Logo O POVO+
Geração Família: entre saúde, IA e felicidade
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Geração Família: entre saúde, IA e felicidade

.

 

abrir

Em sua 6ª edição, o Seminário Geração Família mantém sua marca: o zelo pela travessia das mulheres inteligentes, inquietas, amorosas e colaboradoras na obra do Criador. Realizado na manhã da última quinta-feira, 30 de novembro, quando os ipês amarelos pareciam acordar mais perfumados, as participantes foram chegando à Fiec, uma casa do saber, e logo exercendo o primeiro objetivo do evento: interação em torno de uma mesa saborosa e variada organizada para o café da manhã. Na hora precisa do início do programa, Socorro França, presente ao evento desde a 1ª edição, pediu a palavra para ressaltar a importância do encontro, conduzindo as participantes para uma reflexão sobre a situação da mulher no contexto das mudanças, e ainda da discriminação. Mas conclamou a todas para desenvolver a solidariedade, a compreensão e o apoio à campanha natural de tornar a mulher mais feliz e assistida.

Foi a empresária Aline Telles Chaves quem trouxe para o evento o tema "Longevidade da Empresa Familiar", tecendo dados de pesquisas sobre a realidade do Brasil em torno das gerações de liderança, os valores a serem cultivados no relacionamento, a conscientização do processo de troca de comandos e principalmente, a necessidade do domínio da arte do diálogo e do conhecimento, para a história empresarial-familiar caminhar bem. O interesse da plateia atingiu também o sucesso do Grupo Telles, em operação há 176 anos, escrevendo sua história e sua vocação para a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e inovação de gestão e produtos.

Com o auditório recebendo grande número de empreendedoras, a administradora Mônica Arruda, diretora do Sebrae, ocupou o espaço para falar sobre "Empreendedorismo". Trouxe em números a participação ainda tímida das mulheres, mas ensinou a elas diversas técnicas de como enfrentar o projeto buscando realização pessoal e participação na renda familiar, assumindo uma nova aprendizagem voltada para o negócio em todas as suas etapas. E deu o calendário anual do Sebrae com grande número de cursos, palestras, workshops, tudo planejado para atender ao segmento.

Na linha da formação das mulheres para prepará-las ao mercado de trabalho, subiu ao palco o professor Mauro Oliveira, doutor em informática e ali tratando de um tema palpitante: "Inteligência Artificial". Atenções concentradas, curiosidades e uma vibração do palestrante conduzindo a todas em conceitos, comentários direcionados ao "mergulho" nas transformações pautadas em novas referências, linguagem e exigências de um mundo novo.

E a felicidade? O tema ocupou o palco por meio do professor Nazareno de Oliveira, estendendo também as colocações de união com a prosperidade e o autocuidado. Mas o que preocupou foi sua afirmação de educador acompanhada de dados numéricos sobre a falta de "pulso" dos pais na educação dos filhos, permitindo a adoção da política do "sim" para tudo. Política perversa, prejudicando os filhos em sua formação e crescimento emocional, prejudicando a colheita de valores. No seu último enfoque, o palestrante fortaleceu suas opiniões sobre o autocuidado. Entre citações de escritores, seus próprios estudos, fez uma relação de elementos capazes de manter o equilíbrio físico e emocional da mulher e do homem na condução da vida saudável, refletindo sobre a máxima "memória sã, corpo são".

Erotilde Honório, já escolhida a palestrante de todos os seminários, desta vez inovou com a temática dos três "S" femininos: saúde, sexo e sucesso. De posse de seus conhecimentos e práticas médicas, provou os males da alimentação condimentada, do sedentarismo, da solidão, da abstinência sexual e do sexo sem amor. Não esqueceu sua opinião sobre o uso abusivo dos remédios, elegendo sua homeopatia como um caminho para a busca da saúde, em todas as idades. O tema sacudiu o auditório, finalizando já às 13h45 o Seminário entre a dominação do entusiasmo dos participantes e a competência dos palestrantes, dividindo conhecimentos e garantindo o sucesso de mais uma promoção maravilhosa do O POVO, patrocinada pela Fiec e pelo Sebrae, e apoiada pela Prefeitura de Fortaleza e pela Assembleia Legislativa.

O Seminário Geração Família, podemos garantir, foi esta aurora de informações, temperando uma manhã inteira de alimentos vitaminados para o corpo e para a alma, abrindo caminhos para novas ideias e saberes, provocando mais compreensão sobre as mudanças necessárias e a busca incessante de descobertas, alegrias e linguagens azuis de todas presentes ao encontro e já pedindo bis tal a temperatura energizante das mulheres ali unidas.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?