A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Foto: Arquivo Pessoal
Presidente da Academia, Fernando Nunes reúne conselheiros
Número reduzido de engenheiros concluindo o curso superior e também a pouca procura das faculdades de Engenharia, no exame vestibular, acusam uma crise na profissão. Última quinta-feira aconteceu a primeira reunião do conselho científico da Academia Cearense de Engenharia, presidida pelo engenheiro Fernando Nunes, visando à instalação urgente de um grupo de trabalho formado por representantes dos Centros de Tecnologia das universidades: UFC, Unifor, Christus e da Fiec, para avaliar e discutir o "apagão dos engenheiros", como ele denominou.
Interrogado sobre as razões da crise, o presidente Fernando Nunes citou a longa carga horária, causando evasão em mais de 60% nos cursos existentes, Engenharia Mecânica e Civil; ofertas de empregos em outras áreas, com melhores salários e condições de trabalho, além da notória formação de profissionais só com experiências de livros, evitando admissão do empresariado da construção civil, desejoso de pessoal mais qualificado. A situação é preocupante, finalizou o líder da categoria, daí a reunião com os representantes das entidades citadas permanecer analisando, com profundidade, os pontos levantados pelo presidente Fernando Nunes.
A primeira reunião agrupou com Fernando Nunes os engenheiros Hugo Santana de Figueiredo Jr., Maia Júnior, João Mamede Filho, José Albérsio Lima, Roberto Sérgio Farias de Souza, João Cesar Pinheiro e Fco. Coelho Teixeira. Joaquim Antonio Caracas, integrante da comissão, estava ausente. Estava em São Paulo instalando o moderno escritório de sua empresa Impacto Construções.
MOLDURAS
Sempre que um novo ano começa, o universo feminino se volta para um dos eventos mais importantes do Estado, o Prêmio RioMar Mulher. Ouvimos uma pessoa diretamente envolvida, já que foi idealizador e sempre um incentivador da premiação: João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM.
Ele afirma: "A premiação é uma grande oportunidade para destacarmos a realização de grandes mulheres que constroem a história do Ceará. Fico anualmente impactado com tantas boas trajetórias, com a capacidade empreendedora, criativa e de atuação social das mulheres cearenses. O RioMar, como espaço de convivência, se conecta com a sociedade ao valorizar a vida dessas profissionais", afirma o presidente João Carlos Paes Mendonça.
A 10ª edição do Prêmio RioMar Mulher acontecerá no dia 4 de março, às 19h, no Teatro RioMar Fortaleza. Realizado desde 2015, pelo Grupo JCPM e pelo RioMar Fortaleza, neste ano a premiação comemora a marca de 100 grandes mulheres homenageadas, ressaltando o compromisso de reconhecer personalidades femininas que têm em comum um legado de histórias inspiradoras.
O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza, de 26 de junho a 11 de julho, a Missão Londres, experiência imersiva no National Health Service (NHS), um dos sistemas de saúde mais estruturados e reconhecidos do mundo, para grupo de alunos e egressos de graduação e pós-graduação. Entre os benefícios, o reitor da Unifor, Randal Pompeu, cita que "os discentes conhecerão a estrutura do NHS, seus princípios organizacionais e práticas profissionais, articulando conhecimento técnico, proficiência em língua inglesa, vivências interculturais e inovação na formação em Saúde".
A Rádio Maria vai se instalar em Fortaleza. O anúncio oficial da chegada da emissora, que funciona na frequência FM 97,1, será feito com uma missa presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, na próxima quarta, dia 4 de fevereiro, às 19h, no Seminário Arquidiocesano São José. Na celebração estarão presentes o presidente da emissora, Fábio Leão, o diretor editorial, padre Warlen Reis; mais o responsável técnico, José Andrade. A rádio tem 93 estações em 82 países, alcançando mais de 500 milhões de ouvintes.
Foto: Cristiane Bottchor/Rádio Maria
Padre Warlen Reis, diretor da Rádio Maria
Seminarista. Religiosos e paroquianos da Igreja da Paz acompanharam felizes, dia 24 de janeiro, a Missa de Envio de Jadson Lima ao seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider. O jovem, nascido em Tauá, tem 21 anos e integra, a partir de hoje, uma nova turma de 20 estreantes naquela Casa de Formação Religiosa. Jadson já vinha trabalhando na paróquia, revelando sua vocação e recebendo a orientação do vigário, padre Oliveira. Para a colunista, Jadson revelou que seu ingresso no seminário o "torna mais atento e de coração aberto e disponível para ser moldado pelo Senhor".
PASSARELA
Gabriela de Castro, sempre querida por muitos, ganhou almoço comemorativo do grupo "Nascemos para ser feliz". Continuaram outras programações coloridas de afetos.
Foto: Arquivo Pessoal
Gabriela de Castro em celebração com o grupo "Nascemos para ser feliz"
Elianinha Macedo entra em animação carnavalesca, reunindo as amigas e interessadas para ficarem mais lindas. É a promoção da folia, do Grupo As Graciosas. Peças lindas, para todos os tipos de festas ou mesmo para a curtição da praia ou da serra, em reunião de amigos. Moda bonita, com preços promocionais.
Foto: Arquivo pessoal
Elianinha Macêdo
Ruth e Airton Teixeira foram surpreendidos com convite de grupinho amigo para saudar o novo ano e, em lá chegando ao Restaurante La France, todos queriam era comemorar o aniversário dele. A noite fluiu entre as alegrias, o bem-querer e recordações de viagens.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.