEO da Casa Cor Nacional.

Dia 7 de setembro, a comemoração da Independência manteve a beleza do desfile militar, a reunião de grupos e repertório exaltando a Música Popular Brasileira, em muitas rádios de Fortaleza. Depois a sexta-feira foi imprensadinha somando com quatro dias
de dolce farniente.

Sandra e Eulálio Costa (foto) voltando à Toscana, em viagem de lua de mel. Na foto quando passavam dias em Volterra, um dos lindos cenários do lugar.

Ex-presidente do Ibef Ceará, a economista Renata Paula Santiago será homenageada hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza, em comemoração ao Dia do Economista. A homenagem partiu do Corecon Ceará, presidido por Igor Lucena.

Hotel Santuário das Águias, Porto das Dunas, caprichando nos fins de semana de setembro. Em todos eles, Flash Sunset e um dancing ao ar livre com a luz das estrelas. As músicas que marcaram os anos 70, 80 e 90 ocupam o destaque, embalando os casais enamorados. Tudo, tudo maravilhoso, diz Delane Barreto. Ela destaca ainda o spa e o restaurante.

Waldonys, ninguém acredita, mas faz 51 anos, dia 14. No Teatro RioMar ele, ao lado do poeta Bráulio Bessa, faz um show espetacular, grifado pela música, a poesia, o amor e a louvação à vida.

Wilma Patricio levou parte da família para uma semana em Fernando de Noronha. Comemoração do níver do bisneto Samuel.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?