A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Porque acreditamos na maternidade como uma continuidade amorosa à obra do criador
Foto: Claudio Soares
Ivone, mais jovem e bonita que nunca
Iluminando e abençoando todas as mães, dedicamos a página de hoje a Venise Pinto Rocha, a amada de Wellington Gadelha e mãe de Guilherme e Leon. Ontem, ela, aos 45 anos, deu à luz a Rian, chegando na plenitude do amor e da beleza.
Visita ilustre
Foto: Arquivo pessoal
Papa Leão com Silvonei José
Está em Fortaleza Silvonei José Protz, o jornalista e teólogo brasileiro que trabalha há mais de 30 anos no Vaticano, conhecido como a voz do papa no Brasil. Silvonei José veio participar do Conecta ArqFor, iniciativa da Arquidiocese de Fortaleza que tem como propósito inspirar, formar e conectar agentes da comunicação e pessoas de boa vontade em torno de uma comunicação pautada na ética e nos valores humanos e cristãos.
O evento acontece neste sábado, das 8h às 16h, na Sala IMAX do Cinema Iguatemi Bosque. Além de Silvonei José, o Conecta ArqFor conta com a participação de Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza e presidente da Comissão de Cultura e Educação da CNBB, e do administrador Tobias Cortez.
Lançamento do livro: "Escola é Escada"
Outra personalidade em Fortaleza foi Cristovam Buarque. Ele, ex-ministro da Educação, esteve na quinta-feira ao lado de Tales de Sá Cavalcante (diretor geral da Organização Educacional Farias Brito) e Felipe Bonfim, participando do almoço do Lide em debate sobre "Do Ensino Básico ao ITA - como a educação pode transformar o Ceará e o Brasil". No mesmo dia, Buarque fez o lançamento de seu livro "Escola é Escada", no Teatro Nadir Saboia.
Alece celebra o Dia do Fisioterapeuta
Comemorando o Dia do Fisioterapeuta, 13 de outubro, a Assembleia Legislativa do Ceará soube homenagear muitos representantes, destacando-se a sua equipe de profissionais competentes e dedicadas. Na foto estão Rocylda Souto, Ana Carolina Furtado (orientadora da célula de Fisioterapia do Departamento de Saúde da Alece), Magda Feitosa e Érica Magalhães.
Através delas, a coluna também saúda cada uma, desejando a todos os fisioterapeutas valorização do poder público e privado às suas muitas e necessárias missões profissionais.
UMA DEDICADA ESTOMATERAPEUTA
Miyoco Saito Sakuraba
Crédito: Arquivo pessoal
Miyoco Saito Sakuraba, enfermeira, estomaterapeuta, graduada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 1977, e pós-graduada em Estomaterapia há 26 anos, chegou a Fortaleza para exercer sua profissão, sendo atualmente diretora técnica da Miyoco Enfermagem Especializada Ltda.
Pequenina na estatura, mas uma gigante na assistência aos seus pacientes, sabendo, com um sorriso e umas mãos milagrosas, dominar a técnica e restabelecer a saúde, ela já se considera uma cearense, ou melhor, uma cearense apaixonada por nós e pela terrinha.
Como se desenvolve a Estomaterapia?
"O serviço abrange cuidados com pacientes com feridas agudas e crônicas (pé diabético, lesão por pressão "escaras", úlceras de perna, deiscências cirúrgicas, dentre outros), estomias (colostomias, gastrostomias, traqueostomias) e cuidados podiátricos".
Um trabalho muito intenso?
"Um trabalho sério e eficiente em saúde. É cuidar do paciente com segurança, organização e respeito, com foco na humanização, pois somos chamados também para devolver qualidade de vida e esperança".
Mais detalhes: 85.9117.0270
Comemoração especial
Ivone Queiroz Rebouças foi festejada com total alegria, no cenário bonito do Pipo Restaurante, em noite iluminada de estrelas e de muitos amigos. Ali foram celebrados seus 95 anos, bem vividos, em grande estilo e na companhia de pessoas queridas. Claudinha, a filha amadíssima, organizou programa musical, garantindo um quarteto para acompanhar a sua interpretação das músicas preferidas da aniversariante. Muita beleza.
Amigas Zelma e Sellene Câmara
Crédito: Arquivo pessoal
Grupo da bequerença
Crédito: Arquivo pessoal
Amigas Sarinha Philomeno (em verde)e Sandra Pinheiro
Crédito: Claudio Soares
Lêda Maria e aniversariante
Crédito: Arquivo pessoal
Ivone, mais jovem e bonita que nunca
Crédito: Claudio Soares
Claudinha, Isabella Ney e Pipo cercam a querida aniversariante
Crédito: Claudio Soares
Ivone e
Francisco Perdigão
Crédito: Claudio Soares
Igor Queiroz com Ivone e Aline
Crédito: Claudio Soares
Ivone entre os filhos José e Claudia
Crédito: Claudio Soares
Renata Jereissati e Manuela Queiroz
Crédito: Delano Soares
Sociedade cearense. Curiosidades. História. Memória. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.