Logo O POVO+
PESCADOS E ANEMÔMETROS
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

PESCADOS E ANEMÔMETROS

O mar está para peixe$ nos encontros mantidos em Portugal pelo presidente Ricardo Cavalcante e diretores da Fiec. Participando do evento da PWC sobre Economia do Mar, a delegação também foi recebida em almoço na sede que ocupa o Palácio Sottomayor, em Lisboa, pelo líder da pesca portuguesa, Miguel Marques, e outros representantes do segmento. Empresários da Indústria Naval e de pescados da Europa também foram contactados.

Depois de Lisboa, a comitiva cearense, integrada ainda pelos diretores de inovação e tecnologia e do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, e do Senai, Paulo Holanda; empresários Oziná Costa, Roberto Gradvohl, Carlos Vilela e Paulo Gonçalves, esteve na cidade do Porto em reuniões com empreendedores e representantes de universidades, orquestrando dois objetivos: formação de parcerias e trazer para o Ceará a certificação de anemômetros (medidores de ventos) para todas as torres eólicas implantadas no Nordeste.

MOLDURAS

Não haverá coligação na eleição para vereador. Essa e outras mudanças já começam a movimentar o mundo político, totalmente, embaralhado neste 2020 de disputa eleitoral para prefeitos dos 5.570 municípios. Essa eleição, lembra Djalma Pinto, merece um trabalho das organizações, escolas, universidades, imprensa e outros grupos incentivando o eleitor a saber qualificar e escolher seu candidato. Considerar a lisura, o compromisso com o trabalho e com a honestidade, e descartar completamente os desonestos, os nomes listados em roubos e desserviço ao Estado, a sociedade.

Os artesãos do Ceará, desenvolvendo um trabalho criativo e produtivo não só para a divulgação da cultura, mas para o pleno exercício do emprego e renda começam o ano bem. Incentivados pelo projeto de valorização implementado desde o início do governo Camilo Santana, com a primeira-dama Onélia, receberão em breve uma nova e mais moderna central de Artesanato. Última sexta-feira, a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça e Direitos Humanos, Socorro França e o titular da superintendência de Obras Públicas, Quintino Vieira assinaram a ordem de serviço para a reforma da Ceart, investimento previsto de R$ 2,4 milhões.

Próximo dia 17 um médico cearense, de projeção nacional, Huygens Garcia, toma posse em São Paulo, como presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Orgãos. A entidade congrega todos os tipos de transplantes de órgãos e tecidos do país. O novo líder da ABTO tem uma história de desafios, pesquisas e realizações valiosas ao crescimento dos transplantes no Brasil.

TUDO AZUL

Ana Luiza e Carabeb Alberto, filhos queridos de Adriana e Cláudio Cruz, e de Rose Bagboudharian e Carabeb Eserian Neto, celebraram seu casamento na Paróquia Nossa Senhora do Líbano, recebendo os convidados nos salões do Hotel Gran Marquise. A beleza dominou a festa, acrescida do afeto dos pais e noivos aos muitos convidados e familiares presentes. Paulo José Benevides garantiu o seleto repertório musical e a animação do evento. New look da noiva e sua mamãe, de autoria de Sandra e Nair Pereira, e equipe.

MAIS, MAIS

Elenir e Edson Liberato regressando da Austrália onde passaram a chegada do Ano Novo.

A troca de idade de Zeneida Rangel será comemorada dia 15, com almoço em restaurante da Aldeota.

Maria Vanda Sá, que transforma bem sua loja em um espaço de alegrias e boas aquisições de joias e presentes, recebeu Irene Mota, Magali Marques, Taís Vieira, Regina Ximenes, Vera Carneiro e Márcia Medeiros. Também Mazé e Giovanni Maggi.

Ideal Clube já se movimenta para seu tradicional Baile Infantil de Carnaval. Sábado, 15 de fevereiro.

O pianista e compositor mineiro Antônio Carlos Bigonha é atração confirmada no Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga. Ele apresenta o show de seu terceiro álbum, Anathema, com repertório de sua autoria. Com ele, o baixista Jorge Helder e o baterista Jurim Moreira. O Festival acontece de 22 a 29 de fevereiro, com programação em Guaramiranga e Aquiraz durante o Carnaval, e em Fortaleza após a Quarta-Feira de Cinzas.

Janeiro movimenta Fortaleza com a atração inédita: Parque Patati Patatá Circo Show, um espetáculo para toda a família. Desde sábado, dia 11, a dupla de palhaços mais amada da América Latina apresenta, no estacionamento Lagoa do RioMar Fortaleza, seus sucessos da TV, além de números circenses nas quintas e sextas-feiras, às 20 horas, aos sábados, domingos e feriados, às 15h, 17h30min e 20 horas. Ingressos disponíveis no site da Sympla.

Arquiteto Marcelo Franco é só felicidade com os aplausos que recebe dos amigos pela sua assinatura no projeto do Hotel Carmel Taíba, uma referencia de beleza, luxo e modernidade.

Ticiana e Duda Brígido; Anne e Léo Alcântara regressando de Orlando onde passaram as férias.

Durante 10 dias a colunista vivenciará 2020 em ritmo de férias, buscando mais fontes de alegrias. Até a volta!

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?