A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Seguindo a mesma linha de análises, opiniões e notícias do O POVO, a publicação beneficia tanto os setores públicos quanto privados do Ceará.
Foto: Arquivo pessoal
Capa do Anuário do Ceará 2025-2026,
a ser lançado neste mês
Chegou a grande noite de entrega do Anuário do Ceará, mais uma importante publicação para quem vive no Estado ou deseja investir aqui. É uma força de irradiação da ideologia da modernidade, revelando áreas essenciais para o desenvolvimento, como o perfil dos municípios, estudos, pesquisas, quadros profissionais, cultura e os benefícios desse universo.
Seguindo a mesma linha de análises, opiniões e notícias do O POVO, a publicação beneficia tanto os setores públicos quanto privados do Ceará.
"O Anuário do Ceará é muito mais que uma publicação que apresenta dados sobre o Estado. Ao longo dos anos, e graças ao trabalho primoroso e meticuloso de toda a equipe de produção, o Anuário se tornou uma ferramenta indispensável para o acesso seguro e confiável a informações sobre cultura, educação, economia, infraestrutura e política do Ceará.
É um mapa inteligente e eficiente, que detalha indicadores, análises e reflexões sobre os 184 municípios cearenses, além de diversas outras variáveis que retratam o Estado em sua totalidade. Estar presente no capítulo especial da edição de 2025 é uma grande honra para a Fiec, justamente quando celebra seus 75 anos de atividades."
Aline Telles Chaves, presidente do Grupo Telles
"O Anuário do Ceará é o espelho da nossa terra. Ele é o melhor retrato do Ceará, com suas estatísticas, perfis e identificação das autoridades. Torna-se um instrumento importante para quem deseja conhecer o Estado, viver nele ou investir."
Foto: Arquivo pessoal
Aline Telles, empresária
Eliane Brasil, superintendente do Banco do Nordeste
"Considero este um trabalho de grande envergadura, ressaltando especialmente a pesquisa do Instituto DataFolha, que demonstra zelo ao não realizar pesquisas eleitorais durante os períodos de votação. É um trabalho sério e sofisticado.
Foi por meio dele que o nosso Colégio Ari de Sá, agora completando 25 anos de existência, foi indicado — entre outras unidades escolares mais antigas — como 1º lugar em todas as classificações da pesquisa direcionada ao Anuário do Ceará. Comemoramos esta vitória com entusiasmo e emoção."
Foto: João Filho Tavares
Eliana Brasil, superintendente do Banco do Nordeste
Oto de Sá Cavalcante, presidente do Colégio Ari de Sá Cavalcante e presidente do Arco
"É uma publicação valiosa para o Ceará, reunindo informações completas e diversas sobre os setores ativos da economia, política e universidades, avaliando crescimento, rendimentos e projetos presentes e futuros. Um olhar de pesquisa, um olhar de comunicação, formas de pensamento e concretizações de ideias.
Nesta edição, a Fiec,como uma das maiores entidades fundada em 1950, empreendedoras e defensoras do progresso, é homenageada, apresentando seus feitos e estrutura, além da nominação daqueles que compõem a história da Federação da Indústria, fundada há 75 anos, agora mais forte e atuante do que nunca".
Foto: AURÉLIO ALVES
Oto de Sá Cavalcante, Presidente do Colégio Ari de Sá Cavalcante e Presidente do Arco
Roberto Macêdo, presidente do Conselho J. Macêdo
"Considero o Anuário uma memória do nosso Estado, um guia para investidores, uma biblioteca viva para quem quiser entender socioeconomicamente o nosso estado. Perpassa o empresarial, o político e o social. Enfim, uma história viva de nosso Estado que oferece um panorama real e fidedigno de nosso passado recente até os dias atuais."
Roberto Macêdo, presidente do Conselho J. Macêdo
Crédito: Camila de Almeida
A festa
O lançamento do Anuário do Ceará, mantendo o brilhantismo dos projetos de Luciana Dummer e Dummar Neto, principais líderes do Grupo de Comunicação O POVO, será celebrado com uma festa na La Maison Dunas, a partir das 19 horas.
Foto: Arquivo pessoal
João Dummar Neto e Luciana Dummar
Representantes e lideranças dos diversos setores do Estado estarão ao lado de convidados especiais e dos destaques da edição de 2025. A música do evento será apresentada por Marajazz e Nayra Costa, garantindo o toque artístico e a animação na segunda parte da festa.
Molduras
Rogério Paulo Silvestre Lopes é o novo cônsul de Portugal no Ceará, Piauí e Maranhão. Formado em Direito, é diplomata de carreira com 30 anos de experiência. Já desempenhou funções na Inspeção-Geral Diplomática e Consular, foi cônsul-geral em Sttutgard (Alemanha), chefe de Missão Adjunta em Túne (Tunísia), chefe de Missão em Belgrado (Sérvia) e cônsul de Portugal em Belém do Pará (Brasil).
Antes de chegar ao Ceará, atuava na Áustria. A Associação dos Ex-Alunos do Colégio Imaculada Conceição convida para a comemoração dos 160 anos da entidade. Próximo dia 27, às 16 horas na Capela do Pequeno Grande.
O programa terá apresentação do Coral Vozes de Outono, regido por Célia Cortez e entrega da Medalha Milagrosa para 10 homenageadas. Depois, bênção sacerdotal e coquetel. Momentos de alegrias comandados pela presidente da Aecic, Marlene Mindêllo.
Amanhã, dia 26, às 9h30, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, fundada em 1970, realizará sua reunião de agosto, com a posse de novas integrantes, selecionadas e eleitas com o aval da presidente Ana Vladia e o aplauso das demais associadas.
As novas integrantes incluem a jornalista e escritora Lêda Maria Feitosa Souto, a publicitária Théo Cordeiro, o advogado Elias Farias, a bibliógrafa Sandra Franck, entre outras. O programa seguirá com uma palestra da escritora Célia Maria Leite sobre "Maria Tomásia", celebração das aniversariantes de agosto e coquetel.
O ambiente de negócios no Brasil vem passando por agitação nos últimos meses. A recente homologação de tarifas sobre produtos brasileiros comercializados com os Estados Unidos trouxe um cenário de incerteza. Internamente, a reforma tributária aprovada no primeiro semestre ainda gera dúvidas.
Para promover um ambiente construtivo, o Lide Ceará receberá, no próximo dia 27 de agosto (quarta-feira), às 8h, Fabrízio Gomes, secretário da Fazenda do Estado do Ceará. Ele abordará a temática: "Diálogo público-privado na aglutinação de forças pós-tarifaço e pós-reforma tributária". Local: Gran Marquise
Sociedade cearense. Curiosidades. História. Memória. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.