Logo O POVO+
Ceará fabricará respiradores
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Ceará fabricará respiradores

ROMILDO ROLIM é o atual presidente do BNB (Foto: MATEUS DANTAS)
Foto: MATEUS DANTAS ROMILDO ROLIM é o atual presidente do BNB

Um protótipo de respirador está unindo o potencial criativo e tecnológico de engenheiros do Senai e outros técnicos. O grupo ganha apoio total para desenvolver a produção do aparelho, altamente necessário ao atendimento e socorro dos portadores de coronavíris. Autoridades já foram informadas e nessa fase de ajustes e testes, reina total positividade. Sabe-se que o Hap Vida e a Mallory estão entre as empresas apoiadoras. No ritual de licenciamento, Governo do Estado e Federal caminharão juntos.

Governador Camilo Santana intensifica seu projeto de solidariedade, de ações urgentes e eficazes ao atendimento da população, tentando solucionar parte do enfrentamento ao novo coronavírus. Encontra apoio e parceiros. O Sesi Ceará, por exemplo, entregou ao governo 15 ventiladores pulmonares, no valor de R$ 1 milhão, recurso esse custeado pelo projeto de doações impulsionado pela Fiec e acompanhado pela Fecomércio, CDL, empresariado e sociedade civil.

MOLDURAS

Partiu para a Casa do Pai o político, empresário e militar Humberto Bezerra. Seu currículo é valioso, contudo o mais bonito está nas páginas da solidariedade, gravadas pela família e os muitos amigos que soube cultivar aos longo dos seus 94 anos. Amado de Norma, formando com ela um casamento de 68 anos de felicidade, a floração veio entre os filhos Binho, Sérgio, Márcia e Denise, mais os 10 netos e dois bisnetos. Com o irmão gêmeo Adauto, todos acompanhavam uma linda história de amor.

Humberto seguiu, na noite de sábado, 28. No domingo, as decisões por conta dos perigos do coronavírus, não permitiram o velório participativo, e no silencio das recordações todos se refugiaram, entre um choro de adeus e de saudade e orações.

Amanhã, as cinzas serão recebidas pela família e em data ainda não fixada seguirão para Juazeiro. Foi lá que Humberto nasceu, foi abençoado pelo Padim Ciço e firmou muitos projetos sociais, como a Casa José Bezerra de Menezes, abrigando 100 velinhos que o chamavam de pai. Devotado à construção do bem, está hoje executando no paraíso, outro plano de paz, permitindo que possamos encontrá-lo na ternura e na bondade, instrumentos valiosos que permitem e permitirão termos acesso à luz de sua presença, atualmente conduzida entre ensinamento e sublimação. Fica com Deus, amigo.

TUDO AZUL

CORONAVÍRUS: QUE MUDANÇAS ACONTECEM?

ROMILDO ROLIM, presidente do Banco do Nordeste

Acresci na minha rotina de trabalho a capacidade de praticar a reinvenção, de inovar, usar da criatividade para, apesar da necessária distância e isolamento, é possível estar ainda mais perto, participar, integrar e estar presente na vida das pessoas, de amigos, de clientes, sendo efetivo e provendo soluções para os desafios do dia-a-dia.

Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC

O cumprimento de uma jornada de trabalho de 15 horas/dia atendendo o empresariado e buscando uma ação conjunta para encontrar as soluções aos muitos problemas junto ao governo e aos segmentos que centralizam a ação da Federação. Temos a expansão do movimento solidário de empresários cearenses que já soma mais de R$ 7 milhões em arrecadação para a compra de equipamentos para o Sistema de Saúde. Pessoalmente um maior cuidado com a alimentação, com medidas de prevenções, e uma dedicação maior a leitura com a família das lições bíblicas e das orações.

Dra. HELOÍSA MAGALHÃES, médica

Mudou a disponibilidade de tempo me aproximando mais da minha família, do meu lar, permitindo avaliar e desenvolver os cuidados com minha filha, meu marido e comigo mesma. Tempo para preparar e avaliar estes cuidados, além de um acompanhamento dos que se passa com nossa casa, nosso Estado, país e o mundo. E nessa projeção diária a redescoberta da oração como instrumento de aproximação com Deus e com novos caminhos para o homem ter saúde espiritual e física. O terço, a bíblia ocupam o espaço, beneficiando a vida de todos nós.

SEVERINO NETO, empresário Mercadinhos São Luiz

A introdução de aula virtual da academia de Ginástica e muitas reuniões virtuais, não abdicando de comparecer ao escritório executando todas as tarefas. Outra novidade é o interesse total sobre o coronavírus, estabelecendo um horário para acompanhar as informações oferecidas pelos diversos veículos de comunicação.

BOSCO MACEDO, lojista

O mais importante está sendo o crescimento espiritual do casal, que passa a viver mais tempo em sintonia com Deus e com nossos desejos de felicidade. A quarentena determinada pelo coronavírus coincide com a quaresma, um tempo de reflexão sobre como estamos vivendo, trabalhando, amando nossa família, servindo ao próximo. A necessidade do isolamento atrai uma nova rotina, exigindo evitarmos os riscos da doença, mas sem esquecer de avaliar o que fazer com os menos favorecidos.

MAIS, MAIS

Empresário cearense da hotelaria, Rede Luzeiros, mantendo unidades no Brasil (Fortaleza, Recife) e Portugal, José Hugo Machado divulgando carta de apoio aos que precisam do serviço de hospedagem. Apresenta o trabalho de responsabilidade com a saúde, prevenção e proteção de todos , e garante "batalhar para permanecer em atividade, precisando contar com a união de todos para um futuro melhor".

A família e um grupo de amigos de Várzea Alegre estiveram em oração, para Otacílio Correia, que completaria 103 anos de idade. O trabalho, o amor a família e a criação da sua empresa Mudanças Confiança são registros maiúsculos na sua bem elaborada história.

Venda na porta. Essa foi uma prática antiga que volta com a crise registrada diante do fechamento do comércio. Lojistas de Fortaleza inovam ou renovam conceitos. A LBM, por exemplo, motiva: "pode ficar em casa, nós vamos até você"!

Outro segmento que oferece novidades é o de restaurante. Cresce o número de serviços de entrega em casa, operando via Delivery. O Grupo Geppos, o restaurante La France, o Banquete e o Soho Fortaleza temperam bem o novo negócio, e deixam as famílias assistidas e bem nutridas.

Nesse universo um médico e cônsul honorário desenvolve, em Fortaleza, com uma boa equipe, sua La Cocina Peruana, um delivery com cinco sugestões de pratos/dia para duas pessoas. Fiel a sua paixão gastronômica , Javier e Janusz Brasil, destacam que a cozinha vai muito bem, garantindo sabores e bom preço. Fone: 99616.6220.

Ex-governador Gonzaga Mota não pára de buscar doações de livros para abastecer as bibliotecas de escolas públicas. Ao lado disso, ele pretende este ano incrementar, com a ajuda das agencias de publicidade, uma ampla campanha incentivando a leitura entre crianças e jovens.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?