Adolescentes e pais: como ter um encontro melhor nas férias
clique para exibir bio do colunista
A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Adolescentes e pais: como ter um encontro melhor nas férias
Entre os pais, as férias representam um período de dificuldades, por conta da falta de disponibilidade para os encontros — os pais continuam trabalhando e os filhos ficam fora da escola
Foto: milanmarkovic78 / ADOBESTOCK
Cheerful family walking together on beach while holding hands on beautiful sunny morning.
Entre os pais, as férias representam um período de dificuldades, por conta da falta de disponibilidade para os encontros — os pais continuam trabalhando e os filhos ficam fora da escola. A harmonia precisa existir, e o professor, psicólogo e escritor Marco Aurélio Patrício Ribeiro descreve bem essa situação. É fundamental, afirma ele, que entendamos que o período de férias pode ser um momento de grande aprendizagem de vida para nossos adolescentes. "Gosto sempre de dizer, quando me questionam sobre o que fazer com os adolescentes nas férias, que devemos lembrar que o ser humano é um ser que se constrói através de vínculos sociais, ou seja, laços sociais", afirma.
"Então, a melhor contribuição que podemos dar aos nossos adolescentes durante o período de férias", prossegue Marco Aurélio, "é promover com eles situações de relacionamento social." Uma boa convivência familiar, estar em casa com os filhos, passear com eles, viajar, levá-los para assistir a um bom filme, visitar uma exposição, assistir a um show ou ir ao shopping promovem essa convivência. Ele acrescenta que também seria interessante lançar alguns desafios para esse período.
Por exemplo: ler um bom livro, iniciar uma atividade física, andar de bicicleta juntos pela cidade, ou diminuir o tempo que eles passam nas redes sociais. "É importante propor desafios. Os filhos vão compreender que podem ter grandes ganhos como pessoas, como adolescentes, ao fortalecerem seus vínculos sociais e diminuírem, por exemplo, os vínculos virtuais", finaliza o psicólogo.
MOLDURAS
Fortaleza já recebeu, nos anos 70/80, a Feira das Nações, um evento muito bonito, realizado no Náutico, com atrações que iam da culinária às danças. Agora, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico — leia-se Domingos Filho — e a Fecomércio, presidida por Luiz Gastão, estão desejosos de realizar o evento com mais amplitude, incluindo os segmentos comercial e turístico. A Sociedade Consular — são 22 países representados no Ceará — entra nessa vibração. Os cônsules Vitório Ghia (Itália) e Marlene Pinheiro (Alemanha) já estão apoiando a iniciativa, juntamente com o presidente Janius Fuzesi, da Casa.
Ontem, o Ideal Clube, através de seus presidentes Fernando Esteves e Amarílio Cavalcante, lançou o XXV Prêmio Estadual de Literatura 2025, que traz uma premiação robusta de 20 mil reais para o gênero Conto. As inscrições vão até 29 de agosto. Patrocínio: Fecomércio, Sesc e Senac.
Em um marco histórico para a Câmara Brasil-Portugal no Ceará, toma posse hoje a nova diretoria da entidade. E, pela primeira vez, uma mulher estará à frente da presidência: Patrícia Bezerra Campos. Ela assume o cargo máximo da entidade para o biênio 2025-2027.
Surpresa para Márcia Aldigueri
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri, fez uma pausa em sua agenda, na última sexta-feira, para comemorar o aniversário da mãe querida, Márcia. Envolvida pelo amor dos filhos, netos e da irmã Cláudia, ela vivenciou momentos de felicidade e alegria.
Foto: Arquivo pessoal
Aniversariante cercada de carinho
Foto: FOTOS: Arquivo pessoal
Márcia entre os filhos Adriana, Aníbal, Romeu e Márcio
Foto: Arquivo pessoal
Márcia com a cunhada Vãnia e a irmã querida Cláudia
PASSARELA
Julho chega com as festas juninas garantindo muita animação e envolvimento com a culinária regional, a música e os belos vestuários típicos. Na Pulmocenter — central de cuidados em saúde de Márcia Alcântara, que conta com uma equipe de excelentes médicos e fisioterapeutas — teve festança.
Foto: FOTOS Arquivo pessoal
Márcia Alcântara
Foto: Arquivo pessoal
Grupo dominado pela alegria
Foto: Arquivo pessoal
Socorro Leite, Eduardo e Carla Matos
Foto: Arquivo pessoal
Neuma e Cláudio Carneiro
Academia Brasileira de Letras
Faz muito tempo que a Academia Brasileira de Letras, fundada em 1897 — enquanto a nossa Academia Cearense, vale lembrar, data de 1894 — não recebe um cearense em sua prestigiosa lista de imortais. Por lá passaram apenas Gustavo Barroso, que foi presidente da ABL por duas vezes; Rachel de Queiroz, Heráclito Graça e... mais ninguém. Agora, ao revisitar a história, percebe-se que a lista da ABL carece de mais um cearense — quem sabe alguém que leve luz, competência e um currículo nobre para ocupar uma das cadeiras da Casa de Machado de Assis.
Sociedade cearense. Curiosidades. História. Memória. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.